Logo Passei Direto
Buscar

Geometria

Outros
Desde a antiguidade e ao longo da história, a preocupação com o bem-estar social vem evoluindo. No decorrer dos séculos, a “saúde” passou por diversos processos de modificações, em que o foco principal era apenas tratar as doenças e ir em busca da cura, com conhecimentos limitados. A saúde do mundo foi marcada por nomes ilustres, como Thomas Green Morton, inventor da anestesia; Joseph Lister, ligado à assepsia cirúrgica; Louis Pasteur, cientista; Laude Bernard, cientista. As descobertas desses célebres cientistas, como toda evolução e avanços na saúde pública, foram decisivos para a eclosão do sistema de saúde. Existem diferenças e particularidades nos sistemas de saúde. O modelo prevalecente em saúde nos países Europeus é o Sistema Nacional de Saúde, que apresenta como característica:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A Permite acesso universal, custeado pelo Estado; entretanto, apresenta lista de espera nos atendimentos e liberdade de escolha de profissional bastante limitada.
B A totalidade dos serviços ofertados são privados, e o pagamento pelos serviços prestados cabe à parte interessada no serviço de saúde.
C Existe a obrigatoriedade na contratação de um plano de saúde particular.
D O financiamento das despesas com o programa é concretizado com as contribuições ao seguro social.
User badge image
Aprendendo Através de Exercícios

há 3 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 3 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas em relação ao modelo de Sistema Nacional de Saúde prevalente nos países europeus: A) Permite acesso universal, custeado pelo Estado; entretanto, apresenta lista de espera nos atendimentos e liberdade de escolha de profissional bastante limitada. - Esta alternativa reflete bem as características do Sistema Nacional de Saúde, que busca garantir acesso universal, mas pode ter listas de espera e limitações na escolha de profissionais. B) A totalidade dos serviços ofertados são privados, e o pagamento pelos serviços prestados cabe à parte interessada no serviço de saúde. - Esta descrição não se aplica ao Sistema Nacional de Saúde, que é predominantemente público. C) Existe a obrigatoriedade na contratação de um plano de saúde particular. - Isso não é uma característica do Sistema Nacional de Saúde, que visa oferecer serviços públicos. D) O financiamento das despesas com o programa é concretizado com as contribuições ao seguro social. - Embora o financiamento possa envolver contribuições, essa não é a característica mais marcante do Sistema Nacional de Saúde em comparação com a opção A. Portanto, a alternativa que melhor descreve o modelo prevalecente em saúde nos países europeus é: A.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A correria do dia a dia faz com que as pessoas procurem cada vez mais o pronto-socorro, buscando um atendimento eletivo. Isso acarreta na sobrecarga dos serviços e nem sempre contribui para a solução do problema, pois o pronto-socorro é estruturado para atender aos pacientes de urgência e emergência e não para o atendimento eletivo. Para saber aonde ir em cada um dos casos, é importante entender a diferença entre os três tipos de atendimento. Ao contrário do que muitos imaginam, as fraturas de braços, dedos e pernas, desde que não sejam fraturas expostas, são situações de urgência e não de emergência.
Sobre o pronto socorro, classifique V para a sentenças verdadeiras e F para a falsas:
( ) Uma situação de urgência é quando existe a necessidade de um atendimento com rapidez, na proporção da gravidade, mas sem risco eminente à saúde.
( ) A urgência é toda a situação que envolve risco de morte, entre elas as paradas cardiorrespiratórias e as hemorragias.
( ) A emergência é toda a situação que envolve risco de morte, entre elas as paradas cardiorrespiratórias e as hemorragias.
( ) Uma situação de emergência é quando existe a necessidade de um atendimento com rapidez, na proporção da gravidade, mas sem risco eminente à saúde.
a) F - V - F - V.
b) V - F - F - F.
c) V - F - V - F.
d) F - F - V - F.

O Sistema Único de Saúde (SUS) foi criado pela Constituição Federal de 1988 para atender às demandas relacionadas à saúde pública, como um direito de todos e dever da União, estados e municípios em oferecer o atendimento público da saúde, promovendo saúde e na prevenção de doença. O SUS possui alguns princípios norteadores, dentre eles o princípio da integralidade. Como é definido o princípio da integralidade?
A - O direito estendido para toda população ao acesso à saúde.
B - Ações destinadas ao tratamento, reabilitação e recuperação, promovendo saúde e prevenindo doenças.
C - Atribuição das responsabilidades para todas as esferas governamentais.
D - Assegurar ações e serviços, visando à prática da justiça social.

