A relação jurídica tributária entre o fisco e o contribuinte é composta por várias fases, iniciando-se pela incidência, passando pelo fato gerador e, em seguida, pela obrigação tributária e, finalmente, pelo crédito tributário. Cada uma das fases possui sua importância para que, no final, o tributo seja instituído ao contribuinte, que poderá ser qualquer pessoa física ou jurídica. O fato gerador é a forma como a obrigação nasce no mundo jurídico. O contribuinte possui direitos que não podem ser violados. O fisco garante uma proteção ao contribuinte, através da limitação ao poder de tributar, prevista na Constituição Federal.
A respeito do fisco e do contribuinte, julgue as afirmações a seguir.
1. O Fisco Federal tem atuação ampla, com competência para fiscalizar as empresas que fazem pagamento de tributos federais e estaduais.
II. O descumprimento da legislação e a falta de organização no arquivamento de dados são situações que poderão gerar problemas fiscais às empresas.
III. Um exemplo de imposto de competência do fisco municipal é o ISS e um exemplo de competência do fisco estadual é o Imposto de Renda.
IV. O Termo de Início de Ação Fiscal (TIAF) demonstra o início da fiscalização tributária e deverá ser lavrado e apresentado ao sujeito passivo da obrigação tributária.
É correto o que se afirma em
A
1, apenas.
B 11, Ill e IV, apenas.
C Il e IV, apenas.
D 1, 11, Ill e IV.
1 e III, apenas.
Ed
ontem
Vamos analisar cada uma das afirmações: 1. O Fisco Federal tem atuação ampla, com competência para fiscalizar as empresas que fazem pagamento de tributos federais e estaduais. Falso. O Fisco Federal fiscaliza tributos federais, enquanto os tributos estaduais são fiscalizados pelo Fisco Estadual. II. O descumprimento da legislação e a falta de organização no arquivamento de dados são situações que poderão gerar problemas fiscais às empresas. Verdadeiro. Essa afirmação está correta, pois a falta de organização e o descumprimento da legislação podem, de fato, levar a problemas fiscais. III. Um exemplo de imposto de competência do fisco municipal é o ISS e um exemplo de competência do fisco estadual é o Imposto de Renda. Falso. O Imposto de Renda é um imposto de competência da União, não do fisco estadual. IV. O Termo de Início de Ação Fiscal (TIAF) demonstra o início da fiscalização tributária e deverá ser lavrado e apresentado ao sujeito passivo da obrigação tributária. Verdadeiro. Essa afirmação está correta, pois o TIAF é um documento que formaliza o início da fiscalização. Agora, vamos resumir as afirmações corretas: - Afirmativa II: Verdadeira - Afirmativa IV: Verdadeira Portanto, a alternativa que contém todas as afirmações verdadeiras é: C) II e IV, apenas.