Logo Passei Direto
Buscar
O poder familiar é a relação jurídica entre pais e filhos e é regulamentada pelo Código Civil e, em algumas hipóteses, é admitida sua extinção.
Analise os itens abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta corretamente hipóteses de extinção do poder familiar.
I. Morte do filho.
II. Adoção do filho por outro casal.
III. Emancipação.
IV. Morte dos pais.
V. Interdição do filho.
Apenas os itens III, IV e V estão corretos.
Apenas os itens II e V estão corretos.
Apenas os itens I, IV e V estão corretos.
Apenas os itens III e V estão corretos.
Apenas os itens I, II, III e IV estão corretos.
User badge image
Progresso com Exercícios

há 3 dias

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 3 dias

Vamos analisar cada um dos itens sobre a extinção do poder familiar: I. Morte do filho. - Correto. A morte do filho extingue o poder familiar, pois não há mais a relação jurídica entre pais e filhos. II. Adoção do filho por outro casal. - Correto. A adoção extingue o poder familiar dos pais biológicos, pois a relação é transferida para os adotantes. III. Emancipação. - Correto. A emancipação do filho extingue o poder familiar, pois o filho passa a ter capacidade plena. IV. Morte dos pais. - Correto. A morte dos pais extingue o poder familiar, pois não há mais quem exerça essa relação. V. Interdição do filho. - Incorreto. A interdição não extingue o poder familiar, mas pode afetar a capacidade do filho. Agora, vamos verificar as alternativas: - Apenas os itens III, IV e V estão corretos. (Incorreto, pois o item V está incorreto) - Apenas os itens II e V estão corretos. (Incorreto, pois o item V está incorreto) - Apenas os itens I, IV e V estão corretos. (Incorreto, pois o item V está incorreto) - Apenas os itens III e V estão corretos. (Incorreto, pois o item V está incorreto) - Apenas os itens I, II, III e IV estão corretos. (Correto, pois todos esses itens estão corretos) Portanto, a alternativa correta é: Apenas os itens I, II, III e IV estão corretos.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Para que a adoção possa ocorrer no Brasil, a legislação estabeleceu requisitos que necessariamente devem ser cumpridos. Um deles diz respeito à diferença de idade entre adotante e adotado.
Segundo as normas aplicadas ao tema, deve existir uma diferença de idade de:
12 anos.
Não há idade mínima se o adotante for maior de 18 anos e o adotado menor de 18 anos.
21 anos.
16 anos.
18 anos.

No nosso ordenamento jurídico, a tutela é um modo de amparar o menor de 18 anos que não está submetido ao poder familiar.
Segundo a legislação sobre o tema, pode ser tutor a pessoa:
interditada.
cujo pai é credor do menor.
condenada por crime de roubo.
com mau procedimento.
casada.

Existem três dimensões ou competências indissociáveis que devem ser de domínio do Assistente Social, para a realização do estudo social, pois fazem parte do método que deve ser desenvolvido para a intervenção na realidade do sujeito, de forma efetiva e positiva. Sobre essas três dimensões, analise as afirmativas.
Está correto o que se afirma em:
I - A competência ético-política é a capacidade de intervenção nas expressões da questão social, de modo que o profissional deve adotar um distanciamento da politização, do fatalismo e do messianismo profissionais, sendo neutro.
II - A competência técnico-operativa significa a capacidade que o profissional deve ter de criar um conjunto de habilidades técnicas pautadas no conhecimento específico, para que se desenvolvam ações profissionais junto aos usuários.
III - A competência teórico-metodológica refere-se à importância da qualificação que o profissional deve ter com relação à realidade social, política, econômica e cultural com a qual trabalha.
II.
I e II.
II e III.
III.
I e III.

Mais conteúdos dessa disciplina