Logo Passei Direto
Buscar
(VUNESP/2020- Adaptada) Uma das técnicas comumente utilizadas nas rotinas laboratoriais para produzir água purificada de consumo; funciona através da adsorção das impurezas pelas resinas de troca iônica.
Essa técnica de purificação de água é chamada de:
Osmose reversa.
Deionização.
Filtração através de carvão ativado.
Adsorção orgânica.
Foto oxidação.
User badge image
Testando o Conhecimento

ontem

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ontem

A técnica de purificação de água que funciona através da adsorção das impurezas pelas resinas de troca iônica é chamada de Deionização. Essa técnica remove íons e impurezas da água, tornando-a adequada para consumo e uso em laboratórios.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Dentro os processos de descontaminação o processo utilizado para a completa destruição de micro-organismos em todas as suas formas, inclusive as esporuladas, refere-se à _______________, que pode ser alcançada pela utilização de ____________.
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
sanitização - álcool 70%
desinfecção - calor úmido
esterilização - álcool 70%
desinfecção - álcool 70%
esterilização - calor úmido

De acordo com a classificação dos resíduos de serviços de saúde, é correto afirmar que medicamentos vencidos, produtos hormonais, antimicrobianos, reagentes para laboratório, efluentes dos equipamentos automatizados, saneantes e desinfetantes estão classificados como
grupo B - Resíduos químicos.
grupo D - Resíduos equiparados aos resíduos domiciliares.
grupo A - potencialmente infectantes.
grupo C - Rejeitos radioativos.
grupo E - Resíduos perfurocortantes.

Os Laboratórios clínicos são classificados em níveis de biossegurança (NB), de acordo com o risco biológico. Analise as alternativas abaixo e marque a que apresenta o nível de biossegurança e o tipo de equipamento de proteção necessário para aqueles que manipulam amostras biológicas de patógenos de capacidade de transmissão por via respiratória com: Mycobacterium tuberculosis e SARS-CoV-2.
NB 5 - Luvas e óculos de proteção.
NB 4 - Avental de laboratório.
NB 1 - Acesso restrito ao laboratório.
NB 2 - Práticas microbiológicas padronizadas.
NB 3 - Cabine de Segurança Biológica classe I ou II.

(UNIPAMPA/2020- Adaptada) O processo de descontaminação é para eliminação total ou parcial dos microrganismos ou para neutralização de substâncias usadas no laboratório. Em relação aos conceitos de limpeza, desinfecção e esterilização, assinale a alternativa correta.
A esterilização é o processo de eliminação de microrganismos na forma vegetativa, presentes nos artigos e objetos inanimados mediante a aplicação de agentes físicos ou químicos.
Um artigo é considerado estéril quando a probabilidade de sobrevivência dos microrganismos que o contaminavam é menor do que 1:1000.
A esterilização é o processo pelo qual os microrganismos são mortos a tal ponto que não se possa detectá-los no meio padrão de culturas em que previamente os agentes haviam proliferado.
A limpeza é subdividida em 03 níveis: alto (destrói quase todos os tipos de microrganismos, incluindo alguns esporos), intermediário (não possui ação contra esporos, mas destrói vírus e micobactérias) e baixo (não possui ação contra esporos, vírus não lipídicos e micobactérias).
A desinfecção é realizada pela aplicação de energia mecânica (fricção), química (soluções detergentes, desincrostantes ou enzimáticas) ou térmicas.

Mais conteúdos dessa disciplina