Logo Passei Direto
Buscar

Inglês

Outros
Na maioria dos tecidos, os processos de obtenção de energia a partir da glicose começam com a sequência de reações conhecidas como glicólise que ocorre no citoplasma celular.
De acordo com as afirmacoes, assinale a alternativa correta:
I – A glicólise pode ser dividida em duas etapas conhecidas como fase de investimento e fase de produção.
II – Na fase de investimento ocorre ação de quinases.
III – Na fase de produção há participação de coenzimas.
IV – O saldo final de ATP formado na glicólise é 2 ATP por molécula de glicose.
a. I e IV estão corretas.
User badge image
Progresso com Exercícios

mês passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

mês passado

Vamos analisar cada afirmativa: I – A glicólise pode ser dividida em duas etapas conhecidas como fase de investimento e fase de produção. Verdadeiro, essa afirmação está correta. A glicólise realmente é dividida nessas duas fases. II – Na fase de investimento ocorre ação de quinases. Verdadeiro, essa afirmação também está correta, pois as quinases são enzimas que transferem grupos fosfato durante a fase de investimento. III – Na fase de produção há participação de coenzimas. Falso, a fase de produção da glicólise não envolve coenzimas de forma significativa; ela é mais focada na produção de ATP e NADH. IV – O saldo final de ATP formado na glicólise é 2 ATP por molécula de glicose. Verdadeiro, essa afirmação está correta. O saldo final é de 2 ATP líquidos. Agora, analisando as alternativas, a alternativa a) I e IV estão corretas é verdadeira, pois ambas as afirmações I e IV são verdadeiras. Portanto, a alternativa correta é: a. I e IV estão corretas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Embora as normativas éticas proíbam o profissional de enfermagem de realizar ou participar de abortos não previstos pela lei, o profissional de enfermagem deve assegurar às mulheres que praticaram o aborto o acesso à informação e orientação humana e solidária.
Assinale a alternativa que descreve os principais motivos desta conduta:
a. Para que a prevenção da gravidez não desejada, do abortamento e de suas consequências sejam sempre prioridade para profissionais de saúde.
b. Para praticar atos tipificados como crime ou contravenção penal, tanto em ambientes onde exerça a profissão quanto naqueles em que não a exerça.
c. Porque o profissional deverá decidir de acordo com a sua consciência sobre sua participação, desde que seja garantida a continuidade da assistência.
d. Para evitar complicações derivadas de abortos e ao planejamento reprodutivo pós-aborto para, inclusive, evitar abortos repetidos.
e. Provocar aborto, ou cooperar em prática destinada a interromper a gestação, exceto nos casos permitidos pela legislação vigente.

Dentre as alternativas a seguir, escolha aquela que estabelece a relação entre a ética e a moral:
a. A moral tem como objeto de estudo a ética.
b. A ética tem como objetivo a moral.
c. Tudo que não é ético, é moral.
d. A ética tem como objeto de estudo a própria moral.
e. A moral se destina à ética.

O compromisso ético dos profissionais de enfermagem, especialmente quanto ao cuidado humano, deve pautar-se na bioética como prática de ações permeadas por uma postura crítica e reflexiva.
Pensando nisso, escolha a alternativa que não corresponde ao dever ético do profissional de enfermagem no transplante de órgãos:
a. Promover a eutanásia ou participar em prática destinada a antecipar a morte do cliente.
b. Desenvolver e participar de pesquisas relacionadas com o processo de doação e transplante.
c. Planejar, executar, coordenar, supervisionar e avaliar os procedimentos de enfermagem prestados aos doadores de órgãos e tecidos.
d. Entrevistar o responsável legal do doador, solicitando o consentimento livre e esclarecido por meio de autorização da doação de órgãos e tecidos, por escrito.
e. Prescrever intervenções de enfermagem para os diagnósticos reais, potenciais e de bem-estar.

Recusar-se a executar atividades que não sejam de sua competência técnica, científica, ética e legal ou que não ofereçam segurança ao profissional, à pessoa, à família e à coletividade.
Esta afirmativa faz parte do Cepe (Código de Ética do Profissional de Enfermagem) e consta no capítulo:
a. Capítulo IV: das Infrações e Penalidades (artigo 102 ao artigo 113).
b. Capítulo V: da Aplicação das penalidades (artigo 114 ao artigo 119).
c. Capítulo III: das Proibições (artigo 61 ao artigo 102).
d. Capítulo II: dos Deveres (artigo 24 ao artigo 60).
e. Capítulo I: dos Direitos (artigo 1º ao artigo 23).

