A análise do comportamento mostra as relações entre os conhecimentos experimentais básicos e a área de aplicação ou a prestação de serviços e importante por ajudar a selecionar os conteúdos para aplicação e ainda por ter uma metodologia de pesquisa que permite trabalhar com o sujeito único” (KERBAUY, 2007, p. 13).
Considerando que a análise comportamental é composta por duas dimensões: Análise experimental e Análise funcional, assinale a alternativa falsa:
Análise Experimental do Comportamento se caracteriza, primordialmente, por empregar os denominados procedimentos operante-livres.
Uma análise funcional nada mais é do que uma análise das contingências responsáveis por um comportamento ou por mudanças nesse comportamento.
Em Análise Experimental do Comportamento, a questão das diferenças entre sujeitos compromete a análise de dados.
A análise funcional é parte da análise comportamento, sendo ela uma metodologia que serve para estudar e explicar os fenômenos psicológicos.
A análise funciona é um instrumento de trabalho que apresenta duas funções: avaliação e intervenção.
Ed
semana passada
A alternativa falsa é: "Análise Experimental do Comportamento se caracteriza, primordialmente, por empregar os denominados procedimentos operante-livres." Na verdade, a Análise Experimental do Comportamento utiliza procedimentos controlados e sistemáticos para investigar as relações entre variáveis e o comportamento, ao invés de procedimentos operante-livres.