Logo Passei Direto
Buscar
duplo. Comparadas com as células endocervicais, as endometriais são menores, apresentam citoplasma mais escasso e núcleo menor. Além disso, podem ainda ser ciliadas ou não e apresentar pouca definição de borda citoplasmática, com núcleo redondo ou oval, pequeno, excêntrico e hipercromático. II. Em mulheres na menopausa e nas crianças, o epitélio de revestimento da ectocérvice é atrófico. Nesse epitélio, há o predomínio de células parabasais, que são ovaladas, com o citoplasma denso cianofílico, núcleo redondo, metade do volume celular, cromatina granular e sem evidência de nucléolo. III. Na puberdade, com o início da vida reprodutiva, ocorre o alargamento do canal cervical, gerando uma inversão do epitélio endocervical que faz a mucosa cervical ter contato direto com o pH ácido vaginal. A acidificação do meio estimula as células de reserva que apresentam a capacidade de se proliferar em células escamosas ou glandulares endocervicais e estão localizadas na endocérvice, entre a lâmina basal e o epitélio endocervical. Essas células se proliferarem em diversas camadas (hiperplasia das células de reserva), iniciando um processo chamado de metaplasia escamosa. Nos esfregaços cervicovaginais, as células de reserva apresentam uma coloração de citoplasma bifásica, com prolongamentos citoplasmáticos. IV. A partir do segundo semestre da gravidez, há o predomínio na ectocérvice de células escamosas intermediárias, células poligonais com citoplasma abundante, transparente e cianofílico, com as bordas citoplasmáticas com pregueamentos, núcleo periférico e bordas bem definidas. Algumas dessas células apresentam vacúolos ricos em glicogênio (conhecidas como células naviculares), lactobacilos e citólise. As células endocervicais normalmente são maiores, com citoplasma preenchido por muco, assumindo um aspecto claro e abundante e núcleos são proeminentes.
Estão corretes as afirmativas:
I. Em mulheres na menopausa e nas crianças, o epitélio de revestimento da ectocérvice é atrófico.
II. Na puberdade, com o início da vida reprodutiva, ocorre o alargamento do canal cervical, gerando uma inversão do epitélio endocervical que faz a mucosa cervical ter contato direto com o pH ácido vaginal.
III. A partir do segundo semestre da gravidez, há o predomínio na ectocérvice de células escamosas intermediárias.
A - I e II
B - I e III
C - I e IV
D - II e III
E - II e IV
User badge image
Questões para o Sucesso

anteontem

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

anteontem

Vamos analisar cada afirmativa: I. Em mulheres na menopausa e nas crianças, o epitélio de revestimento da ectocérvice é atrófico. Verdadeiro, essa afirmativa está correta, pois o epitélio se torna mais fino e menos desenvolvido nessas condições. II. Na puberdade, com o início da vida reprodutiva, ocorre o alargamento do canal cervical, gerando uma inversão do epitélio endocervical que faz a mucosa cervical ter contato direto com o pH ácido vaginal. Verdadeiro, essa afirmativa também está correta, pois a puberdade traz mudanças hormonais que afetam o epitélio cervical. III. A partir do segundo semestre da gravidez, há o predomínio na ectocérvice de células escamosas intermediárias. Verdadeiro, essa afirmativa é correta, pois durante a gravidez, as células escamosas intermediárias se tornam predominantes na ectocérvice. Agora, vamos verificar as alternativas: A - I e II (corretas) B - I e III (corretas) C - I e IV (IV não foi analisada, mas não é correta) D - II e III (corretas) E - II e IV (IV não foi analisada, mas não é correta) Como as afirmativas I, II e III estão corretas, a alternativa que contém todas as afirmativas verdadeiras é: não há uma alternativa que contenha todas as afirmativas corretas. Entretanto, se considerarmos as opções disponíveis, a alternativa que contém as afirmativas corretas é a D - II e III.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

