Logo Passei Direto
Buscar

Inglês

Outros
As teorias curriculares versam sobre o papel e sobre as diversas perspectivas do currículo dentro do contexto educacional.
Relacione o nome de cada teoria com suas características.
(A) Teoria tradicional
(B) Teoria crítica
(C) Teoria pós-crítica
( ) Esta teoria argumenta que o currículo não é neutro, já que toda teoria está baseada nas relações de poder. Isso está implícito nas disciplinas e conteúdos que reproduzem a desigualdade social, que faz com que muitos alunos saiam da escola antes mesmo de aprender as habilidades das classes dominantes, visto que são considerados como “técnicos obedientes, executando os preceitos do programa curricular”.
( ) Esta teoria tem como objetivo principal preparar o estudante para a aquisição de habilidades intelectuais através de práticas de memorização. Esse tipo de currículo teve origem nos Estados Unidos, está dentro das teorias não-críticas e tem como base a tendência conservadora, que igualava o sistema educacional ao modelo organizacional e administrativo das empresas.
( ) Esta teoria critica a desvalorização do desenvolvimento cultural e histórico de alguns grupos étnicos. Mostra que a desigualdade é causada por conflitos de gênero, etnia, raça e sexualidade e que o currículo precisa tratar da diversidade. Também afirma que as mudanças foram causadas pela inserção das TDICs na sociedade, cuja disseminação de informações favorece a produtividade e o poder.
a. B - C - A
b. B - A - C
c. A - C - B
d. A - B - C
User badge image
Exercícios Para o Conhecimento

há 6 dias

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 dias

Vamos analisar cada uma das descrições e relacioná-las com as teorias curriculares: 1. Teoria crítica: A descrição menciona que o currículo não é neutro e que reproduz desigualdades sociais, o que se alinha com a Teoria Crítica. Portanto, essa descrição corresponde à (B). 2. Teoria tradicional: A descrição fala sobre a aquisição de habilidades intelectuais através de práticas de memorização e menciona a origem nos Estados Unidos, o que se encaixa na Teoria Tradicional. Assim, essa descrição corresponde à (A). 3. Teoria pós-crítica: A descrição aborda a crítica à desvalorização de grupos étnicos e a necessidade de tratar da diversidade, o que se relaciona com a Teoria Pós-Crítica. Portanto, essa descrição corresponde à (C). Agora, organizando as teorias com suas respectivas descrições: - (B) Teoria crítica - (A) Teoria tradicional - (C) Teoria pós-crítica Assim, a sequência correta é: b. B - A - C.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Os currículos podem ser divididos em níveis de interpretação como o currículo prescrito, o apresentado aos professores, o modelado pelos professores, o currículo em ação, o realizado e o avaliado, cada um com suas características específicas.
Diante desse contexto, assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmacoes que seguem, em que o nome do currículo está associado à sua característica.
( ) Currículo prescrito: o currículo se constrói e se realiza na prática, com a avaliação que é feita pelo professor, no seu dia a dia, refletindo sobre os resultados do processo de ensino e aprendizagem que foi realizado.
( ) Currículo apresentado aos professores: nele se defende que a formação inicial e a prática do professor não são suficientes para organizar o processo de ensino-aprendizagem. Determina que a seleção conjunta dos materiais utilizados ajuda a alcançar os resultados desejados, determinando o que é necessário para atingir a proposta pedagógica.
( ) Currículo modelado pelos professores: é aquele no qual o docente é o protagonista na concretização dos conteúdos curriculares. Neste tipo de currículo, a intervenção possibilita ao professor modelar, reconfigurar, ressignificar, reestruturar o currículo baseado na realidade, interferindo no resultado de sua prática.
( ) Currículo em ação: estabelece o que deve ser trabalhado nas instituições de ensino. Reflete as intenções, posturas e concepções que influenciam o trabalho dos docentes e a formação dos discentes.
( ) Currículo realizado: é aquele que relaciona a intenção e a ação, a teoria e a prática, que é o resultado dos vínculos dos outros níveis curriculares já expostos.
( ) Currículo avaliado: é aquele no qual as ideias, os valores e as atividades pedagógicas se materializam. É a aprendizagem dos alunos que se concretiza porque estão imersos em um ambiente que propõe e impõe a execução de um conjunto de atitudes, comportamentos e valores e que não leva em conta apenas os conteúdos que precisam assimilar.
a. F - V - V - F - V - F
b. F - V - F - V - V - F
c. F - V - V - V - V - V.
d. V - F - V - V - F - F

A internacionalização do currículo é um processo de junção de perspectivas internacionais e multiculturais nas estratégias de ensino-aprendizagem, nas avaliações e nas referências bibliográficas dos conteúdos programáticos selecionados para todas as disciplinas dos currículos de qualquer país e em qualquer língua de instrução.
Considerando esse conceito, leia as seguintes afirmativas sobre os pontos centrais da internacionalização dos currículos, e assinale a alternativa correta.
a. apresenta aspectos sociais, culturais, morais, éticos e políticos que perpassam o aspecto econômico;
b. ao se pensar nas questões curriculares, as relações de poder não precisam estar necessariamente envolvidas e deverão ser avaliadas.
c. desenvolve-se a curto e longo prazo e exige disposição para ensinar e aprender com outros países;
d. diz respeito a práticas sociais que procuram a homogeneização;

Mais conteúdos dessa disciplina