Logo Passei Direto
Buscar
A água pode ser encontrada na superfície terrestre, dependendo da temperatura e pressões atmosféricas, em seus três estados: sólido, líquido e gasoso. Contudo, a água pura não é facilmente encontrada, uma vez que diversas substâncias se misturam a ela com certa facilidade. Um exemplo é a água da chuva que, ao cair no solo, traz as impurezas do ar nela dissolvidas. Uma das importantes propriedades da água é a capacidade de dissolver outras substâncias. Assim, de forma geral, a água é considerada solvente universal, porque é capaz de dissolver grande parte das substâncias conhecidas. Algumas substâncias podem alterar a cor, o cheiro ou o sabor da água, algo que não deve ser comum. A água pode ser encontrada nos três estados da matéria (sólido, líquido e gasoso) em temperatura e pressões normais da superfície do globo terrestre. Em relação às propriedades da água, leia atentamente as afirmativas abaixo e some os pontos colocados ao final de cada sentença verdadeira:
A somatória dos pontos corresponde a:
I. Em relação à densidade da água, é possível que a superfície de um rio seja congelada enquanto o interior desse permanece no estado líquido, pois a densidade da água é maior que a do ar. (5)
II. É correto dizer que a temperatura da água muda rapidamente, indicando que poucas quantidades de calor terão de ser empregadas para que uma massa de água sofra pequenas elevações de temperatura. (1)
III. A tensão superficial da água resulta da atração forte entre as moléculas de água, a qual permite que um pequeno mosquito flutue na superfície de um lago. (2)
IV. A alta viscosidade da água permite que os movimentos do corpo humano no interior de uma piscina sejam identificados. (3)
V. É possível que gases se dissolvam na água, bem como minerais, pois a água pode ser considerada um solvente universal. (7)
17
16
User badge image
Ensinando Através de Questões

há 2 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 meses

Vamos analisar cada afirmativa: I. Em relação à densidade da água, é possível que a superfície de um rio seja congelada enquanto o interior desse permanece no estado líquido, pois a densidade da água é maior que a do ar. (5) - Falso. A afirmação sobre a densidade da água não é a razão pela qual a superfície do rio congela. A água tem uma densidade máxima a 4°C, e a água congelada (gelo) é menos densa que a água líquida, permitindo que o gelo flutue. II. É correto dizer que a temperatura da água muda rapidamente, indicando que poucas quantidades de calor terão de ser empregadas para que uma massa de água sofra pequenas elevações de temperatura. (1) - Falso. A água tem um alto calor específico, o que significa que é necessário um grande aporte de calor para aumentar sua temperatura. III. A tensão superficial da água resulta da atração forte entre as moléculas de água, a qual permite que um pequeno mosquito flutue na superfície de um lago. (2) - Verdadeiro. Essa afirmação está correta, pois a tensão superficial é devida à coesão entre as moléculas de água. IV. A alta viscosidade da água permite que os movimentos do corpo humano no interior de uma piscina sejam identificados. (3) - Falso. A água não tem alta viscosidade; na verdade, ela tem baixa viscosidade, o que permite movimentos mais fáceis. V. É possível que gases se dissolvam na água, bem como minerais, pois a água pode ser considerada um solvente universal. (7) - Verdadeiro. Essa afirmação está correta, pois a água é conhecida por sua capacidade de dissolver muitas substâncias. Agora, somando os pontos das afirmativas verdadeiras: - III: 2 pontos - V: 7 pontos Total: 2 + 7 = 9 pontos. Portanto, a somatória dos pontos corresponde a 9.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A Carta das Intenções de Ottawa definiu Promoção da Saúde como: “processo de capacitação da comunidade para atuar na melhoria de sua qualidade de vida e de saúde, sendo que essa deve ser motivada a participar no controle de todos os processos”. Além disso, para que a definição de saúde atinja os níveis de completo bem-estar físico, mental e social, é importante que a comunidade tenha aspirações, consiga satisfazer suas necessidades e seja capaz de modificar favoravelmente o meio ambiente. Contudo, essa Carta demonstra que a saúde não pode ser considerada um objetivo de vida, mas sim um recurso para ela, enfatizando que a saúde depende dos recursos sociais e pessoais, bem como da parte física. Dessa forma, quando pensamos em Promoção da Saúde, temos que extrapolar a ideia de trabalhar somente o setor de saúde, ou seja, para que o indivíduo seja saudável, ele precisa ter um estilo de vida saudável, um bem-estar que atinja todas as esferas da sua vida. Ainda em relação à Carta de Ottawa, existem cinco pilares que regem o significado das ações de Promoção da Saúde.
Estão corretas as afirmativas:
I. O Primeiro Pilar é o da Construção de Políticas Públicas Saudáveis, em que os políticos devem ter a saúde como prioridade no governo.
II. O Segundo Pilar é a Criação de Ambientes Favoráveis, permitindo que a Promoção da Saúde trabalhe ações comunitárias para a melhoria das condições de vida. A participação popular na saúde deve ser encorajada.
III. O Terceiro Pilar é o Reforço da Ação Comunitária, em que a população deve ser estimulada a ter uma visão socioecológica da saúde, encorajando a comunidade para cuidar dela mesma, do outro e do meio ambiente.
IV. O Quarto Pilar é o Desenvolvimento Habilidades Pessoais, em que deve existir um apoio ao desenvolvimento pessoal e social através da educação, incentivo de habilidades e informação, favorecendo maior controle sobre a saúde e sobre o meio ambiente.
V. O Quinto Pilar é a Reorientação dos Serviços de Saúde, em que os serviços de saúde devem compartilhar os trabalhos de Promoção da Saúde entre comunidade, trabalhadores de saúde e instituições de saúde, privadas ou não. A atenção ao indivíduo deve ser global e integral.
I, III e IV.
I, IV e V.
II e III.
I, III e V.
IV e V.

