Logo Passei Direto
Buscar
LiveAo vivo
Leia o texto a seguir: (...) "Percebe-se que esta ideologia do racismo manteve a sua estrutura fundamental, só alterando as formas da sua manifestação. No período da escravidão, os negros eram considerados não humanos, portanto passíveis de serem tratados de forma desumana; na transição da escravidão para o assalariato, os negros eram excluídos do mercado formal de trabalho; em seguida, os negros tinham como alternativa social a assimilação dos valores brancos inclusive pelo mascaramento de características visíveis da sua origem via miscigenação."
Considerando as informações, avalie as afirmações abaixo.
I. No Brasil, é possível que o racismo esteja instaurado socialmente de forma inconsciente, e, como consequência, aumenta as injustiças em diferentes esferas.
II. A ideia de racismo é ofuscada, em território nacional, devido ao falso mito da miscigenação e da troca harmoniosa entre os colonizadores brancos e os escravizados.
III. Como a maioria da população brasileira é negra, cerca de 55%, é inviável pensar na ideologia de privilégio branco, visto que essas pessoas fazem parte da população racial.
IV. As cotas em universidades públicas são prejudiciais para os próprios negros, que são vistos ainda mais inferiores cultural e intelectualmente.
II e III, apenas.
I e II, apenas.
I e IV, apenas.
III e IV, apenas.
User badge image
Testando o Conhecimento

anteontem

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

anteontem

Vamos analisar cada uma das afirmações: I. No Brasil, é possível que o racismo esteja instaurado socialmente de forma inconsciente, e, como consequência, aumenta as injustiças em diferentes esferas. Verdadeiro, essa afirmação é correta, pois o racismo pode se manifestar de maneira sutil e inconsciente, perpetuando desigualdades. II. A ideia de racismo é ofuscada, em território nacional, devido ao falso mito da miscigenação e da troca harmoniosa entre os colonizadores brancos e os escravizados. Verdadeiro, essa afirmação também é correta, pois o mito da miscigenação muitas vezes minimiza as realidades do racismo e das desigualdades raciais no Brasil. III. Como a maioria da população brasileira é negra, cerca de 55%, é inviável pensar na ideologia de privilégio branco, visto que essas pessoas fazem parte da população racial. Falso, essa afirmação é problemática, pois mesmo que a população negra seja significativa, a estrutura de privilégios e desigualdades raciais ainda existe, e a ideia de privilégio branco não se baseia apenas na proporção da população, mas nas relações de poder e acesso a recursos. IV. As cotas em universidades públicas são prejudiciais para os próprios negros, que são vistos ainda mais inferiores cultural e intelectualmente. Falso, essa afirmação é uma crítica comum, mas não é uma verdade universal. As cotas visam corrigir desigualdades históricas e proporcionar oportunidades, e a ideia de que elas tornam os negros vistos como inferiores é uma generalização que não reflete a realidade de todos os contextos. Com base nas análises, as afirmações verdadeiras são I e II. Portanto, a alternativa correta é: I e II, apenas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Leia o texto a seguir: Os regimes autoritários visam o controle social, mediante a restrição de determinados direitos e a obediência passiva da população. Já os regimes totalitários visam uma ideologia dominante, que visa o domínio pleno da população, que são “conquistadas” por meio da propaganda do regime, de forma que se tem a total liberdade e até mesmo a eliminação de toda espontaneidade humana e não a simples restrição, por mais tirânica que seja, da liberdade.
Analise, com base no trecho acima, os conceitos que regem as questões relativas ao autoritarismo, totalitarismo e a democracia.
I. Pode–se dizer que os regimes totalitários são regidos para conduzir a sociedade civil à uma ideologia oficial do Estado.
II. Apenas no campo do autoritarismo é que se verifica a busca de uma roupagem legalista para manter a aparência de legitimidade diante das práticas re.
III. Há um consenso que a democracia trata-se de um objetivo impossível de ser alcançado, posto que sempre se estabelecerá um estado de exceção para manter a ordem.
IV. Com base na definição de Hannah Arendt, pode-se dizer que o regime militar no Brasil, proveniente do golpe de Estado de 1964 implementou um regime de natureza não totalitária, já que nesta última situação, verifica-se características mais presentes em regimes conduzidos por uma ideologia oficial, como o Nazismo na Alemanha, o Salazarismo em Portugal e o Franquismo na Espanha.
V. Modelos baseados no positivismo conduzem a um processo político/social de natureza autoritária.
I e IV, apenas.
I e V, apenas.
I e III, apenas.
I e IV, apenas.
II e IV, apenas.
III e V, apenas.

