Logo Passei Direto
Buscar
Os esportes podem ser classificados levando-se em consideração diversos critérios, como a quantidade de competidores, a relação com os companheiros de equipe, a interação com o adversário, o ambiente, o desempenho comparado e os objetivos táticos da ação.
Os chamados esportes de invasão são aqueles nos quais os competidores entram no setor defendido pelo adversário, objetivando atingir a meta contrária para pontuar, além de se preocupar em proteger, simultaneamente, a sua própria meta. São exemplos de esportes de invasão ou territoriais:
Basquetebol, handebol, futebol e futsal.
Handebol, basquetebol, futebol e voleibol.
Rúgbi, futsal, natação e futebol americano.
Tênis de mesa, vôlei de praia, badminton e futevôlei.
User badge image
Exercícios Para o Conhecimento

há 2 semanas

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 semanas

Os esportes de invasão são aqueles em que os competidores tentam invadir o espaço do adversário para marcar pontos, enquanto defendem sua própria área. Exemplos corretos de esportes de invasão incluem: - Basquetebol - Handebol - Futebol - Futsal Portanto, a opção correta é: Basquetebol, handebol, futebol e futsal.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Algumas atividades podem ser classificadas como esporte sob certas circunstâncias, mas não quando essas circunstâncias mudam, cabendo aos profissionais/professores de Educação Física conhecer quais são as características da atividade que a definem como esporte.
Assim, assinale a alternativa que contém, apenas, esportes segundo a definição acadêmica deste:
Skate, nado sincronizado e breaking.
Rouba-bandeira, pega-pega e educativos de corrida.
Basquete, câmbio e futsal.
Pingue-pongue, bilhar e dama.
Vôlei, peteca e futebol de cinco.

Políticas públicas são ações coletivas voltadas para a garantia dos direitos sociais, configurando um compromisso público que visa dar conta de determinada demanda, em diversas áreas. Uma das áreas onde existe o deslocamento de recursos para a implementação de políticas públicas é o esporte.
O motivo do esporte ser uma das áreas de destinação de recursos para as políticas públicas é:
O esporte é um direito constitucional; assim, as políticas públicas devem ser implementadas para garantir esse direito.
O esporte é sinônimo de saúde; assim, o Estado precisa deslocar os recursos para a promoção do esporte.
O esporte é uma prática mundialmente valorizada, onde a performance nos esportes está associada com o sucesso internacional do país; assim, o Estado deve deslocar os recursos para o esporte.
O esporte é uma excelente ferramenta para a diminuição da criminalidade; assim, as medidas de segurança pública devem incluir as políticas públicas voltadas para o esporte.
O motivo de existir as políticas públicas para o esporte é tornar o Brasil uma potência olímpica.

Profissionais de Educação Física devem conhecer e compreender as diferentes manifestações do esporte, e as características pertencentes a cada uma dessas manifestações de modo que oriente as suas ações profissionais respeitando os objetivos específicos de cada uma delas.
O esporte segundo a Lei n. 9615/1998 – “Lei Pelé” podem apresentar quadro diferentes manifestações. Associe as manifestações do esporte (em numerais romanos I, II etc.) com as suas respectivas características (em letras do alfabeto a), b) etc.)
I. Desporto educacional;
II. Desporto de rendimento;
III. Desporto de participação;
IV. Desporto de formação.
a-Realizado de modo voluntário, compreendendo as modalidades desportivas praticadas com a finalidade de contribuir para a integração dos praticantes na plenitude da vida social.
b-Realizado nos sistemas de ensino e em formas assistemáticas de educação, evitando-se a seletividade, a hipercompetitividade de seus praticantes, com a finalidade de alcançar o desenvolvimento integral do indivíduo.
c-Realizado para a aquisição inicial dos conhecimentos desportivos que garantam uma competência técnica na intervenção desportiva, com o objetivo de promover o aperfeiçoamento qualitativo e quantitativo da prática desportiva, em termos recreativos e competitivos.
d-Realizado segundo às normas gerais da Lei 9615/1998 e às regras de prática desportiva, nacionais e internacionais, com a finalidade de obter os resultados, e integrar as pessoas e comunidades do país, e estas com as de outras nações.

O significado da palavra “coletivo” pode ser entendido como aquilo que abrange várias pessoas e/ou pertence a várias pessoas. Na área acadêmica os esportes coletivos têm, como significado:
Cooperação/dependência entre dois ou mais jogadores para cumprir o objetivo.
Atividade física com um ou mais jogadores.
Modalidades tradicionais, como: futebol, handebol, basquete e vôlei.
Equipe competitiva formada por três ou mais jogadores.
Prática esportiva em equipes formadas por atletas de rendimento que cooperam entre si para a obtenção de melhor desempenho.

Mais conteúdos dessa disciplina