Logo Passei Direto
Buscar
Após a eliminação da figura do rei com o poder centralizado, chegou a hora da divisão dos poderes entre os patrícios na República Romana, gerando o aparecimento de estruturas governamentais como as magistraturas, onde os patrícios se organizavam para governar, dividindo-a em várias outras categorias.
Enumere a tabela abaixo relacionando cada um dos termos com seu respectivo significado na divisão do poder na magistratura romana.
( 1 ) Cônsules.
( 2 ) Pretor.
( 3 ) Questor.
( 4 ) Censor.
( 5 ) Edis.
( ) Eram responsáveis por administrar a Justiça da República.
( ) Cuidavam das finanças do Estado, arrecadavam os impostos.
( ) A mais alta magistratura era composta por dois cônsules que eram considerados os chefes da República, tinham o mandato de um ano, além de comandar o exército, também possuíam atribuições jurídicas e religiosas.
( ) Eram responsáveis pela conservação da cidade e por realizar a fiscalização do comércio.
( ) Eram responsáveis por fazer o senso, ou seja, contar a população romana, além de vigiar a conduta moral dos cidadãos.
d. 2 – 3 – 1 – 5 – 4.
User badge image
Desafios Para o Conhecimento

anteontem

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

anteontem

Vamos analisar cada item da tabela e suas correspondências: (1) Cônsules: A mais alta magistratura era composta por dois cônsules que eram considerados os chefes da República, tinham o mandato de um ano, além de comandar o exército, também possuíam atribuições jurídicas e religiosas. (2) Pretor: Eram responsáveis por administrar a Justiça da República. (3) Questor: Cuidavam das finanças do Estado, arrecadavam os impostos. (4) Censor: Eram responsáveis por fazer o censo, ou seja, contar a população romana, além de vigiar a conduta moral dos cidadãos. (5) Edis: Eram responsáveis pela conservação da cidade e por realizar a fiscalização do comércio. Agora, vamos relacionar os números com os significados: - (2) Pretor: Eram responsáveis por administrar a Justiça da República. - (3) Questor: Cuidavam das finanças do Estado, arrecadavam os impostos. - (1) Cônsules: A mais alta magistratura era composta por dois cônsules que eram considerados os chefes da República, tinham o mandato de um ano, além de comandar o exército, também possuíam atribuições jurídicas e religiosas. - (5) Edis: Eram responsáveis pela conservação da cidade e por realizar a fiscalização do comércio. - (4) Censor: Eram responsáveis por fazer o censo, ou seja, contar a população romana, além de vigiar a conduta moral dos cidadãos. Portanto, a sequência correta é: 2 – 3 – 1 – 5 – 4. A alternativa correta é: d. 2 – 3 – 1 – 5 – 4.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A crise do Segundo Triunvirato romano ocorre quando Lépido deixa o governo e sai do cenário político, deixando o conflito acontecer entre Otávio e Marco Antônio.
Dado esse contexto, analise as afirmativas e assinale ( V ) para verdadeiro e ( F ) para falso sobre os títulos de Otávio após o término do segundo Triunvirato.
( ) Princeps Senatus (primeiro senador), que lhe dava poder sobre todo o senado.
( ) Tribuno da Plebe, que lhe dava o poder de falar em nome do povo.
( ) Procônsul, que lhe fornecia autoridade sobre todas as províncias.
( ) Pontífice Máximo, garantia o domínio da religião.
( ) Augustus, que significa semelhante a Deus.
a. F – V – V – V – F.
b. V – V – V – V – V.
c. V – F – V – F – V.
d. F – F – V – F – V.
e. V – F – F – F – V.

Mais conteúdos dessa disciplina