Logo Passei Direto
Buscar
Na discussão política você certamente já ouviu falar em direita e esquerda não é mesmo? Quanto a esses conceitos podemos aferir que:
I- essa terminologia vem desde a revolução francesa no século XVIII e designava aqueles na assembleia francesa que sentavam à esquerda, chamados de jacobinos (com sensibilidade para as questões sociais) e os que sentavam à direita, os girondinos (com sensibilidade para as questões econômicas).
II- a discussão se dá também em torno do ESTADO e de suas atribuições, pois nessa perspectiva ser esquerda é desejar um Estado mais voltado ao desenvolvimento social, à distribuição de renda, a políticas sociais, ao passo que ser de direita é conceber como função um Estado mais voltado à eficácia econômica, ao controle dos gastos públicos.
III- o cientista político italiano Norberto Bobbio (1995) vai afirmar que, ser de direita é achar que nós somos muito mais diferentes do que iguais, o acento é naquilo que nos separa, ao passo que os de esquerda acham que nós somos muito mais iguais do que diferentes, o acento é no que nos aproxima.
IV- a questão envolve o grau de dependência das pessoas em relação ao estado, pessoas mais ricas precisam mais do Estado e votam majoritariamente na esquerda, ao passo que os pobres identificam-se mais com os valores da Direita.
Estão corretas as afirmativas I, II, III e IV
Estão corretas as afirmativas I e IV.
Estão corretas as afirmativas I, III e IV.
Estão corretas as afirmativas I, II e IV.
Estão corretas as afirmativas I, II e III
User badge image
Desenvolvendo com Questões

há 4 dias

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 4 dias

Vamos analisar cada afirmativa: I- Essa terminologia vem desde a Revolução Francesa no século XVIII e designava aqueles na assembleia francesa que sentavam à esquerda, chamados de jacobinos (com sensibilidade para as questões sociais) e os que sentavam à direita, os girondinos (com sensibilidade para as questões econômicas). Verdadeiro, essa afirmativa está correta. II- A discussão se dá também em torno do ESTADO e de suas atribuições, pois nessa perspectiva ser de esquerda é desejar um Estado mais voltado ao desenvolvimento social, à distribuição de renda, a políticas sociais, ao passo que ser de direita é conceber como função um Estado mais voltado à eficácia econômica, ao controle dos gastos públicos. Verdadeiro, essa afirmativa está correta. III- O cientista político italiano Norberto Bobbio (1995) vai afirmar que, ser de direita é achar que nós somos muito mais diferentes do que iguais, o acento é naquilo que nos separa, ao passo que os de esquerda acham que nós somos muito mais iguais do que diferentes, o acento é no que nos aproxima. Verdadeiro, essa afirmativa está correta. IV- A questão envolve o grau de dependência das pessoas em relação ao estado, pessoas mais ricas precisam mais do Estado e votam majoritariamente na esquerda, ao passo que os pobres identificam-se mais com os valores da Direita. Falso, essa afirmativa é incorreta, pois geralmente é o oposto: pessoas mais pobres tendem a se identificar mais com a esquerda, que busca políticas sociais, enquanto pessoas mais ricas podem se identificar mais com a direita, que prioriza a eficácia econômica. Com base nessa análise, as afirmativas corretas são I, II e III. Portanto, a alternativa correta é: "Estão corretas as afirmativas I, II e III."

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

É neste contexto da Sociedade da Informação e do Conhecimento que o filósofo Stephen Kanitz aponta para a importância de termos Vigilância Epistêmica para lidarmos com o excesso de informação sem fundamento epistêmico a que estamos expostos hoje, nesse tempo de empoderamento dos indivíduos que encontram nas novas tecnologias de informação e comunicação (NTIC) um meio para disseminar suas opiniões.
Na esteira dessa discussão é correto afirmar que:
I- a ciência funciona como a religião, é baseada na fé e presa a valores morais individuais, de como o mundo e as pessoas devem ser, daí seu potencial.
II- o que diferencia o saber científico de outras formas de saber, como o saber popular (senso comum), a arte e a religião é a necessidade de demonstração e comprovação na realidade, através da coleta de dados.
III- não se deve separar ciência de religião, pois ambas operam na mesma lógica: da certeza, dos dogmas, da emoção e da verdade absoluta. É por isso que militância política, pregação religiosa e ciência são sinônimos na sociedade da informação e do conhecimento.
IV- o acesso universal a informação potencializado pela Internet, não acaba com a importância da ciência, ao contrário pois estamos hoje expostos, mais do que nunca, a formadores de opinião desqualificados e a “espertos” pregando mentiras (fake news).
Estão corretas as afirmativas I, II e III.
Estão corretas as afirmativas I, III e IV.
Estão corretas as afirmativas I, II, III e IV.
Estão corretas as afirmativas II e IV.
Estão corretas as afirmativas I, II e IV.

Mais conteúdos dessa disciplina