Além das Conferências Internacionais, nosso país conta com a Secretaria de Vigilância em Saúde (SSV), a qual foi criada para diminuir a fragmentação de todas as ações, colaborando para que ocorresse uma organização adequada. Essa Secretaria determina meta anual para o controle e prevenção de doenças em todas as esferas de governo, garantindo o acesso da população aos serviços de saúde, diminuindo a morbimortalidade e, por fim, aumentando a qualidade de vida das pessoas. Além disso, para colaborar no processo e educação em saúde (voltado para o tema meio ambiente) foi criada a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).
Estão incorretas as alternativas:
I) A Regulamentação dos procedimentos de serviços e produtos de interesse da saúde pela elaboração de leis, decretos, portarias e normas técnicas baseadas nos riscos sanitários à saúde da população, a fim de determinar diretrizes, além de organizar serviços e práticas da vigilância em saúde.
II) A Comunicação e Educação em Saúde, pois são essenciais para as ações com foco em problemas sanitários encontrados em empresas e/ou estabelecimentos, esclarecendo suas responsabilidades sanitárias, bem como a conscientização e participação da sociedade nesse processo;
III) A Articulação e Integração com diversos órgãos que podem ou não ter ação direta com a saúde;
IV) A Inspeção e estratégia de mercado são utilizadas para que as ações da Vigilância Sanitária sejam sustentadas, desfavorecendo o conhecimento real da problemática que afeta a saúde da população.
IV
I, II e III
II
I, II e IV
I, II, III e IV

Em relação às doenças relacionadas ao esgoto, essas derivam do inadequado acondicionamento dos dejetos nos corpos de água. Um exemplo disso é a presença de coliformes fecais, o que indica contaminação fecal do corpo de água. Esses coliformes também podem ser encontrados no solo (pela defecação de animais) e nos alimentos (pela higienização deficitária), contaminando o indivíduo, levando à doença.
Agora, assinale a alternativa incorreta:
No solo, as fezes de um homem/animal doente podem conter ovos de parasitas, os quais no solo podem eclodir e, consequentemente, liberam as larvas que penetram facilmente pela pele de outra pessoa/animal que se encontra saudável.
A higienização deficitária de alimentos favorece a disseminação de doenças, pois esses alimentos se tornam veículos de transmissão quando esses, em alguma fase do processo, entraram em contato com solo contaminado e foram mal lavados ou foram higienizados com água contaminada.
A ingestão de carne mal cozida de um animal infectado, que pode transmitir doenças, além da procriação de insetos em locais infectados, a qual pode favorecer a disseminação de doenças desse grupo.
Poucas doenças de veiculação hídrica se enquadram naquelas relacionadas ao esgoto, principalmente as verminoses.
Existem locais que são considerados modelo e que possuem o seu esgoto liberado a céu aberto, demonstrando a existência de um déficit entre avanço urbano e o tratamento de esgoto.

Mais conteúdos dessa disciplina