Logo Passei Direto
Buscar
O sistema linfático é um sistema vascular isolado que está relacionado com a conservação das proteínas plasmáticas, com a defesa contra organismos patogênicos e com a absorção de lipídios. O sistema é composto por capilares e vasos linfáticos que transportam a linfa. Sobre a linfa analise as alternativas abaixo e assinale a correta:
Assinale a alternativa correta:
A linfa flui pelo organismo por meio dos vasos linfáticos.
A linfa, ao passar pelos linfonodos, encontra uma grande quantidade de células de defesa.
A linfa circula no corpo graças aos batimentos do coração.
A linfa apresenta composição semelhante ao plasma sanguíneo.
Leucócitos podem ser observados na linfa.
User badge image
Ensinando Através de Questões

há 2 semanas

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 semanas

A alternativa correta é: A linfa flui pelo organismo por meio dos vasos linfáticos. As outras alternativas têm suas imprecisões: - A linfa, ao passar pelos linfonodos, realmente encontra células de defesa, mas isso não é a única característica da linfa. - A linfa não circula no corpo graças aos batimentos do coração; ela é impulsionada por movimentos musculares e pela contração das paredes dos vasos linfáticos. - A composição da linfa é semelhante ao plasma sanguíneo, mas não é idêntica, pois a linfa contém menos proteínas. - Leucócitos podem ser observados na linfa, mas não é uma característica exclusiva ou definidora da linfa. Portanto, a primeira alternativa é a mais direta e correta.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Considere que PG é a pressão hidrostática glomerular; PB é a pressão hidrostática na cápsula de Bowman; πG é a pressão coloidosmótica glomerular, relacionada à concentração de proteínas; e πB é a pressão coloidosmótica na cápsula de Bowman. Podemos inferir que a pressão efetiva de filtração do líquido no glomérulo renal pode ser calculada com a seguinte expressão:
PG - PB - πG - πB
PG + PB + πG + πB
PG - PB - πG + πB
(PG x PB) - (πG x πB)
(PG x PB) + (πG x πB)

Além das artérias e veias que são essenciais para circulação, temos a microcirculação com auxílio dos capilares sanguíneos que contribuem para transporte de nutrientes e oxigênio para tecido. É através dos poros na membranas dos capilares que ocorre a troca de nutrientes com o meio intersticial, nesses ambientes os líquidos se movem através das forças de Starling. A força que faz pressão no líquido para dentro dos capilares é denominada de:
Pressão Capilar.
Pressão plasmática capilar.
Pressão coloidosmótica do líquido intersticial.
Pressão coloidosmótica plasmática capilar.
Pressão do líquido intersticial.

Mais conteúdos dessa disciplina