Logo Passei Direto
Buscar
Nas discussões sobre a natureza e gênese da profissão de assistente social convivem diversas posições de diferentes autores, assistentes sociais. Situando a profissão numa perspectiva histórico-crítica, encontram-se vários expoentes na produção de conhecimento sobre o Serviço Social.
Está correto o que se afirma em
I. Entende-se o assistente social como um profissional que desempenha um papel claramente político, explicado pela posição que ocupa na divisão sociotécnica do trabalho.
II. O significado social da profissão na sociedade capitalista situa-a como um dos elementos que participam da reprodução das relações de classes e do relacionamento contraditório entre elas.
III. A profissionalização do Serviço Social se relaciona com a evolução da ajuda, à racionalização da filantropia e à organização da caridade.
A - I, II e III.
B - I, apenas.
C - I e II, apenas.
D - II e III, apenas.
E - II, apenas.
User badge image
Aprendendo Através de Exercícios

há 2 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 meses

Vamos analisar cada afirmativa: I. Entende-se o assistente social como um profissional que desempenha um papel claramente político, explicado pela posição que ocupa na divisão sociotécnica do trabalho. Verdadeiro, essa afirmativa está correta, pois o assistente social atua em um contexto que envolve questões políticas e sociais. II. O significado social da profissão na sociedade capitalista situa-a como um dos elementos que participam da reprodução das relações de classes e do relacionamento contraditório entre elas. Verdadeiro, essa afirmativa também está correta, pois o Serviço Social, em sua prática, pode refletir e reproduzir as relações de classe existentes. III. A profissionalização do Serviço Social se relaciona com a evolução da ajuda, à racionalização da filantropia e à organização da caridade. Verdadeiro, essa afirmativa é correta, pois a profissionalização do Serviço Social está ligada à evolução das práticas de ajuda e à forma como a caridade e a filantropia foram organizadas ao longo do tempo. Como todas as afirmativas (I, II e III) estão corretas, a alternativa correta é: A - I, II e III.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Analisar o trabalho do assistente social no âmbito estatal, como grande propulsor de sua profissionalização, supõe apreendê-lo no contexto das recentes mudanças de mercado, da sociedade e do próprio Estado, em meio a relações de antagonismo e reciprocidade. Esse novo momento altera as relações de trabalho e as condições nas quais os assistentes sociais atuam.
Nesse sentido e considerando esse cenário, para a garantia e o acesso aos direitos sociais verifica-se:
Um positivo reordenamento da prestação de serviços.
Uma significativa mudança para as políticas setoriais.
Uma intensa movimentação em torno de posturas ideológicas.
Um completo avanço da subordinação intradisciplinar.
Uma ampla retração dos recursos institucionais.

Uma das estratégias do Estado burguês para o enfrentamento da 'questão social' reside na implantação das políticas sociais.
No Brasil, esta estratégia começa a ser efetivada:
A partir da crise estrutural do capitalismo da década de 1970.
Mediante o reconhecimento das necessidades da população pobre.
Devido à pressão dos sindicatos patronais.
Com a emergência do capitalismo monopolista.
Como consequência da institucionalização do Serviço Social.

As transformações sociais em todos os níveis pelas quais passam a sociedade, sobretudo nas décadas de 1920 e 1930, contexto histórico dotado de tensionamentos entre as classes sociais, marca a emergência da profissionalização do Serviço Social. Portanto, a profissão surge num cenário histórico-social determinado. Por acompanhar o processo histórico de desenvolvimento do capitalismo, não há como pensar o Serviço Social apenas no seu interior, mas sim numa perspectiva de totalidade das dinâmicas econômicas e sociais.
Em relação ao método dialético desenvolvido por Marx, marque alternativa que apresenta as opções corretas.
I- Sua análise propõe partir de noções simples, como, por exemplo, a divisão do trabalho e o valor de troca, e ampliá-las para categorias mais gerais.
II- Utiliza os mesmos princípios de investigação das ciências naturais e busca as ligações causais por meio da investigação metódica e sistemática.
III- A compreensão da realidade passa pelas condições materiais da vida analisada, que condiciona o processo da vida social, política e espiritual em geral.
IV- É um método de apreensão que permite ir à raiz da realidade, procurando entendê-la, e, ao mesmo tempo, procedendo à transformação da realidade social.
V- Busca na história, enquanto processo de fatos sociais, a chave para o desvelamento das relações sociais e a interação existente entre os fatos, as estruturas e os acontecimentos.
somente II, III, V.
somente I, III, IV, V.
somente II, III, IV, V.
somente II, III, IV.
somente I, II, III, V.

Mais conteúdos dessa disciplina