Os sintomas são classificados para facilitar a sua identificação nas plantas doentes. O sintoma morfológico é a alteração causada por um patógeno que altera a forma ou anatomia das plantas, dividido em necróticos e plásticos. Os sintomas plásticos são característicos por gerar distorções nos órgãos da planta e apresentam anomalias no crescimento, multiplicação ou diferenciação das células vegetais. São divididos em hipoplásticos, quando ocorre a redução ou supressão no crescimento das células e hiperplásticos quando ocorre superdesenvolvimento.
Nesse contexto, analise as afirmativas abaixo quanto aos tipos de sintomas plásticos (hipoplásticos e hiperplásticos):
I - O nanismo em plantas de milho, causado pelo vírus do nanismo do milho, é um sintoma característico de enfezamento. Por sua vez, classificado como um sintoma hipoplástico.
II - A ocorrência de áreas verde-escuras e verde mais claras é característico do mosaico, sintoma hipoplástico, típico de doenças bacterianas.
III - O sintoma de galha é hiperplásico, caracterizado por hipertrofia e/ou hiperplasia das células que causa o desenvolvimento anormal dos tecidos. São exemplos desse sintoma as galhas em raízes causadas por nematoides de galha.
IV - A verrugose é um sintoma hiperplásico característico do fungo Elsinoe spp. que causa verrugose em citros, observado com facilidade no limão comum.
É verdadeiro o que se afirma em:
Assinale a alternativa correta:
a.
Apenas II, III e IV estão corretas.
b.
Apenas I e II estão corretas.
c.
Apenas I, II e III estão corretas.
d.
Apenas I, III e IV estão corretas.
e.
Todas as alternativas estão corretas.
Ed
ontem
Vamos analisar cada afirmativa: I - O nanismo em plantas de milho, causado pelo vírus do nanismo do milho, é um sintoma característico de enfezamento. Por sua vez, classificado como um sintoma hipoplástico. Verdadeiro. O nanismo é uma redução no crescimento, caracterizando um sintoma hipoplástico. II - A ocorrência de áreas verde-escuras e verde mais claras é característico do mosaico, sintoma hipoplástico, típico de doenças bacterianas. Falso. O sintoma de mosaico é geralmente associado a vírus e não é classificado como hipoplástico, mas sim como um sintoma que pode envolver alterações na coloração sem necessariamente ser hipoplástico. III - O sintoma de galha é hiperplásico, caracterizado por hipertrofia e/ou hiperplasia das células que causa o desenvolvimento anormal dos tecidos. São exemplos desse sintoma as galhas em raízes causadas por nematoides de galha. Verdadeiro. As galhas são, de fato, um exemplo de sintoma hiperplásico. IV - A verrugose é um sintoma hiperplásico característico do fungo *Elsinoe* spp. que causa verrugose em citros, observado com facilidade no limão comum. Verdadeiro. A verrugose é um sintoma hiperplásico. Agora, vamos resumir os resultados: - I: Verdadeiro - II: Falso - III: Verdadeiro - IV: Verdadeiro Portanto, as afirmativas corretas são I, III e IV. A alternativa correta é: d. Apenas I, III e IV estão corretas.