No momento da análise dos esfregaços cervicovaginais, algumas alterações citoplasmáticas, como presença de pigmentos e alterações na morfologia das células, podem ser resultados de problemas durante a fase pré-analítica.
Na leitura dos esfregaços, a presença de pigmentos castanhos sobre as células e o fundo com núcleos 'fantasmas' são problemas derivados da fase pré-analítica, respectivamente:
Contaminação durante a coleta de amostras e confecção dos esfregaços
Coloração das amostras e confecção dos esfregaços
Montagem da lâmina e confecção dos esfregaços
Confecção dos esfregaços e coloração das lâminas
Fixação das lâminas e coloração das lâminas

Durante a análise dos esfregaços, algumas características citoplasmáticas remetem às funções celulares.
Células com um núcleo oval ou redondo, volumoso, excêntrico, com a cromatina finamente granular e com discreta variação no tamanho localizado próximo à lâmina basal e com citoplasma volumoso, ligeiramente claro e basófilo, com alguns vacúolos e com uma área (linha) corada mais intensamente, são:
Células escamosas superficiais
Células escamosas intermediárias
Células metaplásicas ciliar
Células da endocérvice ciliar
Células endometriais glandulares

As células do epitélio escamoso de revestimento encontradas nos esfregaços cervicovaginais possuem desenvolvimento dependente de hormônio.
Considerando o processo de maturação das células do epitélio escamoso e sua correlação com os hormônios sexuais femininos, observe o gráfico e assinale a alternativa que faz a correlação correta:
No ciclo menstrual, ocorre na fase secretória, representada pelo número 2, um aumento dos níveis de progesterona, que leva à proliferação, à maturação completa e à estratificação do epitélio estratificado escamoso não queratinizado. Nos esfregaços, há predomínio de células escamosas superficiais, mas nos primeiros dias ainda se pode ver algumas células escamosas intermediárias.
No ciclo menstrual, ocorre na fase proliferativa, representada pelo número 1, um aumento dos níveis de estrogênio, que leva à proliferação, à maturação completa e à estratificação do epitélio estratificado escamoso não queratinizado. Nos esfregaços, há o predomínio de células escamosas superficiais, mas, nos primeiros dias, ainda estão presentes algumas células escamosas intermediárias.
No ciclo menstrual, ocorre na fase secretória, representada pelo número 2, um aumento dos níveis de progesterona, que leva à inibição da maturação das células escamosas do epitélio de revestimento. Nos esfregaços, há o predomínio de células escamosas superficiais do tipo navicular.
No ciclo menstrual, ocorre na fase proliferativa, representada pelo número 1, um aumento dos níveis de estrogênio, que leva à proliferação, à maturação completa e à estratificação do epitélio estratificado escamoso não queratinizado. Nos esfregaços, há o predomínio de células escamosas intermediárias, mas, nos primeiros dias, ainda estão presentes algumas células escamosas parabasais.
No ciclo menstrual, ocorre na fase proliferativa, representada pelo número 1, um aumento dos níveis de progesterona, que leva à proliferação, à maturação completa e à estratificação do epitélio estratificado escamoso não queratinizado. Nos esfregaços, há predomínio de células escamosas intermediárias, mas, nos primeiros dias, ainda se pode ver algumas células escamosas parabasais.

Os exames citopatológicos são realizados a partir de amostras que descamam de uma determinada região do corpo ou lesão. Elas podem ser obtidas de modo natural ou artificial, por punção ou aspirados.
Sobre os tipos de descamação celular, observe as alternativas a seguir:
I. O escarro é um exemplo de amostra coletada pela descamação natural.
II. Na descamação celular natural ou espontânea, as células são mais imaturas em relação à coleta realizada pela descamação artificial.
III. Na descamação celular natural ou espontânea, as células são mais maduras em relação à coleta realizada pela descamação artificial.
II
I e III.
I
I e II
III

Mais conteúdos dessa disciplina