Logo Passei Direto
Buscar
Muitos eventos internacionais se relacionam com o desenvolvimento da economia nos países em desenvolvimento, sendo o Brasil um dos exemplos emblemáticos. Dentre os grandes eventos do século XX que se relacionam com o desenvolvimento da economia e da vida social brasileira, está a Primeira Guerra Mundial. Com relação aos reflexos da Primeira Guerra Mundial para o desenvolvimento econômico-social nacional, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas.
( V ) O Brasil passou por um surto de desenvolvimento industrial, devido à dificuldade de importação de produtos industrializados.
( V ) O Brasil passou por uma grande greve em 1917, devido ao aumento da industrialização e à contradição entre capital e trabalho (isto é, entre patrões e empregados).
( F ) O Brasil passou por uma retração da produção industrial, devido ao fato de grandes companhias multinacionais se ausentarem do país devido à guerra na Europa.
( F ) O Brasil passou por uma nova forma de organização das relações trabalhistas, aderindo ao socialismo soviético.
User badge image
Questões para o Sucesso

há 4 semanas

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 4 semanas

Vamos analisar cada uma das afirmações sobre os reflexos da Primeira Guerra Mundial no desenvolvimento econômico-social do Brasil: ( V ) O Brasil passou por um surto de desenvolvimento industrial, devido à dificuldade de importação de produtos industrializados. É verdadeira. Durante a Primeira Guerra Mundial, o Brasil enfrentou dificuldades na importação de produtos industrializados, o que levou ao incentivo da produção interna e ao desenvolvimento da indústria nacional. ( V ) O Brasil passou por uma grande greve em 1917, devido ao aumento da industrialização e à contradição entre capital e trabalho (isto é, entre patrões e empregados). É verdadeira. A greve de 1917 foi um marco importante na história do Brasil, refletindo as tensões entre trabalhadores e patrões em um contexto de crescente industrialização. ( F ) O Brasil passou por uma retração da produção industrial, devido ao fato de grandes companhias multinacionais se ausentarem do país devido à guerra na Europa. É falsa. Na verdade, o Brasil experimentou um crescimento na produção industrial durante a guerra, não uma retração. ( F ) O Brasil passou por uma nova forma de organização das relações trabalhistas, aderindo ao socialismo soviético. É falsa. O Brasil não adotou o socialismo soviético como forma de organização das relações trabalhistas durante esse período. Portanto, a sequência correta é: V - V - F - F.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Segundo Carlos Sell (2009, p. 46), "o primeiro representante e principal sistematizador do positivismo" foi Auguste Comte (1798-1857). Comte nasceu em Montpellier na França e era membro de uma família católica e monarquista. Viveu a sua infância na França napoleônica, estudou em Paris na Escola Politécnica e tornou-se discípulo do Conde Saint-Simon (pensador e teórico social), de quem sofreu forte influência. Na concepção de Sell, "o positivismo reconheceu a existência de princípios reguladores do mundo físico e do mundo social". Cabe destacar que estamos estudando esta corrente teórica porque tinha como princípios alguns ideais que influenciaram o movimento republicano no Brasil. Sobre o positivismo, analise as sentenças a seguir:
Com relação ao positivismo, assinale V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas.
I- O positivismo foi uma das doutrinas filosóficas do século XIX. Tinha como princípios alguns ideais que influenciaram a sociedade brasileira. O lema dos positivistas era Amor, Ordem e Progresso, que em parte consta na bandeira nacional. Para Comte, "o amor vem por princípio, a ordem por base e o progresso por fim". CORRETA
II- O positivismo foi o pensamento que glorificou a sociedade europeia do século XIX, em franca expansão. Procurava resolver os conflitos sociais por meio da exaltação à coesão e harmonia natural entre os indivíduos. Em resumo, foi uma teoria que tinha por objetivo manter a ordem, onde a sociedade se sobrepõe ao indivíduo que deveria se adequar ao meio e à nova ordem estabelecida. Para isso, são utilizadas leis e normas que precisam ser aceitas por todos, caso contrário, o sujeito passa a ser excluído socialmente. CORRETA
III- O positivismo pode ser considerado um movimento de vanguarda na renovação do método de investigação histórica. A reflexão sobre o caráter das fontes históricas também é outra contribuição da escola, a partir dela o conceito de documento histórico será relativizado, no que tange à ideia de verdade e neutralidade, e enriquecido a partir da incorporação de novas formas de fontes históricas, além da escrita, como a memória oral, os bens materiais e imateriais. ERRADA
IV- Podemos apontar como primeiro princípio teórico da escola positivista, a tentativa de construir seu objeto, pautar seus métodos e elaborar seus conceitos à luz das ciências naturais, procurando dessa maneira chegar à mesma objetividade e ao mesmo êxito nas formas de controle sobre os fenômenos estudados. Em outras palavras, através desta metodologia de investigação sobre o mundo físico e social, pretendia-se chegar a uma resposta racional e inquestionável. CORRETA
V- Como corrente teórica, o positivismo oferece um método específico para a análise social de alguns aspectos da sociedade moderna, especialmente aqueles ligados aos conflitos de classe e à organização produtiva dos meios e modos de produção. Além disso, também se apresenta como uma corrente política voltada para a transformação radical da ordem socioeconômica, contrária ao capitalismo. ERRADA

No contexto histórico do século XIX, desenvolveu-se o pensamento social positivista, que segundo Carlos Sell (2001, p. 46), é considerado "[...] a primeira corrente teórica sistematizada do pensamento sociológico, a primeira a definir precisamente o objeto, a estabelecer conceitos e uma metodologia de investigação". Normalmente associamos o positivismo apenas às questões científicas, contudo, distingue-se do cientificismo, do qual se originou, porque faz o estudo da condição do ser humano em sociedade. Além disso, disseminou a ideia do progresso. O positivismo e a ideia do progresso também permeou o movimento abolicionista brasileiro. Segundo Rafael Lamardo (2006), "Joaquim Nabuco, em sua obra O abolicionismo, articula a questão do progresso, apontando a escravidão como o principal responsável pela estagnação da sociedade". Com relação ao movimento abolicionista brasileiro, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas.
( V ) Joaquim Nabuco foi um jurista, político, historiador, escritor, diplomata e jornalista pernambucano que teve uma participação muito importante no movimento abolicionista que resultou na Lei Áurea em 1888, contudo, manteve-se monarquista, mesmo com o advento da República.
( F ) O movimento abolicionista está diretamente relacionado ao movimento republicano, haja vista que os seus integrantes, dentre os quais: profissionais liberais, comerciantes e representantes da classe trabalhadora urbana, defendiam a industrialização, modernização e urbanização do Brasil.
( V ) O movimento abolicionista não pode ser diretamente relacionado ao movimento republicano, isto porque muitos de seus integrantes, inclusive lideranças como Joaquim Nabuco e André Rebouças se mantiveram favoráveis ao regime monárquico, mesmo com a chegada da República.
( V ) A questão da abolição da escravidão se relaciona diretamente à Proclamação da República, não por uma vinculação direta entre líderes abolicionistas e o movimento republicano, mas pelo fato de a Lei Áurea de 1888 ferir os interesses de um dos poucos grupos que ainda apoiavam o Imperador, a aristocracia rural do Vale do Paraíba, que perderam o capital investido na compra das escravarias que possuíam.

Mais conteúdos dessa disciplina