ciencia tecnologica e educação

05

As tecnologias educacionais acompanham a prática docente das mais diversas formas e algumas por muito tempo. Em relação às tecnologias educacionais, por meio de pesquisas, é possível afirmar que:

Muitas vezes as tecnologias chegam à escola não por escolha do professor, mas por imposição [...]. Desta forma para utilizar a tecnologia mais recente, o professor colocou de lado o conhecimento das outras tecnologias tradicionais. Talvez não tenha aprendido a usar tecnologias como o computador, mas pode também ter deixado de valorizar tecnologias simples como o quadro-de-pregas, por exemplo, que podem oferecer, dependendo do uso, desafios e possibilidades interessantes de construção do conhecimento.

 

Pocho, Claudia Lopes.

Tecnologia Educacional:descubra suas possibilidades em sala de aula / Claudia Lopes Pocho, Márcia de Medeiros Aguiar, Marisa Narcizo Sampaio; Ligia Silva Leite (ccord.). Petrópolis, R,J: Vozes, 2003. P. 13.

 

Compreende-se que diferentes tecnologias podem ser utilizadas em sala de aula e de acordo com os conteúdos trabalhados nas aulas e no livro-base, as tecnologias podem ser classificadas segundo Thiagarajam e Pasigna em dois grandes grupos: Tecnologias Educacionais Dependentes e Tecnologias Educacionais Independentes. Quais tecnologias, a seguir, são exemplos de tecnologias dependentes? 

 

Assinale a alternativa verdadeira:

A

Cartaz, álbum seriado, computador e televisão.

B

Flanelógrafo, mural, quadro-de-giz e cartaz.

C

Computador, televisão, retroprojetor e rádio.

D

Quadro-de-giz, televisão e telefone.

E

Cartaz, rádio, computador e televisão

Disciplina:Pedagogia1.519 materiais