Logo Passei Direto
Buscar

Literatura

Colégio Objetivo
Partindo do pressuposto, sobre o Estado Novo e a principal marca dessa forma de governo, analise as sentenças a seguir:
Classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( V ) O Estado Novo foi um regime ditatorial, no qual as liberdades individuais foram suprimidas em nome dos interesses nacionais. Alguns cientistas sociais identificam no novo regime muitas semelhanças com as ditaduras totalitárias europeias.
( F ) O Estado Novo é assim denominado, pois difundia a modernidade, o progresso técnico e industrial, as ideias de democracia, liberdade de manifestações e de expressão e para, além disso, a Constituição de 1934 garantia o direito linguístico, cultural e religioso para todos os imigrantes.
( F ) A face ditatorial do Estado Novo se relaciona particularmente ao golpe militar de 1964 e ao novo sistema e a nova forma de governo dos militares, durante o período da Guerra Fria, pois, segundo historiadores, se assemelhava ao fascismo de Mussolini e as ditaduras de Salazar na Inglaterra e Franco em Portugal.
( V ) A face ditatorial do governo Getúlio foi exposta de modo claro no Estado Novo (1937-1945), pois ampliou e intensificou a vigilância e o controle sobre os seus opositores e adversários políticos através do DOPS- Departamento de Ordem Política e Social, criado em 1924. Durante o Estado Novo, muitos intelectuais, opositores do regime, comunistas e imigrantes, principalmente alemães, italianos e japoneses, foram presos.
( V ) A principal marca do Estado Novo era o carisma que envolvia o Presidente Getúlio Vargas, representado como um mito após seu suicídio. Inclusive, até fins do século XX em muitos lares brasileiros, em particular da população pobre, havia um retrato de Vargas na sala de visitas.
User badge image
Estudando com Questões

mês passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

mês passado

Vamos analisar cada uma das sentenças sobre o Estado Novo: ( V ) O Estado Novo foi um regime ditatorial, no qual as liberdades individuais foram suprimidas em nome dos interesses nacionais. Alguns cientistas sociais identificam no novo regime muitas semelhanças com as ditaduras totalitárias europeias. É verdadeira. O Estado Novo, instaurado por Getúlio Vargas, realmente suprimia liberdades individuais e apresentava características de regimes totalitários. ( F ) O Estado Novo é assim denominado, pois difundia a modernidade, o progresso técnico e industrial, as ideias de democracia, liberdade de manifestações e de expressão e para, além disso, a Constituição de 1934 garantia o direito linguístico, cultural e religioso para todos os imigrantes. É falsa. O Estado Novo não promovia a democracia e a liberdade de expressão; pelo contrário, era um regime autoritário. ( F ) A face ditatorial do Estado Novo se relaciona particularmente ao golpe militar de 1964 e ao novo sistema e a nova forma de governo dos militares, durante o período da Guerra Fria, pois, segundo historiadores, se assemelhava ao fascismo de Mussolini e as ditaduras de Salazar na Inglaterra e Franco em Portugal. É falsa. O Estado Novo ocorreu antes do golpe de 1964 e não se relaciona diretamente com ele, além de haver um erro ao mencionar Salazar na Inglaterra, já que ele era o ditador de Portugal. ( V ) A face ditatorial do governo Getúlio foi exposta de modo claro no Estado Novo (1937-1945), pois ampliou e intensificou a vigilância e o controle sobre os seus opositores e adversários políticos através do DOPS- Departamento de Ordem Política e Social, criado em 1924. Durante o Estado Novo, muitos intelectuais, opositores do regime, comunistas e imigrantes, principalmente alemães, italianos e japoneses, foram presos. É verdadeira. O DOPS foi um instrumento de repressão durante o Estado Novo. ( V ) A principal marca do Estado Novo era o carisma que envolvia o Presidente Getúlio Vargas, representado como um mito após seu suicídio. Inclusive, até fins do século XX em muitos lares brasileiros, em particular da população pobre, havia um retrato de Vargas na sala de visitas. É verdadeira. O carisma de Vargas e sua imagem como um líder popular perduraram mesmo após sua morte. Portanto, a sequência correta é: V - F - F - V - V. Se a pergunta pede para assinalar a alternativa que apresenta a sequência correta, a resposta correta é: a) V - F - F - V - V.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Segundo Carlos Sell (2009, p. 46), "o primeiro representante e principal sistematizador do positivismo" foi Auguste Comte (1798-1857). Comte nasceu em Montpellier na França e era membro de uma família católica e monarquista. Viveu a sua infância na França napoleônica, estudou em Paris na Escola Politécnica e tornou-se discípulo do Conde Saint-Simon (pensador e teórico social), de quem sofreu forte influência. Na concepção de Sell, "o positivismo reconheceu a existência de princípios reguladores do mundo físico e do mundo social". Cabe destacar que estamos estudando esta corrente teórica porque tinha como princípios alguns ideais que influenciaram o movimento republicano no Brasil. Sobre o positivismo, analise as sentenças a seguir:
Com relação ao positivismo, assinale V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas.
I- O positivismo foi uma das doutrinas filosóficas do século XIX. Tinha como princípios alguns ideais que influenciaram a sociedade brasileira. O lema dos positivistas era Amor, Ordem e Progresso, que em parte consta na bandeira nacional. Para Comte, "o amor vem por princípio, a ordem por base e o progresso por fim". CORRETA
II- O positivismo foi o pensamento que glorificou a sociedade europeia do século XIX, em franca expansão. Procurava resolver os conflitos sociais por meio da exaltação à coesão e harmonia natural entre os indivíduos. Em resumo, foi uma teoria que tinha por objetivo manter a ordem, onde a sociedade se sobrepõe ao indivíduo que deveria se adequar ao meio e à nova ordem estabelecida. Para isso, são utilizadas leis e normas que precisam ser aceitas por todos, caso contrário, o sujeito passa a ser excluído socialmente. CORRETA
III- O positivismo pode ser considerado um movimento de vanguarda na renovação do método de investigação histórica. A reflexão sobre o caráter das fontes históricas também é outra contribuição da escola, a partir dela o conceito de documento histórico será relativizado, no que tange à ideia de verdade e neutralidade, e enriquecido a partir da incorporação de novas formas de fontes históricas, além da escrita, como a memória oral, os bens materiais e imateriais. ERRADA
IV- Podemos apontar como primeiro princípio teórico da escola positivista, a tentativa de construir seu objeto, pautar seus métodos e elaborar seus conceitos à luz das ciências naturais, procurando dessa maneira chegar à mesma objetividade e ao mesmo êxito nas formas de controle sobre os fenômenos estudados. Em outras palavras, através desta metodologia de investigação sobre o mundo físico e social, pretendia-se chegar a uma resposta racional e inquestionável. CORRETA
V- Como corrente teórica, o positivismo oferece um método específico para a análise social de alguns aspectos da sociedade moderna, especialmente aqueles ligados aos conflitos de classe e à organização produtiva dos meios e modos de produção. Além disso, também se apresenta como uma corrente política voltada para a transformação radical da ordem socioeconômica, contrária ao capitalismo. ERRADA

