Logo Passei Direto
Buscar

Outros

Outros
De acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública (2023) e o Atlas da Violência (2025), qual grupo populacional é mais afetado pela violência letal no Brasil?
Idosos brancos, moradores de regiões rurais, vítimas de conflitos fundiários.
Jovens negros, majoritariamente homens, entre 12 e 29 anos, moradores de territórios socialmente vulneráveis. O perfil epidemiológico da violência letal é composto principalmente por jovens negros, homens, entre 12 e 29 anos, residentes em territórios marcados por vulnerabilidade social.
Crianças indígenas, principalmente em territórios de proteção ambiental.
Mulheres brancas, com mais de 40 anos, residentes em áreas urbanas centrais.
User badge image
CuriosidadesGerais

há 2 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 meses

De acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública (2023) e o Atlas da Violência (2025), o grupo populacional mais afetado pela violência letal no Brasil é composto por jovens negros, majoritariamente homens, entre 12 e 29 anos, que residem em territórios socialmente vulneráveis. Esse perfil é amplamente reconhecido nas análises sobre a violência no país.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

No Brasil, em 2004, em consequência da Política Nacional de Redução da Morbimortalidade por Acidentes e Violências, foi instituída a Rede Nacional de Prevenção da Violência e Promoção da Saúde e os Núcleos de Prevenção de Violências e Promoção da Saúde em estados e municípios. Nesse contexto, conseguir intercalar seus objetivos como ações da articulação inter e intrassetorial na rede de atenção às pessoas em situação de violência é essencial para a mudança de paradigma na atenção
Um desses objetivos é:
Promover a articulação da gestão de conhecimento no desenvolvimento de pesquisas, formulação de indicadores, disseminação de conhecimentos e práticas bem-sucedidas. Perfeito! Os outros objetivos são: implementar a troca de experiências de gestão e formulações de políticas públicas intersetoriais e intrassetoriais; fomentar o intercâmbio das práticas de atenção integral às pessoas, vivendo situações de violência e segmentos populacionais sob risco; intercambiar as formas de participação da sociedade civil, entre outros.
Fomentar o direcionamento de práticas de atenção eficaz e individualizada às pessoas vivendo situações de violência e segmentos populacionais sob risco, sempre manejando o caso conforme os padrões preestabelecidos.
Implementar a troca de experiências de gestão e formulações de políticas públicas intersetoriais e intrassetoriais, mas considerando a autonomia e o trabalho individual especialmente nos casos de atenção à situações de violência.
Intercambiar as formas de participação da sociedade civil desde que o setor saúde esteja direcionado a um trabalho autônomo e sem vínculos.

Mais conteúdos dessa disciplina