Logo Passei Direto
Buscar
Leia o texto e analise a imagem a seguir:
É correto o que se afirma em:
I. No planejamento das cidades, deve-se priorizar o transporte coletivo, situação que está em consonância com o que ocorre nas cidades mais populosas.
II. O engajamento dos cidadãos nos debates e no planejamento das cidades é essencial para o desenvolvimento de projetos urbanos viáveis, acessíveis e sustentáveis.
III. É necessário que o planejamento de uma cidade sustentável esteja focado na fluidez dos veículos automotores autônomos, na diversidade de opções e modalidades compartilhadas de transporte.
IV. A utilização de painéis solares para abastecer veículos e a diminuição da emissão de gases poluentes em uma cidade sustentável são metas ainda distantes atingidas no Brasil, devido à primazia dos meios de transportes movidos a combustíveis fósseis.
I e III, apenas.
I, apenas.
II, apenas.
III e IV, apenas.
II e IV, apenas.
User badge image
EducaFit

há 2 semanas

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 semanas

Vamos analisar cada afirmativa: I. No planejamento das cidades, deve-se priorizar o transporte coletivo, situação que está em consonância com o que ocorre nas cidades mais populosas. Verdadeiro, priorizar o transporte coletivo é uma prática comum em cidades populosas para melhorar a mobilidade urbana. II. O engajamento dos cidadãos nos debates e no planejamento das cidades é essencial para o desenvolvimento de projetos urbanos viáveis, acessíveis e sustentáveis. Verdadeiro, o envolvimento da comunidade é fundamental para garantir que os projetos atendam às necessidades dos cidadãos. III. É necessário que o planejamento de uma cidade sustentável esteja focado na fluidez dos veículos automotores autônomos, na diversidade de opções e modalidades compartilhadas de transporte. Falso, embora a fluidez do tráfego seja importante, o foco exclusivo em veículos autônomos pode não ser a prioridade em um planejamento sustentável, que deve considerar também o transporte coletivo e não motorizado. IV. A utilização de painéis solares para abastecer veículos e a diminuição da emissão de gases poluentes em uma cidade sustentável são metas ainda distantes atingidas no Brasil, devido à primazia dos meios de transportes movidos a combustíveis fósseis. Verdadeiro, essa afirmativa reflete a realidade atual do Brasil em relação à dependência de combustíveis fósseis. Com base nas análises, as afirmativas verdadeiras são I, II e IV. Portanto, a alternativa que contém todos os itens verdadeiros é: II, apenas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Leia o texto a seguir: A alimentação adequada e saudável é um direito humano básico que envolve a garantia ao acesso permanente e regular, de forma socialmente justa, a u adequada aos aspectos biológicos e sociais do indivíduo e que deve estar em acordo com as necessidades alimentares especiais; ser referenciada pela cu dimensões de gênero, raça e etnia; acessível do ponto de vista físico e financeiro; harmônica em quantidade e qualidade, atendendo aos princípios da va moderação e prazer; e baseada em práticas produtivas adequadas e sustentáveis. Neste sentido, o Ministério da Saúde publicou em 2014 o Guia Alimentar para a População Brasileira que se constitui em uma das estratégias para imple de promoção da alimentação adequada e saudável que integra a Política Nacional de Alimentação e Nutrição.
Considerando as diretrizes do referente guia, avalie as afirmacoes abaixo:
I. A base de uma alimentação saudável deve ser de alimentos in natura e minimamente processados, que promovem um sistema alimentar socialmente e sustentável.
II. Temperos como óleos de soja, de milho e de girassol utilizados no preparo de alimentos, assim como açúcar e sal devem ser evitados porque aumenta crônicas não transmissíveis, como diabetes, hipertensão arterial e hipercolesterolemia.
III. Lanchonetes ou restaurantes de lanches rápidos, também conhecidos como fast foods, são ótimas opções para quem não tem tempo para comer porq comer em qualquer local, como mesa do trabalho, carro ou até em pé.
IV. Se você tem habilidades culinárias, procure desenvolvê-las e partilhá-las, inclusive com crianças e jovens, sem distinção de gênero. Se você não tem h e isso vale para homens e mulheres –, procure adquiri-las.
I, II e III, apenas.
I e II, apenas.
I e IV, apenas.
III e IV, apenas.
II, III e IV, apenas.

Leia o texto a seguir: Os regimes autoritários visam o controle social, mediante a restrição de determinados direitos e a obediência passiva da população. Já os regimes totalitários visam uma ideologia dominante, que visa o domínio pleno da população, que são “conquistadas” por meio da propaganda do regime, de forma que se tem a total liberdade e até mesmo a eliminação de toda espontaneidade humana e não a simples restrição, por mais tirânica que seja, da liberdade.
Considerando o texto acima, avalie os conceitos que regem as questões relativas ao autoritarismo, totalitarismo e a democracia:
I. Pode–se dizer que os regimes totalitários são regidos para conduzir a sociedade civil à uma ideologia oficial do Estado.
II. Os regimes autoritários jamais recorrem a qualquer forma de legalidade ou aparência institucional para justificar sua autoridade.
III. Há um consenso que a democracia trata-se de um objetivo impossível de ser alcançado, posto que sempre se estabelecerá um estado de exceção para a ordem.
IV. Com base na definição de Hannah Arendt, pode-se dizer que o regime militar no Brasil, proveniente do golpe de Estado de 1964 implementou um regime de natureza não totalitária, já que nesta última situação, verifica-se características mais presentes em regimes conduzidos por uma ideologia oficial, como o Nazismo na Alemanha, o Salazarismo em Portugal e o Franquismo na Espanha.
V. O positivismo é uma doutrina que historicamente promoveu apenas regimes democráticos e participativos, sendo totalmente incompatível com qualquer autoritarismo.
I e III, apenas.
III e V, apenas.
II e IV, apenas.
I e IV, apenas.
I e V, apenas.

Leia o texto a seguir: (...) "Em termos objetivos, a língua dificilmente pode ser tomada como um critério para definir nação, a não ser como invenção de uma elite letrada, no processo de homogenização cultural, inerente à formação das nações modernas. A língua não é, contudo, criação meramente artificial (HOBSBAWN, 1990). No caso brasileiro, percebe-se que o seu projeto de padronização de uma “língua brasileira” é, em princípio, ancorado na língua indígena e, posteriormente, em uma língua falada pelo povo, presente na poesia popular, como mostram suas muitas contendas linguísticas.
Considerando o texto apresentado, sobre o projeto de construção da identidade nacional e da língua brasileira no século XIX, com destaque para a atuação da elite letrada, avalie as afirmativas:
I. O projeto de padronização de uma 'língua brasileira' idealizado por José de Alencar inicialmente buscou inspiração na língua indígena e, posteriormente, na língua falada pelo povo, presente na poesia popular, como meio de se afastar do modelo puramente português.
II. A busca pela homogeneização cultural foi um elemento central na formação das nações modernas, sendo que a língua, nesse contexto, foi largamente utilizada como critério de definição de nação, especialmente por uma elite letrada.
III. A alfabetização foi considerada a única e principal via de integração linguística das populações indígenas e africanas à língua hegemônica no Brasil do século XIX, como o texto ressalta os altos índices escolares da época.
IV. Os projetos de definição da 'língua brasileira' empreendidos pela elite letrada optaram por descartar as línguas indígenas e africanas como possíveis línguas oficiais, classificando-as como primitivas ou bárbaras, aceitando apenas o aproveitamento pontual de alguns vocábulos e expressões.
I, III e IV, apenas.
I, II e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
I, II, III e IV.
II, III e IV.

Mais conteúdos dessa disciplina