Em um levanto topográfico, o nivelamento consiste na operação que define a altimetria do terreno por meio da determinação das diferenças de altura entre seus pontos cotados. Para o nivelamento, são utilizados equipamentos e acessórios (instrumentos de nivelamento) e processos (métodos de nivelamento). Entre os métodos utilizados para sua execução, a fim de produzir uma planta de curvas de nível, há: o nivelamento geométrico, trigonométrico, barométrico, taqueométrico, hidrostático e por GPS. Nesse sentido, o método geométrico é a técnica mais precisa e uma das mais utilizadas de campo. Por isso, esta técnica deve ser conhecida e dominada por um profissional topógrafo.
Devido a importância do nivelamento geométrico para a medição altimétrica, qual das alternativas abaixo descreve esse método de nivelamento?
Alternativas:
Ed
há 2 meses
Para identificar a descrição correta do método de nivelamento geométrico, vamos analisar cada alternativa: a) Utiliza-se barômetros metálicos (altímetros de mercúrio) que indicam as pressões atmosféricas - Isso se refere ao nivelamento barométrico, não ao geométrico. b) Realiza o cálculo do valor da tangente do ângulo de inclinação do terreno - Isso está relacionado ao nivelamento trigonométrico, não ao geométrico. c) As distâncias são obtidas por taqueometria - Isso descreve o nivelamento taqueométrico, não o geométrico. d) É o método mais simples de nivelamento, utilizando uma mangueira com água e miras graduadas - Isso se refere ao nivelamento hidrostático, não ao geométrico. e) As diferenças de nível são determinadas com instrumentos que fornecem visadas no plano horizontal. A interseção da mira é colocada sucessivamente nos pontos topográficos, determinando as alturas de leituras desses pontos - Esta descrição se alinha com o método geométrico, que utiliza um nível para medir as diferenças de altura entre os pontos. Portanto, a alternativa correta que descreve o método de nivelamento geométrico é: e) As diferenças de nível são determinadas com instrumentos que fornecem visadas no plano horizontal. A interseção da mira é colocada sucessivamente nos pontos topográficos, determinando as alturas de leituras desses pontos.