Leia o texto a seguir: A Indústria 4.0 é um grande diferencial competitivo para uma organização. As organizações que adotarem as ferramentas da Indústria 4.0 tem ganhos significativos de produtividade se comparado a média de produção com as outras organizações. O grande desafio é qualificar profissionais que saibam lidar com máquinas em sintonia com o ser humano.
Considerando os textos acima, é possível dizer que a Indústria 4.0 é capaz de criar:
caminhos para a inovação para oferecer produtos e serviços com mais qualidade, personalizados e de acordo com a necessidade do cliente, além de uma produção mais flexível e customizada.
caminhos para elaborar uma nova geração de teorias sobre a inteligência artificial (IA) de forma mais competitiva elevando a capacidade técnica dos profissionais com processamento de linguagem natural para processar e acessar dados em tempo real.
caminhos para estudar a inteligência artificial como método aplicado ao desenvolvimento de estudos personalizados de acordo com as necessidades.
caminhos em busca de meio para o desenvolvimento de sistemas de inteligência artificial (IA) nas organizações internacionais. Uma das estratégias é investimentos públicos e privados no setor de tecnologia para viabilizar todos os processos de produção de tecnologias que atendam às necessidades.
caminhos estratégicos visando orientar a construção de políticas nacionais de incentivo ao desenvolvimento de componentes eletrônicos de inteligência artificial (IA). Essas políticas são essenciais para facilitar a criação de uma inteligência artificial (IA) sem os obstáculos gerados pela burocracia.

Pensando na visão estratégica necessária ao empreendedorismo, avalie as afirmações a seguir: I. Um dos requisitos na ação empreendedora é planejar a captação de recursos como capital, equipamentos e pessoas. II. Reconhecer que o trabalho estratégico somente terá início após um período de um ano de uma empresa em funcionamento. III. Uma das estratégias possíveis para um interessado em desenvolver um negócio é a aquisição de uma franquia.
É correto o que se afirma em:
I e III, apenas.
II, apenas.
III, apenas.
I e II, apenas.

Leia o texto a seguir: “Ilustramos um processo de reconfiguração sociotécnica — um entrelaçamento de ferramentas metodológicas, artefatos e discursos … mostrando como opera por meio de um processo cumulativo de descolonização do imaginário, desafiando a relação colonial entre centro/periferia e posicionando jovens atores que reinventam seus repertórios e territórios.”
Com base nesse recorte, e considerando a prática da “tecnologia social” como instrumento de ressignificação territorial por jovens em favelas, qual alternativa representa uma ação que incorpora sociodiversidade e reconstrução de território?
Criação de workshops comunitários onde moradores identificam objetos, memórias e símbolos do bairro, refletem sobre sua ocupação territorial e realizam intervenções visuais que fortalecem o senso de pertencimento local.
Políticas públicas que simplesmente fornecem infraestrutura cultural (teatros, bibliotecas) sem considerar como essas estruturas dialogam com a diversidade ou com práticas territoriais existentes.
Jovens de periferia produzindo arte de rua inspirada em estilos internacionais, com pouca referência às suas vivências locais, voltada ao público externo.
Campanhas oficiais urbanas que almejam “embelezar” periferias para atrair turismo, sem envolvimento direto dos moradores.
Realização de murais com artistas externos contratados, que utilizam estilos tradicionais de pintura mural, mas desconsideram a voz dos moradores locais.

Mais conteúdos dessa disciplina