Logo Passei Direto
Buscar

Inglês

Outros
A Base Nacional Comum Curricular apresenta, em seu texto, competências gerais, entre elas a seguinte: ―Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.‖
Considerando as informações apresentadas, avalie as afirmacoes a seguir:
I. As tecnologias digitais no contexto escolar são elementos intrínsecos e essenciais, devendo ser integradas como suporte metodológico e ferramenta de acesso à informação e criação de conhecimento.
II. Além de usar a tecnologia para apoiar as práticas de ensino, como as apresentações digitais, é preciso que a escola proporcione momentos em que os estudantes criem conteúdos digitais.
III. Uma importante prática relacionada a essa competência é a compreensão do que é segurança digital e como ela pode auxiliar nos processos democráticos.
I, II e III.
I, apenas.
II, apenas.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
User badge image
Exercícios Para o Conhecimento

há 4 dias

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 4 dias

Vamos analisar cada afirmativa: I. As tecnologias digitais no contexto escolar são elementos intrínsecos e essenciais, devendo ser integradas como suporte metodológico e ferramenta de acesso à informação e criação de conhecimento. Verdadeiro, essa afirmativa está correta, pois as tecnologias digitais são fundamentais para o processo de ensino-aprendizagem. II. Além de usar a tecnologia para apoiar as práticas de ensino, como as apresentações digitais, é preciso que a escola proporcione momentos em que os estudantes criem conteúdos digitais. Verdadeiro, essa afirmativa também está correta, pois é importante que os alunos não apenas consumam, mas também produzam conteúdo digital. III. Uma importante prática relacionada a essa competência é a compreensão do que é segurança digital e como ela pode auxiliar nos processos democráticos. Verdadeiro, essa afirmativa está correta, pois a segurança digital é um aspecto importante na utilização de tecnologias e na promoção de práticas democráticas. Como todas as afirmativas (I, II e III) são verdadeiras, a alternativa correta é: I, II e III.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Leia o texto a seguir: A COP 30, que poderia ser uma oportunidade para promover um desenvolvimento urbano mais equitativo e inclusivo, corre o risco de perpetuar desigualdades socioespaciais e reproduzir um modelo de urbanização subordinado aos interesses do capital e da estética. E para que isso não aconteça, precisa superar os desafios históricos de exclusão e priorizar o legado sustentável para todos os moradores. Afinal, modernizar uma cidade não deveria significar apenas torná-la mais atraente para os olhos do mundo, mas também mais justa e acessível para quem nela vive. Nesse sentido, é necessário compreender como os investimentos associados ao evento impactam diretamente a estrutura da cidade e reforçam a lógica de mercantilização do espaço urbano. Em Belém, tem-se utilizando a conferencia como justificativa para remodelar o espaço urbano com foco na atratividade econômica e turística, intensificando uma série de investimentos direcionados para áreas estratégicas, especialmente as de alta visibilidade, como o centro histórico e a orla fluvial, que é o chamado ―Polígono da COP‖, delineado para incluir áreas-chave como o aeroporto, hotéis, espaços de conferência e o centro comercial das docas, onde se concentram as principais mudanças planejadas.
Considerando o fragmento acima sobre os efeitos urbanos da COP 30 em Belém, qual das seguintes medidas traduz com maior fidelidade a proposta defensiva para minimizar os impactos excludentes e assegurar um legado urbano inclusivo?
Concentrar os recursos no ―embelezamento‖ e requalificação de áreas centrais (praças, orla e centros históricos) para melhorar a imagem internacional da cidade, partindo do princípio de que os benefícios econômicos gerados se difundirão naturalmente para as periferias.
Redirecionar verbas públicas de saneamento e habitação para projetos turísticos e promocionais que incentivem o investimento imobiliário, sob a hipótese de que a valorização do espaço elevará a arrecadação e resolverá déficits sociais via mercado.
Implementar políticas de reassentamento e compensação pautadas por indenizações justas, garantia de moradia popular em áreas com acesso a serviços básicos e participação efetiva das comunidades afetadas no processo de planejamento.
Solucionar o déficit de hospedagem e infraestrutura temporária por meio de medidas emergenciais (cruzeiros-hotéis, vilas provisórias e expansão de Airbnb) como principal política pública, deixando decisões habitacionais permanentes para o setor privado.
Privilegiar a execução rápida das obras por meio de concessões exclusivas a grandes investidores privados, já que a velocidade de entrega das infraestruturas é a prioridade para capitalizar a janela do megaevento.

