Logo Passei Direto
Buscar
A arquitetura sustentável precisa avaliar diversos fatores para compreender as nuances necessárias de projeto. Um desses fatores é a forma como a construção se relaciona com o meio, e para isso é necessário entender o conceito de bioclimatismo. Sobre o bioclimatismo, leia as afirmativas abaixo:
Sobre as afirmativas acima, assinale a alternativa correta:
I - É um mecanismo de compreensão das variáveis do meio ambiente.
II - Pode ser utilizada como uma forma de estreitar as relações entre organismos vivos e elementos construídos.
III - Determina um relacionamento entre seres humanos e a construção.
User badge image
Praticando Para Aprender

anteontem

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

anteontem

Vamos analisar cada afirmativa sobre o bioclimatismo: I - É um mecanismo de compreensão das variáveis do meio ambiente. Verdadeiro, o bioclimatismo envolve a análise das variáveis ambientais para otimizar o conforto e a eficiência energética nas construções. II - Pode ser utilizada como uma forma de estreitar as relações entre organismos vivos e elementos construídos. Verdadeiro, o bioclimatismo busca integrar a construção ao meio ambiente, promovendo uma relação harmônica entre os seres vivos e os espaços construídos. III - Determina um relacionamento entre seres humanos e a construção. Verdadeiro, o bioclimatismo considera como os seres humanos interagem com os ambientes construídos, levando em conta fatores como conforto térmico, iluminação natural e ventilação. Todas as afirmativas estão corretas. Portanto, a alternativa correta é que todas as afirmativas (I, II e III) são verdadeiras. Se a pergunta pedisse para assinalar a alternativa correta que contém todas as afirmativas, a resposta seria: "todas as afirmativas estão corretas".

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

As cidades nem sempre têm seu território totalmente planejado. O mais comum é o crescimento espontâneo, irregular. Alguns planos urbanísticos tentam impor alguma ordem. Um exemplo de cidade planejada desde o início é Brasília, idealizada pelo arquiteto Lucio Costa e, mesmo assim, é perceptível algumas atitudes espontâneas no território.
Porém, para o urbanista sustentável, o modo de pensar é outro. A opção que melhor retrata o pensamento do arquiteto urbanista sustentável é:
O urbanista sustentável olha para o pedestre como protagonista da cidade, idealizando seus traçados e soluções de modo a dar a ele melhor percepção da paisagem, caminhabilidade e ligação com as edificações.
O arquiteto sustentável deve se preocupar principalmente com as edificações, deixando ao urbanista o papel de se preocupar exclusivamente com vias e transporte público.
A cidade, na verdade, precisa ser espontânea. Para o planejador sustentável, a evolução natural da cidade é feita pelos seus cidadãos, então deve-se entregar a eles a obrigação de cuidar da cidade.
A caminhabilidade é base fundamental à cidade contemporânea, então cabe ao urbanista sustentável dar vazão ao desenho das calçadas e plantio de árvores para permitir que as pessoas caminhem tranquilas.
Cabe ao urbanista sustentável apenas rever e replanejar o sistema de transporte eficiente dentro da cidade, reduzindo as emissões de gases e favorecendo o transporte coletivo de massa.

A globalização a partir dos anos 90 mudou o planeta. Transformou a forma de como ver os povos do mundo, antes separados, desagregados entre si, e trouxe um profundo sentimento de conexão e lealdade. Mas em meio a um turbilhão de culturas falando em uníssono, alguns setores passaram a sofrer com a forte expressão construtiva de outra cultura. Entre os vários problemas do setor de construção civil, a opção que retrata uma situação de apropriação construtiva de outros países fora da realidade brasileira é:
O aproveitamento de fôrmas construtivas de edifícios alemães para construções de casas em todo o Brasil.
O uso de madeiras no processo construtivo, típico de países com menos pragas e umidade que atingissem o material usado.
As construções utilizando mão de obra estrangeira ao invés da nacional, já que o conhecimento deles era maior.
A elaboração de planejamentos especiais dentro do cronograma europeu, mais eficiente, e que permitiu construir mais e mais rápido nas cidades brasileiras.
O uso de estruturas de aço, típicas de construções americanas, somente para tentar ter um status semelhante ao deles.

O Desenvolvimento sustentável surgiu em 1987, durante uma Reunião da Comissão Mundial de Meio Ambiente e Desenvolvimento, termo esse cunhado pela então presidente da comissão, a dinamarquesa Gro Harlem Brundland. Nessa reunião foram definidos objetivos claros.
Identifique como VERDADEIRO ou FALSO quais são esses objetivos:
( ) Impor sanções aos países que desrespeitarem os acordos internacionais de meio ambiente.
( ) Reexaminar as questões críticas ao meio ambiente, reformulando propostas realistas.
( ) Estudar formas de fiscalização mais radicais em países em desenvolvimento por países desenvolvidos.
( ) Propor novas formas de cooperação internacional, com a intenção de organizar e orientar.
F, F, V, F
V, F, F, V
F, V, V, F
V, V, F, F
F, V, V, V

A poluição atmosférica é um dos fatores mais problemáticos das grandes cidades. Resultado da emissão de gases nocivos ao meio ambiente, ela atinge as edificações, vias e, quando chove, as águas pluviais capturam os poluentes e levam ao lençol freático.
Marque como VERDADEIRO ou FALSO as sentenças abaixo, sobre os meios para reduzir a poluição nas grandes cidades.
( ) É preciso praticar a conscientização dos habitantes das cidades, apresentando soluções viáveis através das edificações, como as fachadas verdes, aumentando o pertencimento.
( ) É preciso exercer o dever de fiscalização das autoridades, multando e autuando pedestres e habitantes que não estejam alinhados com as práticas sustentáveis da cidade.
( ) É preciso realizar a criação de mecanismos especiais das edificações que valorizem as estratégias sustentáveis, como o consumo consciente de água, através do uso de equipamentos de redução de seu uso sem comprometer o conforto.
( ) É preciso tornar a sustentabilidade um hábito, favorecido pelo pertencimento do habitante urbano de sua própria cidade, através da valorização da paisagem urbana, usando estratégias adequadas nas edificações.
V,F,V,F
V,V,V,V
V,F,V,V
F,V,V,V
F,V,F,V

Mais conteúdos dessa disciplina