Logo Passei Direto
Buscar
Nos termos da NBC TP 01 – Perícia Contábil, § 32º O planejamento da perícia é a etapa do trabalho pericial que antecede as diligências, pesquisas, cálculos e respostas aos quesitos, na qual o perito estabelece os procedimentos gerais dos exames a serem executados no âmbito judicial, extrajudicial para o qual foi nomeado, indicado ou contratado.
Com base nas informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: I. O planejamento da perícia é um procedimento prévio abrangente que se propõe a consolidar todas as etapas da perícia. PORQUE II. O programa de trabalho é uma especificação de cada etapa a ser realizada que deve ser elaborada com base nos quesitos e/ou no objeto da perícia. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
A As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
B As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
C A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
D A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
User badge image
Questões Para a Compreensão

ontem

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ontem

Vamos analisar as asserções: I. O planejamento da perícia é um procedimento prévio abrangente que se propõe a consolidar todas as etapas da perícia. Essa afirmação é verdadeira, pois o planejamento realmente abrange todas as etapas necessárias para a realização da perícia. II. O programa de trabalho é uma especificação de cada etapa a ser realizada que deve ser elaborada com base nos quesitos e/ou no objeto da perícia. Essa afirmação também é verdadeira, pois o programa de trabalho detalha as etapas específicas que serão seguidas, alinhando-se aos quesitos e ao objeto da perícia. Agora, vamos avaliar a relação entre as duas asserções. A asserção II complementa a I, pois explica como o planejamento (I) se desdobra em um programa de trabalho (II). Portanto, a II é uma justificativa correta da I. Com base nessa análise, a opção correta é: B As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Uma boa prática é não entregar ‘de pronto’ o laudo ou o parecer – no mesmo dia em que é terminado – o ideal é deixar a peça técnica em repouso, por um ou dois dias. Passado o tempo sugerido, recomenda-se nova leitura do conteúdo do trabalho técnico.
Com base nas informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: I. O laudo pericial contábil e o parecer pericial contábil são sempre dirigidos ao magistrado responsável pelo processo objeto da perícia contábil realizada. PORQUE II. O laudo contém uma primeira página de endereçamento ou de apresentação, na qual é identificado a qual magistrado se dirige, são especificados o processo e as respectivas partes, bem como se se trata de laudo pericial contábil ou de parecer pericial contábil. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
A As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
B As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
C A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
D A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

As provas são o meio pelo qual o litigante (parte que alegou um fato contestado pelo outro) demonstra a existência e realidade daquele fato. Sua veracidade tem o intuito de esclarecer a história e subsidiar a tomada de decisão do juiz.
Considerando o texto apresentado, analise as afirmativas a seguir: I. As provas judiciais são essenciais na elucidação em função de reconstruírem a história do que aconteceu. II. A autenticidade dos fatos apresentados evidenciam a convicção jurídica, ou seja, as provas utilizadas em juízo fazem parte do conjunto de fatos que levam à convicção. III. A legislação brasileira aponta que os meios de provas que podem existir em um processo são, entre outros, documentos, testemunhas, declarações das partes, vistorias, perícias e inspeções judiciais. IV. O processo judicial faz ser possível identificar a veracidade por meio da reconstrução da história utilizando simulações e cenários adaptados de outras realidades. Nesses casos, é desnecessário apresentar qualquer tipo de prova judicial. É correto o que se afirma em:
A I, II e III, apenas.
B II e IV, apenas.
C III e IV, apenas.
D I, apenas.

