Logo Passei Direto
Buscar
Do início da Idade Média até o século XV o cristianismo prometia a redenção e a cura, um relativo retrocesso teórico-metodológico na medicina ocidental. Nesta época, a ocorrência das doenças tinha como base as interpretações dos pagãos e dos cristãos, que tentavam a cura das doenças através de práticas como, EXCETO:
Assinale a alternativa que descreve uma prática que não era utilizada.
a. Práticas cirúrgicas desenvolvidas por Ambroise Paré, o pai da cirurgia.
b. O uso de ervas medicinais.
c. Oração e rituais religiosos.
d. Sangrias e purgações.
User badge image
Aprendendo com Desafios

há 14 horas

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 14 horas

Para responder à sua pergunta, precisamos analisar as práticas mencionadas e identificar qual delas não era utilizada durante a Idade Média até o século XV no contexto da medicina ocidental. a) Práticas cirúrgicas desenvolvidas por Ambroise Paré, o pai da cirurgia - Ambroise Paré viveu no século XVI, portanto, suas práticas não se aplicam ao período mencionado (Idade Média até o século XV). b) O uso de ervas medicinais - O uso de ervas medicinais era uma prática comum na medicina medieval. c) Oração e rituais religiosos - Essas práticas eram amplamente utilizadas na época, especialmente no contexto cristão. d) Sangrias e purgações - Essas também eram práticas comuns na medicina medieval. Dessa forma, a alternativa que descreve uma prática que não era utilizada durante o período mencionado é: a) Práticas cirúrgicas desenvolvidas por Ambroise Paré, o pai da cirurgia.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A evolução da saúde no Brasil divide-se em três períodos: de 1500 até a vinda da família real; de 1808 até a proclamação da República e de 1889 até os nossos dias. Com relação ao primeiro período, pode-se destacar a ocorrência de doenças pestilentas, trazidas pelos navegantes, e um modelo de assistência à saúde onde os mais abastados usufruíam da assistência médica de profissionais formados em Portugal, enquanto que a maioria absoluta da população recorria à medicina popular, sendo os desvalidos recolhidos nas Santas Casas. Já o início do Século XX é marcado pela ocorrência de inúmeras epidemias. A figura abaixo ilustra um fato marcante, ocorrido na história da saúde pública, que está relacionado às medidas adotadas pelas autoridades sanitárias em relação ao combate às epidemias.
Assinale a alternativa que descreve este episódio.
a. Revolta da Vacina.
b. Epidemia de febre amarela.
c. Campanha de vacinação contra a gripe.
d. Criação do SUS.

ALMA ATA é o nome de uma cidade localizada no Cazaquistão, antiga república da União Soviética. Recebeu também reconhecimento internacional por ter sediado, em 1978, a Conferência Internacional sobre Cuidados ________ de Saúde, patrocinada pela OMS, derivando-se daí a famosa Declaração de Alma-Ata, guia fundamental para a política de saúde voltada para ________________________ em todo o mundo.
Complete as lacunas com a alternativa correta.
a. Primários – os cuidados básicos de saúde.
b. Secundários – a saúde mental.
c. Terciários – a saúde pública.
d. Quaternários – a saúde preventiva.

Em uma Unidade Básica de Saúde (UBS), M.L.F., 32 anos, sexo feminino, paulistana, passou mal durante uma viagem a Cuiabá e foi encaminhada ao Hospital Regional de Clínicas. Embora tivesse seu próprio plano de saúde, ele não dava cobertura a serviços daquele Estado. Foi diagnosticada com obstrução intestinal aguda em decorrência de um tumor intestinal, sendo necessária intervenção cirúrgica de emergência.
No caso relatado observa-se que foram atendidos dois princípios do SUS, entre os quais:
a. Universalidade, integralidade.
b. Universalidade, hierarquização.
c. Integralidade, equidade.
d. Equidade, hierarquização.

Foi entre as grandes civilizações do Oriente Médio, Índia e China que surgiu a civilização Grega. Os gregos descartaram os elementos mágico e religioso como causadores das doenças. Entre os filósofos que mais se destacaram na divulgação desta nova concepção da Medicina, podemos destacar _______________. Este defendia que “cada doença tem uma causa natural, e sem causas naturais nada acontece”. Lançou as bases da clínica médica e foi o autor do livro: “Ares, águas e lugares”.
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do texto.
a. Aristóteles.
b. Hipócrates.
c. Galeno.
d. Avicena.

Mais conteúdos dessa disciplina