Leia o texto a seguir sobre a chamada ―Guerra Híbrida‖: Vinte horas antes de Vladimir Putin surgir na TV russa para a anunciar seu plano de ataque à Ucrânia, às 5h40 da manhã do dia 24 de fevereiro, um fenômeno foi registrado nos servidores e websites dos ministérios das Relações Exteriores, da Defesa e do Interior do país. Simultaneamente, os sites ucranianos saíram do ar, junto com os do Serviço de Segurança Institucional e do Gabinete de Ministros todos baseados na capital, Kiev. O ataque conhecido no ramo de tecnologia como do tipo DDoS (da sigla em inglês para negativa distribuída de serviço) nocauteou as páginas virtuais a partir da simulação em volume colossal de acessos que derrubam o serviço. Quase simultaneamente, outro ataque, dessa vez de um tipo conhecido como wiper (limpador), apagou dados dos servidores de instituições financeiras e empresas ucranianas. No mesmo dia, à noite, horas antes do anúncio fatídico, a multinacional Symantec detectou que um novo tipo de invasor digital havia infestado milhares de computadores no país.
Considerando as informações apresentadas, avalie as afirmacoes a seguir:
I. Para os ucranianos, os ataques cibernéticos não são novidade. Desde a invasão da Crimeia pela Rússia, em 2014, o país se tornou um alvo sistemático de brigadas cibernéticas financiadas pelo Kremlim.
II. Em 2015 e 2016 na Ucrânia, o sistema de distribuição de energia elétrica foi atacado e houve corte no fornecimento por vários dias, em pleno inverno, ação financiada pela Rússia.
III. O governo Russo tenta por meio de suas invasões digitais semear o caos e desestabilizar o governo ucraniano.
I, II e III.
I, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
I e II, apenas.

O sensacionalismo e a espetacularização da notícia apresentam-se como um problema da cobertura jornalística televisiva. As ações a seguir merecem a atenção dos jornalistas quando participam de uma cobertura: • evitar que a busca por audiência protagonize o processo produtivo de uma cobertura jornalística, lutando por espaço no telejornal e atuando criticamente, tanto na elaboração e defesa de sua pauta quanto na abordagem dos temas e eventos que vierem a cobrir; • realizar a contextualização sociocultural, histórica e econômica pertinente ao evento ou ao tema que se propõem a cobrir; • evitar o uso de estereótipos e o reforço de preconceitos na construção de qualquer tipo de cobertura; • evitar a exploração emocional daqueles que estão diretamente envolvidos no evento ou tema que é objeto de uma cobertura; • mediar a pluralidade de vozes que constituem a realidade social e cultural, vigiando a hierarquização dessas vozes no discurso jornalístico; • considerar a complexidade e heterogeneidade do público e a dinâmica de reflexão/refração de interesses que se desenvolvem nos processos de recepção ou nas apropriações e usos de uma cobertura jornalística, exercitando a capacidade de situar-se no lugar dos outros.
A partir dos aspectos destacados no texto, assinale a opção correta.
A abordagem de uma catástrofe e suas consequências deve ser feita por meio de reportagens objetivas, pautadas pelo respeito e pela empatia com os envolvidos no acontecimento.
A inserção de coberturas jornalísticas em programas de entretenimento flexibiliza a necessidade de contextualizar o evento, a fim de dinamizar a cobertura e prender a atenção do público.
O ineditismo de algumas pautas possibilita flexibilizar algumas normas éticas do jornalismo na busca por objetividade e atualidade do fato.
A preocupação com índices de audiência deve pautar a cobertura televisiva bem como a atuação dos jornalistas.