O planejamento envolve o serviço de preparação de um trabalho, de uma tarefa, com o estabelecimento de métodos convenientes. Sobre a perícia, planejamento é a fase na qual o perito analisa os autos a serem periciados, verifica a existência de documentos necessários para a realização da perícia, ou diligência.
Com base no texto apresentado, julgue os conceitos de planejamento de perícia nas afirmativas a seguir: I. A etapa de planejamento tem vários fatores positivos, entre eles, como elaborar um cronograma de execução para atender prazos, avaliar os custos da perícia, verificar a necessidade de equipe técnica. II. A perícia deve ser planejada cuidadosamente, com vista ao cumprimento do prazo, inclusive o da legislação relativa ao laudo pericial ou parecer técnico, sendo o planejamento, a etapa do trabalho na qual o perito estabelecerá as diretrizes e a metodologia a serem aplicadas. III. O planejamento da perícia contábil já tem início com a leitura do processo, momento em que o perito desenvolverá os chamados “papéis de trabalho”, que consiste em transcrever na pasta virtual relativa ao processo aquilo que de mais importante foi identificado quando essa atividade foi desenvolvida nos autos do processo. IV. O trabalho de perícia poderá sofrer alterações do prazo planejado em função de outros compromissos profissionais e particulares do perito. Nesse caso, a cada necessidade de prorrogação, o perito informa ao juiz quanto tempo mais necessita além do planejado, sendo o juiz, obrigado a acatar e adequar o novo prazo ao processo. É correto o que se afirma em:
A I, II e III, apenas.
B II e IV, apenas.
C III e IV, apenas.
D I, apenas.

O cenário de impedimento e/ou suspeição emerge quando há uma conexão profissional com as partes envolvidas, amizade ou hostilidade para com os litigantes, interesse direto ou indireto no caso, vínculo familiar, ou a condição de credor ou devedor do perito ou do seu parceiro.
Sobre a suspeição ao perito contábil, analise as afirmações considerando V para verdadeiro e F para falso: ( ) Maria, contadora, foi nomeada perita contábil pelo juiz da primeira vara cível da cidade onde reside. Ela deve declarar-se suspeita se verificar a ocorrência de situações que venham suscitar suspeição em função da sua imparcialidade ou independência e, dessa maneira, comprometer o resultado do seu trabalho em relação à decisão. ( ) Rosilda, contadora, foi nomeada perita contábil pelo juiz da primeira vara cível da cidade onde reside. Ela deve declarar-se suspeita se verificar a ocorrência de situações que venham suscitar suspeição, como, por exemplo, ser credora ou devedora em mora de uma das partes em litígio. ( ) Marisa, contadora, assistente técnica de uma das partes em litígio deve declarar-se suspeito apenas nos casos previstos da NBC PP 01 – PERITO CONTÁBIL, sendo possível declarar-se suspeito por motivo íntimo. ( ) Conforme NBC PP 01 – PERITO CONTÁBIL, não há qualquer possibilidade de suspeição nos casos em que o perito é amigo íntimo ou inimigo capital de qualquer das partes. Assinale a afirmativa que contempla corretamente a sequência:
A F, F, F, V.
B V, V, V, F.
C V, V, F, F.
D F, V, V, F.

A atividade realizada ou executada por peritos objetiva esclarecer ou evidenciar fatos, objeto do litígio judicial ou por interesse extrajudicial. Significa, dessarte, a pesquisa, as vistorias, a investigação, o exame, os arbitramentos, as avaliações, a realidade de certos fatos ou verificação da verdade, por pessoas que tenham habilitação profissional, reconhecida experiência quanto à matéria e ilibada idoneidade moral.
Com base no texto apresentado, analise as afirmações considerando V para verdadeiro e F para falso: ( ) A perícia contábil é a verificação de fatos comportamentais acerca da gestão fiscal de uma sociedade exclusiva para casos de falência. A massa falida é composta dos Ativos que serão estudados pelo perito para cumprimento das obrigações da entidade. ( ) A perícia contábil constitui o conjunto de procedimentos técnico-científicos destinados a levar à instância decisória elementos de prova necessários a subsidiar à justa solução do litígio ou constatação de fato. ( ) A Perícia Contábil se encontra em evolução desde 1945, quando o Decreto Lei nº 9.295/46 que criou a profissão do Contador, a este atribuiu, entre suas diversas competências, com exclusividade a da Perícia e da Auditoria Contábil, as quais enobrecem o exercício profissional. ( ) A perícia é o exame complementar, solicitado como reserva para confirmação, em um processo que envolve a quantidade insuficiente de testemunhas ou apresenta documentos ilegíveis. Assinale a afirmativa que contempla corretamente a sequência:
A F, V, V, F.
B V, V, F, F.
C V, V, V, F.
D V, F, F, V.

Mais conteúdos dessa disciplina