O Conselho Tutelar, instituído pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), é um órgão fundamental para a garantia da proteção integral de crianças e adolescentes. Suas atribuições envolvem a defesa dos direitos estabelecidos no ECA, atuando na mediação e intervenção em situações de risco ou violação desses direitos. Com base nas funções legais desse órgão, assinale a alternativa correta:
a.Atua na supervisão de currículos escolares, determinando ajustes pedagógicos obrigatórios.
b.Substitui a família na tomada de decisões educacionais e disciplinares sobre a criança ou o adolescente.
c.Tem a atribuição de zelar pelo cumprimento dos direitos assegurados, incluindo providências relativas à matrícula e à frequência escolar.
d.É responsável pela execução direta de políticas públicas de educação formal.
e.Administra diretamente os recursos financeiros de instituições escolares públicas e privadas.
Ed
ontem
Vamos analisar as alternativas com base nas atribuições do Conselho Tutelar, conforme estabelecido pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA): a) Atua na supervisão de currículos escolares, determinando ajustes pedagógicos obrigatórios. - Incorreto, pois o Conselho Tutelar não tem essa função. b) Substitui a família na tomada de decisões educacionais e disciplinares sobre a criança ou o adolescente. - Incorreto, o Conselho Tutelar não substitui a família, mas atua em situações de violação de direitos. c) Tem a atribuição de zelar pelo cumprimento dos direitos assegurados, incluindo providências relativas à matrícula e à frequência escolar. - Correto, essa é uma das funções do Conselho Tutelar. d) É responsável pela execução direta de políticas públicas de educação formal. - Incorreto, o Conselho Tutelar não executa políticas públicas, mas fiscaliza e orienta. e) Administra diretamente os recursos financeiros de instituições escolares públicas e privadas. - Incorreto, o Conselho Tutelar não administra recursos financeiros. Portanto, a alternativa correta é: c) Tem a atribuição de zelar pelo cumprimento dos direitos assegurados, incluindo providências relativas à matrícula e à frequência escolar.