Logo Passei Direto
Buscar
A Gastronomia Funcional e´ a interação entre a nutrição funcional e a gastronomia, aliando o prazer de comer uma refeição saborosa e atrativa aos benefícios dos nutrientes. Nesse estilo de cozinha, dá-se enfoque à qualidade dos ingredientes utilizados, tanto em relação a sua origem, como também adequado armazenamento.
Com base nas preparações elaboradas pela gastronomia funcional, assinale a alternativa CORRETA:
A Macarrão ao molho branco.
B Arroz carreteiro.
C Biscoito de biomassa de banana verde.
D Bolo de chocolate e chantilly.
User badge image
Exercícios Para o Conhecimento

anteontem

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

anteontem

Para identificar a alternativa correta, precisamos considerar o conceito de Gastronomia Funcional, que prioriza ingredientes que trazem benefícios à saúde e que são preparados de forma a manter suas propriedades nutricionais. Analisando as opções: A) Macarrão ao molho branco - Geralmente, esse prato não é considerado funcional, pois o molho branco pode ser rico em gorduras e não traz muitos benefícios nutricionais. B) Arroz carreteiro - Embora seja um prato saboroso, ele não é especificamente focado em ingredientes funcionais ou benefícios à saúde. C) Biscoito de biomassa de banana verde - Este é um exemplo de um alimento que utiliza a biomassa de banana verde, que é rica em fibras e nutrientes, alinhando-se com os princípios da Gastronomia Funcional. D) Bolo de chocolate e chantilly - Este prato é mais indulgente e não se encaixa nos princípios da Gastronomia Funcional, que busca opções mais saudáveis. Portanto, a alternativa correta é: C) Biscoito de biomassa de banana verde.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A Gastronomia Hospitalar surgiu para conciliar a prescrição dietética e as restrições alimentares dos pacientes, com elaboração de refeições saudáveis, nutritivas, atrativas e saborosas a fim de promover a associação de objetivos dietéticos, clínicos e sensoriais e promover nutrição com prazer.
Com base nesse conceito, analise as sentenças a seguir:
I- A Gastronomia Hospitalar possui um olhar voltado a` apresentação, ao sabor e ao atendimento das preferências do paciente com o objetivo de fornecer humanizac¸a~o.
II- A Gastronomia Hospitalar pode ser um diferencial de mercado do serviço, uma vez que melhora a satisfação do paciente com o atendimento recebido.
III- A Gastronomia Hospitalar engloba a adaptação de receitas através da substituição de ingredientes. Usa-se também da boa apresentação visual dos pratos, por meio das cores dos alimentos escolhidos, técnicas de corte dos alimentos, empratamento (formas e disposição dos alimentos) e utensílios utilizados (louça, talheres, guardanapo).
IV- Ainda, a variedade do cardápio, o respeito as preferências alimentares do paciente (origem, cultura, credo, hábitos e costumes), o treinamento especializado de funcionários, a cordialidade no atendimento e a rapidez do serviço compõem ferramentas da Gastronomia no ambiente Hospitalar.
V- A Gastronomia Hospitalar não possui adaptações para público-infantil.
A As sentenças I, III e V estão corretas.
B As sentenças I, II, III e IV estão corretas.
C Somente a sentença I está correta.
D As sentenças II, III e V estão corretas.

O profissional Nutricionista, ao se utilizar de ferramentas e técnicas de Marketing, deve respeitar as definições do Código de Ética e de Conduta da profissão, estabelecido pelo Conselho Federal de Nutricionistas (CFN), sendo que merece atenção o posicionamento do profissional Nutricionista nas mídias sociais, espaço no qual, muitas vezes, os limites profissionais-pessoais se confundem.
Com base no uso de estratégias para comunicação e informação ao público e para divulgação das atividades profissionais, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) É dever do nutricionista, ao compartilhar informações sobre alimentação e nutrição nos diversos meios de comunicação e informação, ter como objetivo principal a promoção da saúde e a educação alimentar e nutricional.
( ) É direito do nutricionista, divulgar imagem corporal de si ou de terceiros, atribuindo resultados a produtos, equipamentos, técnicas e protocolos.
( ) É vedado ao nutricionista, na divulgação de informações ao público, utilizar estratégias que possam gerar concorrência desleal ou prejuízos à população, tais como promover suas atividades profissionais com mensagens enganosas ou sensacionalistas e alegar exclusividade ou garantia dos resultados de produtos, serviços ou métodos terapêuticos.
( ) É dever do nutricionista utilizar o valor de seus honorários, promoções e sorteios de procedimentos ou serviços como forma de publicidade e propaganda para si ou para seu local de trabalho.
A V - V - V - F.
B V - F - V - F.
C F - F - V - F.
D V - F - F - V.

Os principais fatores etiológicos da acne compreendem o excesso de sebo, hormônios, bactérias e hiperproliferação de células foliculares. Com relação à dieta, ainda não há consenso na literatura sobre a capacidade de alguns alimentos agravarem o quadro apneico, sendo que entre os nutrientes relacionados positivamente ao tratamento da acne estão o zinco, selênio, vitamina A, ômega-3, cobre, ácido pantotênico e piridoxina.
Com base no exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: I- Os fatores dietéticos mais relacionados ao surgimento da acne são: chocolate, nozes, produtos lácteos, bebida alcoólicas, alimentos condimentados, dieta hiperlipídica e dieta de alto índice glicêmico. PORQUE II- O padrão dietético ocidental – caracterizado por consumo excessivo de calorias, gorduras (especialmente animal) e proteínas lácteas, além de alta carga glicêmica – estimula o aumento exacerbado de insulina e do fator de crescimento símile à insulina (IGF-1) que, por sua vez, estimula o aumento da atividade da proteína alvo da rapamicina em mamíferos (mTOR). O mTOR superativado, por sua vez, aumenta a secreção de hormônios andrógenos e a lipogênese sebácea, ambos relacionados com a patogênese da acne.
A As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
B A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
C As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa da primeira.
D A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.

Mais conteúdos dessa disciplina