Logo Passei Direto
Buscar
A industrialização causou impacto nas práticas coloniais, à medida que as nações tiveram que se adaptar a um novo cenário. Essa adaptação envolveu grandes interrupções no sistema sociais existentes em amplas áreas do globo.
Com base nesta informação analise as asserções abaixo:
I - Por mais perturbadoras que as mudanças possam ter sido para a sociedades da África, América do Sul, os sistemas sociais na maior parte da terra, fora da Europa, permaneceram praticamente os mesmos por séculos.
II - Essas sociedades, com suas pequenas comunidades amplamente autossuficientes baseadas na agricultura de subsistência e na indústria doméstica, forneciam muito mercado para os bens produzidos em massa.
a. As asserções I e II são proposições falsas.
b. As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
c. A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
d. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
e. A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
User badge image
Praticando Para Aprender

há 3 dias

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 3 dias

Vamos analisar cada asserção: I - "Por mais perturbadoras que as mudanças possam ter sido para as sociedades da África, América do Sul, os sistemas sociais na maior parte da terra, fora da Europa, permaneceram praticamente os mesmos por séculos." Essa asserção é falsa. A industrialização e a colonização causaram mudanças significativas nos sistemas sociais fora da Europa, especialmente nas sociedades africanas e sul-americanas, que foram profundamente impactadas por essas transformações. II - "Essas sociedades, com suas pequenas comunidades amplamente autossuficientes baseadas na agricultura de subsistência e na indústria doméstica, forneciam muito mercado para os bens produzidos em massa." Essa asserção é verdadeira. Muitas sociedades coloniais eram autossuficientes e, com a chegada de produtos industrializados, passaram a ser um mercado para esses bens, embora a relação não fosse sempre equilibrada. Agora, vamos às alternativas: a. As asserções I e II são proposições falsas. (FALSO, pois a II é verdadeira) b. As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I. (FALSO, pois a I é falsa) c. A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa. (FALSO, pois a I é falsa e a II é verdadeira) d. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I. (FALSO, pois a I é falsa) e. A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira. (VERDADEIRO, pois a I é falsa e a II é verdadeira) Portanto, a alternativa correta é: e) A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

As ideias iluministas de liberalismo político e econômico se propagaram pela Europa colocando em xeque os princípios absolutistas. Os interesses da burguesia ao querer ampliar mercados para seus produtos, chocavam-se diretamente com o monopólio comercial comum a todos os regimes absolutistas.
Assinale a alternativa que corresponde a um dos principais influenciadores dos movimentos de revolta:
a. Voltaire
b. Diderot
c. Rousseau
d. Aristóteles
e. Montesquieu

A preocupação com a utilização correta dos fatores de produção ou recursos produtivos sempre esteve no centro das decisões governamentais e de toda a sociedade, e, por isso, a importante relação existente entre a economia e a história das nações. Neste sentido, analise as alternativas e assinale a que corresponde ao principal objeto de estudo da economia.
a. Analisar o impacto das taxas de juros no crescimento econômico
b. A relação entre taxa de juros, inflação e a quantidade de moeda em circulação
c. O problema do desemprego e da inflação
d. O uso dos recursos (fatores de produção) escassos, na tentativa de satisfazer as necessidades humanas ilimitadas
e. Analisar o comportamento humano e sua relação com o consumo de bens e serviços

Estado-nação é considerado uma política soberana territorialmente limitada - ou seja, um estado - que é governado em nome de uma comunidade de cidadãos que se identificam como uma nação. Atrelado aos ideais da Revolução Francesa, o tema teria nascido na Europa no final do século XVIII e início do século XIX, estando diretamente ligado à formação dos Estados Modernos, provenientes da Revolução Industrial e seguindo os pressupostos da essência do modo de produção capitalista.
Como modelo político, o Estado Nação funde dois princípios, que são:
a. Soberania do estado e livre iniciativa.
b. Soberania do estado e soberania nacional.
c. Princípio da cidadania e da soberania.
d. Soberania nacional e livre iniciativa.
e. Legitimidade e soberania do estado.

Mais conteúdos dessa disciplina