Logo Passei Direto
Buscar

Direito Constitucional

Colégio Objetivo
O Ministério Público é, segundo a Constituição da República, instituição permanente, essencial à função jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe a defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis.
De acordo com a Constituição da República, em seu artigo 129, são funções institucionais do Ministério Público:
promover a ação penal privada, na forma da lei.
promover o inquérito civil e a ação civil pública.
requisitar diligências judiciais e investigar o inquérito policial.
impetrar mandado de segurança em caso de intervenção.
promover a ação civil privada e diligências ambientais.
User badge image
Estudando com Questões

há 3 dias

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 3 dias

O Ministério Público, conforme o artigo 129 da Constituição Federal, possui diversas funções institucionais. Entre elas, destacam-se: 1. Promover a ação penal pública, na forma da lei. 2. Promover o inquérito civil e a ação civil pública. 3. Requisitar diligências judiciais e investigar o inquérito policial. 4. Defender os direitos dos cidadãos e interesses sociais. Entretanto, a promoção da ação civil privada não é uma função do Ministério Público, pois essa ação é de competência dos particulares. Além disso, o mandado de segurança é impetrado por quem se sentir lesado, e não especificamente pelo Ministério Público em caso de intervenção. Portanto, as funções corretas do Ministério Público incluem a promoção da ação penal pública, o inquérito civil, a ação civil pública e a requisição de diligências judiciais.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Para que a adoção possa ocorrer no Brasil, a legislação estabeleceu requisitos que necessariamente devem ser cumpridos. Um deles diz respeito à diferença de idade entre adotante e adotado.
Segundo as normas aplicadas ao tema, deve existir uma diferença de idade de:
12 anos.
Não há idade mínima se o adotante for maior de 18 anos e o adotado menor de 18 anos.
21 anos.
16 anos.
18 anos.

No nosso ordenamento jurídico, a tutela é um modo de amparar o menor de 18 anos que não está submetido ao poder familiar.
Segundo a legislação sobre o tema, pode ser tutor a pessoa:
interditada.
cujo pai é credor do menor.
condenada por crime de roubo.
com mau procedimento.
casada.

Existem três dimensões ou competências indissociáveis que devem ser de domínio do Assistente Social, para a realização do estudo social, pois fazem parte do método que deve ser desenvolvido para a intervenção na realidade do sujeito, de forma efetiva e positiva. Sobre essas três dimensões, analise as afirmativas.
Está correto o que se afirma em:
I - A competência ético-política é a capacidade de intervenção nas expressões da questão social, de modo que o profissional deve adotar um distanciamento da politização, do fatalismo e do messianismo profissionais, sendo neutro.
II - A competência técnico-operativa significa a capacidade que o profissional deve ter de criar um conjunto de habilidades técnicas pautadas no conhecimento específico, para que se desenvolvam ações profissionais junto aos usuários.
III - A competência teórico-metodológica refere-se à importância da qualificação que o profissional deve ter com relação à realidade social, política, econômica e cultural com a qual trabalha.
II.
I e II.
II e III.
III.
I e III.

Mais conteúdos dessa disciplina