Logo Passei Direto
Buscar
Os vírus são agentes infecciosos microscópicos que dependem de células hospedeiras para se replicarem e causarem doenças.
Sobre a natureza dos vírus, marque a alternativa correta.
Possuem metabolismo próprio.
Raramente sofrem mutações.
Possuem material genético próprio.
São incapazes de causarem danos à célula hospedeira.
Podem ser observados por microscopia óptica.
User badge image
Questões para Estudantes

há 17 horas

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 17 horas

A alternativa correta sobre a natureza dos vírus é: "Possuem material genético próprio." Os vírus têm material genético, que pode ser DNA ou RNA, mas não possuem metabolismo próprio e dependem das células hospedeiras para se replicar. Eles também podem sofrer mutações e podem causar danos à célula hospedeira. Além disso, os vírus não podem ser observados por microscopia óptica, sendo necessário o uso de microscópios eletrônicos.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O processo de multiplicação viral pode ser dividido em algumas etapas básicas. Analise as fases abaixo e marque aquela que se caracteriza pela formação do capsídio e a união deste com o ácido nucleico.
Penetração.
Adesão.
Remoção do capsídeo.
Dispersão.
Montagem de partículas virais.

Existem várias discussões científicas a respeito dos vírus serem ou não seres vivos.
Analise abaixo as características que defendem os vírus como seres vivos:
I. Se replicam fora do ambiente celular
II. Possuem material genético
III. Se multiplicam
IV. Sofrem mutações
II e IV, apenas.
I, II e III apenas.
I e III, apenas
II, III e IV apenas.
I, II, III e IV.

Vírus são organismos acelulares com capacidade de se replicar dentro de outras células, sendo portanto, parasitas intracelulares obrigatórios.
Com relação às estratégias de replicação do genoma viral, analise as afirmativas.
I - O genoma viral pode ser composto de DNA ou RNA, pode ser de fita simples ou dupla, segmentado ou não-segmentado, de polaridade positiva ou negativa.
II - A replicação dos vírus de DNA de fita dupla segue as mesmas etapas da replicação do DNA celular. Um exemplo de vírus DNA de fita dupla são os adenovírus.
III - Devido às características da molécula de RNA, os vírus não podem ter RNA de fita dupla como material genético, somente RNA de fita simples de polaridade positiva ou negativa.
IV - A polaridade das fitas de RNA é uma referência para o processo de tradução: a polaridade positiva indica que o genoma viral pode ser diretamente traduzido originando as proteínas virais, enquanto que a fita negativa precisa ser convertida em RNA de polaridade positiva para originar as proteínas virais.
V - Vírus que possuem DNA com material genético tendem a replicar no núcleo da célula hospedeira, enquanto que os vírus que possuem RNA como genoma replicam no citoplasma.
I, II e V.
I, II e III.
I, III, IV e V.
I, II, IV e V.
I, IV e V.

Mais conteúdos dessa disciplina