Logo Passei Direto
Buscar

Psicopedagogia

Colégio Objetivo
Mourthé, Lima e Padilha (2018, p. 586) fizeram um estudo sobre aprendizagem ativa, educação, emoções e arte. “Ao nos aprofundarmos na compreensão das emoções como predisposições corporais que fundamentam domínios de ação das mais refinadas atividades racionais, vemos emergir um espaço que favorece o desenvolvimento de competência na formação e capacitação profissionais. Imersos em um contexto social de recorrentes expressões de confronto e exclusão, as dinâmicas dialógicas propiciadas pela abordagem pedagógica aqui proposta criam ambientes conversacionais capazes de resgatar comportamentos empáticos”.
Sobre o exposto, analise as afirmativas a seguir:
I- A empatia é uma das habilidades emocionais que compõem a competência emocional.
II- Crianças que foram maltratadas parecem estar tentando se proteger de ameaças, e experimentam emoções mais intensas e empatia deprimida.
III- Ainda que a imaginação possa desencadear emoções, a empatia por outra pessoa em perigo ou por violação das normas sociais não tem essa capacidade.
A As afirmativas I e III estão corretas.
B As afirmativas II e III estão corretas.
C Somente a afirmativa I está correta.
D As afirmativas I e II estão corretas.
User badge image
psicopedagogia360

há 2 semanas

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 semanas

Vamos analisar cada afirmativa: I- A empatia é uma das habilidades emocionais que compõem a competência emocional. Verdadeiro, a empatia é, de fato, considerada uma habilidade emocional importante dentro do conceito de competência emocional. II- Crianças que foram maltratadas parecem estar tentando se proteger de ameaças, e experimentam emoções mais intensas e empatia deprimida. Verdadeiro, crianças que passaram por experiências de maltrato podem desenvolver dificuldades em expressar empatia, além de vivenciarem emoções intensas devido ao trauma. III- Ainda que a imaginação possa desencadear emoções, a empatia por outra pessoa em perigo ou por violação das normas sociais não tem essa capacidade. Falso, a empatia pode, sim, ser desencadeada pela imaginação, especialmente ao se colocar no lugar do outro em situações de perigo ou injustiça. Com base nas análises: - A afirmativa I está correta. - A afirmativa II está correta. - A afirmativa III está incorreta. Portanto, a alternativa que contém todos os itens verdadeiros é: D) As afirmativas I e II estão corretas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Nos cursos de formação de professores é sempre necessário ressaltar a importância da literatura infantojuvenil na formação de leitores. Ao longo das décadas, muitas crianças têm tido a imaginação estimulada por intermédio da leitura de obras tais como “O Pequeno Polegar”, “Aventuras do Príncipe”, “Branca de Neve” e "O pó de Pirlimpimpim". Tendo em vista o uso de livros de literatura infantil articulado às estratégias para desenvolver a compreensão das crianças sobre a emoção nas expressões de outras pessoas, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- O professor pode chamar a atenção das crianças para as ilustrações dos livros que mostrem uma personagem caindo, ou uma personagem recebendo provocações. Isso pode contribuir para a identificação de emoções.
II- O professor pode solicitar que a criança tente perceber a emoção de tais personagens, ressaltando para ficarem atentos à expressão facial delas. Além disso, o professor pode pedir que imaginem o que poderia ser feito ou dito para ajudá-las.
III- As ilustrações dos livros de literatura infantil só servem para dar um colorido às páginas. O professor deve se restringir ao texto escrito, e dar enfoque às palavras do diálogo entre as personagens para conduzir a rotulação de emoções.
A As sentenças II e III estão corretas.
B Somente a sentença I está correta.
C As sentenças I e II estão corretas.
D Somente a sentença III está correta.

“As emoções primárias podem variar em intensidade, resultando na emersão de uma nova emoção” (PINTO et al., 2013, p. 216).
Sobre as relações entre emoção e intensidade, assinale a alternativa INCORRETA:
A Pais (ou responsáveis pelas crianças) podem solicitar que seus filhos regulem negativamente a intensidade de suas exibições emocionais.
B Existem diferenças na intensidade e no alcance das emoções que pessoas integrantes de diferentes culturas exibem.
C Os alunos precisam perceber que as emoções ocorrem em graus ou intensidades, para tanto, podem aprender a avaliar as emoções de acordo com alguma escala.
D A fim de gerar uma estratégia para minimizar a intensidade da reação de uma criança, é desnecessário que ela perceba que está sentindo uma emoção.

Um estudo foi feito acerca de reestruturação cognitiva, no qual foram mencionados três relatos de casos. “Nos três casos apresentados, pode-se observar e confirmar a efetividade do uso de imagens nos processos de identificação de crenças, reestruturação cognitiva e regulação emocional” (KUNZLER; FERREIRA-DE-LIMA; FENG, 2020, p. 111).
Sobre o exposto, assinale a alternativa INCORRETA:
A No início da adolescência a reestruturação cognitiva melhora um pouco; porém, no meio da adolescência, há diminuição temporária da reestruturação cognitiva.
B O uso da reestruturação cognitiva diminui entre as crianças que estão ingressando no Ensino Fundamental.
C A utilização da reestruturação cognitiva aumenta na medida em que os estudantes passam dos primeiros anos aos últimos anos do Ensino Fundamental.
D A reestruturação cognitiva é uma das estratégias de enfrentamento cognitivo. Conforme a criança vai crescendo, há maior diversificação dessa estratégia.

Mais conteúdos dessa disciplina