No contexto histórico do século XIX, desenvolveu-se o pensamento social positivista, que segundo Carlos Sell (2001, p. 46), é considerado "[...] a primeira corrente teórica sistematizada do pensamento sociológico, a primeira a definir precisamente o objeto, a estabelecer conceitos e uma metodologia de investigação". Normalmente associamos o positivismo apenas às questões científicas, contudo, distingue-se do cientificismo, do qual se originou, porque faz o estudo da condição do ser humano em sociedade. Além disso, disseminou a ideia do progresso. O positivismo e a ideia do progresso também permeou o movimento abolicionista brasileiro. Segundo Rafael Lamardo (2006), "Joaquim Nabuco, em sua obra O abolicionismo, articula a questão do progresso, apontando a escravidão como o principal responsável pela estagnação da sociedade". Com relação ao movimento abolicionista brasileiro, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas.
( V ) Joaquim Nabuco foi um jurista, político, historiador, escritor, diplomata e jornalista pernambucano que teve uma participação muito importante no movimento abolicionista que resultou na Lei Áurea em 1888, contudo, manteve-se monarquista, mesmo com o advento da República.
( F ) O movimento abolicionista está diretamente relacionado ao movimento republicano, haja vista que os seus integrantes, dentre os quais: profissionais liberais, comerciantes e representantes da classe trabalhadora urbana, defendiam a industrialização, modernização e urbanização do Brasil.
( V ) O movimento abolicionista não pode ser diretamente relacionado ao movimento republicano, isto porque muitos de seus integrantes, inclusive lideranças como Joaquim Nabuco e André Rebouças se mantiveram favoráveis ao regime monárquico, mesmo com a chegada da República.
( V ) A questão da abolição da escravidão se relaciona diretamente à Proclamação da República, não por uma vinculação direta entre líderes abolicionistas e o movimento republicano, mas pelo fato de a Lei Áurea de 1888 ferir os interesses de um dos poucos grupos que ainda apoiavam o Imperador, a aristocracia rural do Vale do Paraíba, que perderam o capital investido na compra das escravarias que possuíam.

Mais conteúdos dessa disciplina