Logo Passei Direto
Buscar
(INSTITUTO AOCP / 2016) Um motor shunt, de corrente continua com resistência de armadura de 0,3 Ω e queda de tensão nas escovas de 5 V, recebe uma tensão de 120 V através dos terminais da armadura. Considerando o exposto, é correto afirmar que a corrente da armadura, quando a velocidade produz uma FCEM de 110 V para uma dada carga é de:
A 16,667 A.
User badge image
Questões Para a Compreensão

há 3 semanas

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 3 semanas

Para resolver essa questão, vamos usar a fórmula da tensão no motor shunt: \[ V = E + I_a \cdot R_a + V_{esc} \] onde: - \( V \) é a tensão aplicada (120 V), - \( E \) é a força contra-eletromotriz (FCEM) (110 V), - \( I_a \) é a corrente da armadura, - \( R_a \) é a resistência da armadura (0,3 Ω), - \( V_{esc} \) é a queda de tensão nas escovas (5 V). Substituindo os valores na fórmula: \[ 120 = 110 + I_a \cdot 0,3 + 5 \] Simplificando: \[ 120 = 115 + I_a \cdot 0,3 \] \[ 120 - 115 = I_a \cdot 0,3 \] \[ 5 = I_a \cdot 0,3 \] Agora, isolando \( I_a \): \[ I_a = \frac{5}{0,3} \] \[ I_a = 16,667 \, A \] Portanto, a corrente da armadura é de 16,667 A, que é a resposta correta.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

(Petrobrás / 2010) Um motor de indução bobinado deverá ser empregado para acionar uma carga com conjugado de partida elevado e constante. É sabido que o conjugado máximo do motor é suficiente para atender a essa carga e que ele se encontra perto de sua velocidade síncrona. Para acionar essa carga sem alterar o valor do torque máximo do motor, deve-se:
Partir o motor com tensão reduzida e aumentá-la à medida que a velocidade do motor se aproxima da velocidade de regime.
Curto-circuitar os terminais do rotor, de modo a diminuir a resistência de partida, e abrir os terminais ao alcançar a velocidade de regime.
Aumentar a resistência do rotor do motor no momento da sua partida, reduzindo-a, gradativamente, até chegar à velocidade de regime.
Partir o motor com velocidade reduzida e aumentá-la linearmente, até que seja atingida a velocidade de regime.
Aplicar tensão nos terminais do motor com frequência acima da frequência nominal.

Mais conteúdos dessa disciplina