No entanto, para desempenho dessa tarefa é necessário um olhar especial, que seja treinado para a leitura da violência por meio dos sinais deixados pelas lesões e traumas que chegam para atendimento e até levam a óbitos (BRASIL, 2014).
Analisando o tema, concluímos estar correto que:
Escolha uma opção:
Sobre o comportamento do idoso, nem sempre o nervosismo ou medo quando o parceiro ou membro da família está presente indica sinais de violência, então podem ser desconsiderados.
Não existem características da família ou do parceiro que possam indicar violência, por isso os profissionais de saúde devem se ater aos relatos da própria pessoa idosa.
São sinais (red flags) de possível violência física, sexual, psicológica, financeira e negligência as lesões acidentais repetidas ou o padrão de vida e cuidados que não estão de acordo com a renda ou os bens, dentre outros fatores.
Quando um parceiro ou outro membro da família mostra raiva ou irritabilidade em relação ao paciente e quando o acompanhante ou familiar responde às perguntas do idoso, é importante atentar para o fato de o próprio idoso ser o perpetrador da violência.
Ed
há 2 meses
Analisando as opções apresentadas, vamos considerar cada uma delas em relação ao tema da violência contra idosos: 1. Sobre o comportamento do idoso, nem sempre o nervosismo ou medo quando o parceiro ou membro da família está presente indica sinais de violência, então podem ser desconsiderados. - Essa afirmação é problemática, pois o nervosismo ou medo pode, sim, ser um indicativo de violência. 2. Não existem características da família ou do parceiro que possam indicar violência, por isso os profissionais de saúde devem se ater aos relatos da própria pessoa idosa. - Essa afirmação é incorreta, pois existem sim características que podem indicar violência, e os profissionais devem considerar todos os sinais. 3. São sinais (red flags) de possível violência física, sexual, psicológica, financeira e negligência as lesões acidentais repetidas ou o padrão de vida e cuidados que não estão de acordo com a renda ou os bens, dentre outros fatores. - Esta afirmação está correta, pois reconhece que existem sinais que podem indicar diferentes formas de violência. 4. Quando um parceiro ou outro membro da família mostra raiva ou irritabilidade em relação ao paciente e quando o acompanhante ou familiar responde às perguntas do idoso, é importante atentar para o fato de o próprio idoso ser o perpetrador da violência. - Essa afirmação é confusa e não reflete a realidade da dinâmica de violência, onde geralmente o idoso é a vítima. Portanto, a opção correta é: "São sinais (red flags) de possível violência física, sexual, psicológica, financeira e negligência as lesões acidentais repetidas ou o padrão de vida e cuidados que não estão de acordo com a renda ou os bens, dentre outros fatores."