Logo Passei Direto
Buscar
As organizações precisam criar ambientes de troca, que favoreçam e estimulem as pessoas a demonstrar o que sabem, fazendo com que queiram compartilhar informações. O tempo em que reter informações era garantia de mais poder e estabilidade nas empresas já se foi.
Sobre os conceitos do compartilhamento do conhecimento, assinale a alternativa INCORRETA:
A educação corporativa deverá garantir esta cultura de inovação através da disseminação do conhecimento.
Com as mudanças em algumas corporações, compartilhar conhecimento passou a ser um princípio fundamental para reduzir a perca da produtividade e tempo e ainda estimular a ação de novos projetos.
Compartilhar conhecimento pode contribuir para novos projetos e no crescimento profissional. Quando uma pessoa compartilha conhecimento, ela se expõe e os outros a enxergam, logo, sua carreira pode ter um salto muito maior do que se não compartilhasse nada.
Se o funcionário não compartilha conhecimento ele acaba tendo maior reconhecimento nas organizações, pois demonstra ser alguém de maior confiança e centralizador do conhecimento.
User badge image
Exercícios Para o Aprendizado

anteontem

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

anteontem

A alternativa INCORRETA é: "Se o funcionário não compartilha conhecimento ele acaba tendo maior reconhecimento nas organizações, pois demonstra ser alguém de maior confiança e centralizador do conhecimento." Essa afirmação vai contra a ideia de que o compartilhamento de conhecimento é fundamental para a inovação e a produtividade nas organizações. Na verdade, reter conhecimento pode levar a uma cultura de silo e prejudicar o desenvolvimento coletivo.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Segundo Gomes e Braga (2001), a Inteligência Competitiva (IC) é a habilidade e capacidade de usar o conhecimento para buscar uma posição competitiva, considerada um processo sistemático e ético, ininterruptamente avaliado com identificação, coleta, tratamento, análise e disseminação da informação estratégica para a organização, viabilizando seu uso no processo decisório.
Sobre as principais funções da inteligência competitiva, assinale a alternativa CORRETA:
Tem como função alertar, com a devida antecipação, para o surgimento de oportunidades e ameaças, subsidiar o processo de tomada de decisão, avaliar e monitorar concorrentes, setores de negócios e tendências sociológicas e políticas, além de subsidiar o planejamento estratégico e a estratégia do processo.
Definir estratégias de gestão de conhecimento para subsidiar o processo de tomada de decisão, avaliando as tendências e políticas de qualidade, a fim de oferecer novos recursos e ferramentas utilizadas nos processos organizacionais.
Tem como função orientar toda equipe da organização a avaliar as ameaças dos projetos e aplicar mecanismos para o suporte à tomada de decisão, criando processos e planejando novas estratégias de relacionamentos com os concorrentes no mercado de trabalho.
Serve para avaliar as oportunidades e as ameaças organizacionais, adotando novos mecanismos de suporte à tomada de decisão e criando políticas e estratégias de qualidade, a fim de atingir maior assertividade e produtividade em todos os projetos organizacionais.

O conhecimento é criado apenas pelos indivíduos, pois uma organização não pode criar conhecimento por si sem os indivíduos. Desse modo, a criação do conhecimento se inicia com a socialização e passa através dos quatro modos de conversão do conhecimento, a saber: socialização, internalização, externalização e combinação, formando uma espiral.
Sobre a concepção dos quatro elementos da espiral do conhecimento, assinale a alternativa CORRETA:
Internalização é a conversão do conhecimento tácito em conhecimento explícito, ou seja, busca-se transformar o conhecimento do indivíduo em um conhecimento articulado e transmissível.
Combinação é a conversão do conhecimento explícito em conhecimento explícito. É possível quando os conhecimentos explícitos existentes podem ser combinados para gerar um novo conhecimento. Isto pode acontecer quando indivíduos combinam ou trocam conhecimentos através de e-mails, reuniões, documentos e até em conversas informais.
Socialização é a conversão do conhecimento tácito em conhecimento tácito. Para ele ocorrer, é preciso que haja uma interação entre indivíduos que, de alguma forma estimulados, passam a compartilhar seus conhecimentos, ou seja, suas habilidades, experiências, ideias, percepções etc.
Verbalização é a conversão do conhecimento explícito em conhecimento tácito. Ele é criado através da interpretação dos conhecimentos explícitos. Ele influencia diretamente a cultura do indivíduo receptor, podendo modificar seu comportamento profissional e até mesmo pessoal.

Mais conteúdos dessa disciplina