“Para se realizar uma pesquisa científica envolvendo seres humanos, existem, atualmente, órgãos governamentais e não governamentais que protegem e asseguram, o reconhecimento e a afirmação da dignidade, da liberdade e da autonomia quando se trata de pesquisa envolvendo seres humanos”. Escolha a alternativa que explica, corretamente, o motivo pelo qual a discussão sobre os cuidados necessários para a proteção da integridade do indivíduo participante de pesquisas envolvendo seres humanos, tornou-se fundamental:
a. Por precaução, ao realizar a pesquisa clínica na qual a personalidade da pessoa exposta é passível de ser alterada pelas drogas ou pelo procedimento experimental.
b. A assistência prestada necessita ser humanizada, respeitosa, justa, favorecendo a comunicação e a interação entre a equipe de enfermagem, e os pacientes, de modo que o respeito aos seus direitos como cidadãos seja assegurado.
c. Tomou um âmbito internacional após o conhecimento das barbáries cometidas nas experiências realizadas no período nazista, durante a Segunda Grande Guerra.
d. Para permitir que o participante do experimento tenha a liberdade de se retirar no decorrer da pesquisa.
e. Porque a pesquisa clínica deve ser conduzida somente por pessoas cientificamente qualificadas e sob a supervisão de alguém, medicamente, qualificado.

Quanto à “Lei do Exercício Profissional”, não podemos dizer que:
a. Para o enfermeiro, essa lei define e assegura especificamente suas atividades, inclusive considerando algumas privativas.
b. Ela não reconhece as categorias profissionais de enfermagem, como o enfermeiro, o técnico e o auxiliar de enfermagem, estabelecendo as principais atribuições para o exercício profissional de cada uma.
c. Art. 11. O Enfermeiro exerce todas as atividades de Enfermagem, cabendo-lhe, PRIVATIVAMENTE, direção do órgão de enfermagem integrante da estrutura básica da instituição de saúde, pública ou privada, e chefia de serviço e de unidade de Enfermagem.
d. Trata-se da lei mais importante de nossa categoria profissional, a Lei do Exercício Profissional (Lei n. 7.498/1986), que regulamenta o exercício da enfermagem, reconhecendo o diploma do enfermeiro em todo o território nacional.
e. Atividades que só podem ser exercidas pelo enfermeiro, garantindo e assegurando seu diploma e estabelecendo a finalidade de seu trabalho.

Se alguém disser: “a enfermeira não administrou o medicamento corretamente, merece ser processada”. Outro vai dizer: “O que leva o enfermeiro a fazer isso: falta de recursos ou jornada dupla de trabalho para sustentar os filhos e ganhar tão pouco?” Podemos entender, sob o ponto de vista da verdade, que:
a. O valor da verdade é que, a partir de nossas interpretações sobre os fatos, a forma como pensamos se incorpora em nossas estruturas sociais e individuais, transformando vidas e surgem quando vamos interpretar os fatos da vida cotidiana.
b. Na linguagem jurídica, a verdade significa a violação do direito, o que obriga ao dever da reparação, com a admissão das consequências que o dano cause, conduzindo a uma ordem jurídica na sociedade.
c. Chama-se de verdade o que trata do conjunto de normas reguladoras dos direitos e obrigações de ordem privada concernente às pessoas, aos seus direitos, às obrigações, aos bens e às relações, enquanto membros da sociedade.
d. A verdade significa a obrigação ou o direito de responder perante a lei por um fato cometido, fato este considerado pela lei vigente como um crime ou uma contravenção, ou seja, é um atributo jurídico.
e. Verdade significa uma autoria coletiva, a pluralidade de agentes de um crime; a sua característica é a simultaneidade de dois ou mais agentes na prática do mesmo delito, ou seja, quando mais de uma pessoa, ciente ou voluntariamente.

A palavra autonomia origina-se dos termos gregos autós, que significa próprio, e nómos, que quer dizer regra, autoridade. Pode-se dizer, então, que o princípio da autonomia é a capacidade de uma pessoa de decidir fazer ou buscar aquilo que ela julga ser o melhor para si mesma.
Entendendo o conceito, podemos dizer que, aplicado à saúde de forma prática, a autonomia pode ser definida como:
a. O princípio da autonomia requer que todos os pacientes sejam tratados com igual consideração, independentemente de sua situação cultural ou socioeconômica.
b. O princípio da autonomia não nos diz como distribuir o bem e o mal. Só nos manda promover o primeiro e evitar o segundo.
c. O princípio da autonomia é o que estabelece que devemos fazer o bem aos outros, independentemente de desejá-lo ou não.
d. O princípio da autonomia versa sobre a obrigação de não causar danos aos outros. Os danos devem ser entendidos não somente como físicos, como a dor, as lesões, a morte, mas também como aspecto ético, moral e psicológico.
e. A capacidade de agir intencionalmente, por vontade própria, o que pressupõe compreensão, razão e deliberação para decidir coerentemente entre as alternativas que lhe são apresentadas e, portanto, para exigência do consentimento informado; liberdade, no sentido de estar livre de qualquer influência controladora para esta tomada de posição.

Escolha a alternativa que descreve, corretamente, de que forma é construída a moral em uma sociedade:
a. É definida com base nos valores éticos e culturais.
b. É construída com base nos valores históricos e culturais.
c. É estabelecida com base nos valores históricos e morais.
d. É constituída com base nos valores sociais e culturais.
e. É constituída com base nos valores da aristocracia.

Mais conteúdos dessa disciplina