Diariamente, ouvimos notícias sobre a Política Nacional de Atenção Básica na Saúde, sendo dever da União, estados e municípios manter o bem-estar da população, pois a saúde é um direito de todos e tem como objetivo a redução do risco de doenças e de outros agravantes. Atualmente, discute-se preservar e melhorar a saúde da população e da comunidade através da implantação da Rede de Atenção à Saúde (RAS). Diante do contexto, qual o significado da RAS?
A - A Rede de Atenção à Saúde é formada simultaneamente por redes integradas ou organizações prestadoras de serviços e ações de várias consistências tecnológicas, como forma de garantir a integralidade do cuidado, integrados por sistemas de base logístico, técnico e gestão.
B - A Rede de Atenção à Saúde (RAS) é constituída por normas operacionais básicas, ações e serviços consolidados para a promoção, proteção e recuperação da saúde da sociedade.
C - Para garantir o acesso da sociedade à Rede de Atenção à Saúde e assegurar as ações e os serviços com relação à promoção da saúde, as organizações governamentais de redes integradas garantem o acesso a todos os serviços de saúde.
D - A RAS é um conjunto de ações de saúde que abrange a organização dos sistemas de serviços através de elementos essenciais básicos: inovação tecnológica integrados a prestar assistência de saúde, manter abrangência na saúde e superar problemas conjunturais.

Todos os dias, tomamos conhecimento sobre as aglomerações e as superlotações nos prontos-socorros, causando um problema no sistema de saúde. Alguns fatores caóticos contribuem para a superlotação dos serviços de emergência, ocasionando problemas no sistema de saúde, devido à falta de recursos tecnológicos e também humanos em grandes centros ou municípios distantes com difícil acesso.
Sobre esses fatores, analise as opções a seguir:
I- Aumento considerável da violência nos centros urbanos e desigualdades econômicas.
II- Atendimento médico na rede básica com queda de quantidade e qualidade.
III- Falta de recursos para os atendimentos emergenciais e profissionais habilitados.
IV- Crescimento das doenças crônicas e degenerativas com o envelhecimento da população.
A As opções I, II e IV estão corretas.
B As opções III e IV estão corretas.
C As opções II e III estão corretas.
D As opções I e III estão corretas.

Existem várias ferramentas que podem auxiliar o médico na visualização dos exames que os pacientes fazem para identificar algum problema de saúde e assim diagnosticar a receita ou o melhor caminho que deverá ser seguido. Hoje muitas doenças são descobertas até por uma máquina fotográfica em que é possível identificar se uma pessoa está perdendo a visão.
Sobre os serviços por imagens, analise as opções a seguir:
I- Medicina nuclear.
II- Mamografia.
III- Tomografia.
IV- Hemograma.
V- Ressonância.
a) Somente a opção IV está correta.
b) As opções I, II, III e V estão corretas.
c) As opções III, IV e V estão corretas.
d) As opções I, II, III e IV estão corretas.

Doenças inesperadas acontecem para muitas pessoas, e estas devem procurar atendimento em hospitais para a cura das enfermidades, assim como os serviços de assistência direta ao paciente que se concentram em diversos serviços.
Sobre os serviços que fazem parte do grupo de assistência direta, classifique V para as opções verdadeiras e F para as falsas:
( ) Pronto-socorro; assistência ambulatorial; internação.
( ) Serviço hospitalar; material esterilizado, serviços médicos.
( ) Unidade de tratamento intensivo, centro-cirúrgico e obstétrico.
( ) Serviços de análises clínicas; diagnóstico por imagem, banco de sangue.
( ) Tomografia computatorizada, radiologia; ressonância magnética; ultrassonografia.
A F - V - V - V - F.
B V - F - V - F - F.
C F - V - F - V - F.
D V - F - F - V - V.

A saúde é um direito de todos e abrange promoção e proteção à saúde. Com relação ao nível de atenção secundária à saúde, oferece serviços especializados, como tratamentos terapêuticos e diagnósticos de doenças. Contudo, para o paciente ter acesso à atenção secundária, terá primeiramente passado ou atendido pela atenção primária à saúde.
Com relação aos serviços de atenção secundária à saúde, sobre as normas que atendem aos critérios relevantes para uma assistência de promoção à saúde, analise as afirmativas a seguir:
I- Todo equipamento, como os materiais, deve apresentar inovações tecnológicas.
II- Toda assistência especializada prestada pelos profissionais abrange proteção à saúde e prevenção de agravos.
III- Os profissionais devem apresentar especialidades médicas.
IV- Os equipamentos utilizados para diagnósticos devem contribuir na precisão.
a) As afirmativas I, II e III estão corretas.
b) As afirmativas I, II e IV estão corretas.
c) As afirmativas I, III e IV estão corretas.
d) As afirmativas II e IV estão corretas.

Diversas são as atividades e serviços de assistência direta ao paciente além da obrigatoriedade de atendimento seguro e íntegro e serviços por diagnósticos. De acordo com Correa (2013), os serviços diagnósticos e terapêuticos (SADT) são os serviços complementares que ajudarão o médico no diagnóstico e prevenção da doença do paciente nos três níveis de atenção: primário, secundário e terciário.
Com relação aos serviços de diagnósticos de assistência à saúde, sobre as atuações que se destacam nos serviços de assistência à saúde, classifique V para as opções verdadeiras e F para as falsas:
( ) Diagnóstico por imagem.
( ) Laboratório de análises clínicas e banco de sangue.
( ) Serviços de reabilitação e bioética.
( ) Assistência ambulatorial.
a) F - V - V - F.
b) V - F - V - F.
c) F - F - V - V.
d) V - V - F - F.

Mais conteúdos dessa disciplina