Leia os textos a seguir: "A sociedade disciplinar feita de asilos, presídios, quartéis e fábricas, não é mais a sociedade de hoje. Em seu lugar, há muito tempo, entrou uma outra sociedade, a sociedade de academias, de fitness, prédios de escritórios, bancos, aeroportos, shopping centers e laboratórios de genética. A sociedade do século XXI não é mais a sociedade disciplinar, mas uma sociedade de desempenho. Também seus habitantes não se chamam mais 'sujeitos da obediência', mas sujeitos de desempenho e produção. São empresários de si mesmos. (...) A sociedade disciplinar é uma sociedade da negatividade e é determinada pela negatividade da proibição. (...) O poder ilimitado é o verbo modal positivo da sociedade de desempenho. O plural coletivo da afirmação 'Yes, we can' (Sim, nós podemos) expressa precisamente o caráter de positividade da sociedade de desempenho. No lugar de proibição, mandamento ou lei, entram projeto, iniciativa e motivação. A sociedade disciplinar ainda está dominada pelo não. Sua negatividade gera loucos e delinquentes. A sociedade do desempenho, ao contrário, produz depressivos e fracassados."
Considerando os trechos dos textos, avalie as seguintes alternativas:
I. Uma sociedade do desempenho é uma sociedade de alta performance, imediatista, acelerada, não atrelada a um senso de obediência a um chefe.
II. A sociedade do desempenho é também focada na positividade contínua de produção que, ao mesmo tempo, representa uma sociedade do esgotamento, do fracasso, da fragilidade da saúde física e mental.
III. Uma sociedade do cansaço vem a ser o excesso de positividade que se torna tóxica, com o excesso de estímulos, de informações e de impulsos que, por sua vez, desmantela, fragmenta, a atenção das pessoas.
IV. Uma sociedade do cansaço acaba provocando um tédio profundo, impulsionado pelo excesso de produtividade, em um círculo contínuo de procrastinação.
I e II, apenas.
I, II, III e IV.
I e III, apenas.
I, apenas.
I, II e III, apenas.

Sendo a Netflix um serviço de streaming, qual das alternativas abaixo descreve corretamente o significado de streaming:
Streaming é uma tecnologia de transmissão de dados pela internet, sem que exista a necessidade de o usuário baixar o conteúdo para assistir. Em alguns casos seu acesso só é permitido para assinantes, e não ocupa espaço do usuário. Seus benefícios são muitos, mas dois deles são a comodidade, pelo fácil acesso, e combate à pirataria, pelos preços acessíveis e facilidades de acesso.
Streaming é uma tecnologia de transmissão de dados pela internet, com a necessidade de o usuário baixar o conteúdo para assistir. O acesso é liberado a todos, sem assinatura, e não ocupa espaço do usuário. Seus benefícios são muitos, mas dois deles são a comodidade, pelo fácil acesso, e combate à pirataria, pelos preços acessíveis e facilidades de acesso.
Streaming é uma tecnologia de transmissão de dados pela internet, em que existe a necessidade de o usuário baixar o conteúdo para assistir. Em alguns casos seu acesso só é permitido para assinantes, ocupando espaço do usuário. Não há muitos benefícios. O combate à pirataria não é eficiente e, por utilizar espaço do usuário, não é vantajoso.
Streaming é uma tecnologia de transmissão de dados pela internet, sem que exista a necessidade de o usuário baixar o conteúdo para assistir. Todos são permitidos apenas para assinantes, e não ocupam espaço do usuário. Existem alguns benefícios. O combate à pirataria é eficiente e, por não utilizar espaço do usuário, é vantajoso
Streaming é uma tecnologia de transmissão de dados pela internet, em que não existe a necessidade de o usuário baixar o conteúdo para assistir. Em alguns casos seu acesso só é permitido para assinantes, ocupando espaço do usuário. Seu benefício é o baixo valor da assinatura.

Mais conteúdos dessa disciplina