Logo Passei Direto
Buscar

Teologia

Outros
Com base no seu conhecimento sobre técnicas de escuta, considere as seguintes proposições:
Assinale a alternativa correta:
I – A escuta ativa é a habilidade de ouvir de forma atenta a mensagem transmitida pelo outro, considerando a linguagem não-verbal e os silêncios e mudanças na entonação de quem fala;
II – O uso de questões fechadas, com respostas do tipo “sim” ou “não” é indicado para construir mais empatia no aconselhamento;
III – Uma estratégia para reforçar os vínculos com alguém que conta sua história é sintetizar o que foi dito pelo indivíduo com outras palavras, demonstrando sua atenção e verificando se entendeu corretamente;
IV – A empatia é a capacidade de compreender e partilhar dos sentimentos de outra pessoa, fundamental para uma escuta que se proponha a auxiliar uma pessoa em sofrimento.
a. Apenas I, III e IV estão corretas.
b. Apenas II, III e IV estão corretas.
c. Apenas II e III estão corretas.
d. Apenas I e II estão corretas.
e. Apenas I está correta.
User badge image
Ensinando Através de Questões

há 11 horas

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 11 horas

Vamos analisar cada proposição: I – A escuta ativa é a habilidade de ouvir de forma atenta a mensagem transmitida pelo outro, considerando a linguagem não-verbal e os silêncios e mudanças na entonação de quem fala. Verdadeiro, essa definição está correta e abrange os aspectos importantes da escuta ativa. II – O uso de questões fechadas, com respostas do tipo “sim” ou “não” é indicado para construir mais empatia no aconselhamento. Falso, questões fechadas geralmente não ajudam a construir empatia, pois limitam a expressão do outro e não incentivam uma conversa mais profunda. III – Uma estratégia para reforçar os vínculos com alguém que conta sua história é sintetizar o que foi dito pelo indivíduo com outras palavras, demonstrando sua atenção e verificando se entendeu corretamente. Verdadeiro, essa é uma técnica eficaz na escuta ativa e ajuda a mostrar que você está prestando atenção. IV – A empatia é a capacidade de compreender e partilhar dos sentimentos de outra pessoa, fundamental para uma escuta que se proponha a auxiliar uma pessoa em sofrimento. Verdadeiro, essa definição de empatia está correta e é essencial para uma escuta eficaz. Agora, vamos ver quais itens estão corretos: - I: Correto - II: Incorreto - III: Correto - IV: Correto Portanto, a alternativa correta que contém todos os itens verdadeiros é: a) Apenas I, III e IV estão corretas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

A Psiquiatria, como especialidade médica, pode dizer-se iniciada a partir da publicação da obra de Philippe Pinel, intitulada Tratado Médico-filosófico sobre a Alienação Mental. Antes dele, não pode ser entendida como existente, pois limitada a capítulos dentro do estudo da medicina. Atribui-se a Pinel a autonomia da medicina do espírito e o mérito de aplicação de técnicas revolucionárias para a época, como soltar os grilhões e liberar os loucos das correntes.
Considerando o conteúdo acerca do trabalho de Pinel com os pacientes loucos, considere as proposições a seguir: I - Pinel entendia que a loucura decorria de comprometimentos no intelecto e na vontade, entendendo sua causa como originária no psiquismo; II - O modelo psicológico da loucura também estava presente nas narrativas gregas da antiguidade, nas quais os deuses castigavam os seres humanos; III - Pinel buscou o estabelecimento de um tratamento que introduzisse o paciente à moralidade, como forma de corrigi-lo por meio da culpa; IV - Os psiquiatras seguidores de Pinel passaram a adotar a cura moral, priorizando o bem-estar do paciente nos manicômios e ajudando em seu reestabelecimento; Assinale a alternativa correta:
I - Pinel entendia que a loucura decorria de comprometimentos no intelecto e na vontade, entendendo sua causa como originária no psiquismo;
II - O modelo psicológico da loucura também estava presente nas narrativas gregas da antiguidade, nas quais os deuses castigavam os seres humanos;
III - Pinel buscou o estabelecimento de um tratamento que introduzisse o paciente à moralidade, como forma de corrigi-lo por meio da culpa;
IV - Os psiquiatras seguidores de Pinel passaram a adotar a cura moral, priorizando o bem-estar do paciente nos manicômios e ajudando em seu reestabelecimento;
a. Apenas I, II e III estão corretas.
b. As alternativas I, II, III e IV estão corretas.
c. Apenas I e III estão corretas.
d. Apenas I está correta.
e. Apenas II e III estão corretas.

Há muitas discussões sobre a capacidade do indivíduo de aprender e o desenvolvimento desta capacidade, que apresenta uma evolução significativa nos primeiros anos de vida. Inicialmente, a criança recém-nascida age, por reflexo, buscando a satisfação de necessidades para sua sobrevivência; e ao longo do tempo estabelece relações afetivas, além de desenvolver habilidades motoras e cognitivas.
Com base nesta informação, analise as asserções abaixo: I. O desenvolvimento do indivíduo é determinado pelo seu contexto sociocultural, fazendo com que crianças com mais estímulos desenvolvam mais habilidades. PORTANTO, II. A maturação das estruturas biológicas não tem influência significativa nos processos de aprendizagem do sujeito. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
I. O desenvolvimento do indivíduo é determinado pelo seu contexto sociocultural, fazendo com que crianças com mais estímulos desenvolvam mais habilidades.
II. A maturação das estruturas biológicas não tem influência significativa nos processos de aprendizagem do sujeito.
a. As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
b. A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
c. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
d. As asserções I e II são proposições falsas.
e. A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.

Várias matérias, estudos e artigos científicos defendem a amplitude da fé no controle de tratamentos para a cura de certas doenças (...) as religiões atuam, direta ou indiretamente, em certos tratamentos, mesmo que não se possa comprovar seu embasamento científico e medicinal. Contudo, relatos fazem crer, dentro dessa comunidade religiosa, na graça ou no milagre alcançado pela fé.
Com base nesta informação, analise as asserções abaixo: I. O público que recorre ao aconselhamento religioso costuma apresentar angústia e sofrimento, fazendo desta uma situação similar a das pessoas que buscam os serviços de um psicólogo. PORQUE II. A religião pode oferecer sentido para a vida de um indivíduo que sofre com uma doença, acolhendo suas necessidades, possibilitando a substituição do tratamento prescrito por profissionais de saúde pela fé. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
I. O público que recorre ao aconselhamento religioso costuma apresentar angústia e sofrimento, fazendo desta uma situação similar a das pessoas que buscam os serviços de um psicólogo.
II. A religião pode oferecer sentido para a vida de um indivíduo que sofre com uma doença, acolhendo suas necessidades, possibilitando a substituição do tratamento prescrito por profissionais de saúde pela fé.
a. A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
b. As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
c. A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
d. As asserções I e II são proposições falsas.
e. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

O contato do indivíduo com a religião pode ser entendido em dimensões diferentes, tais como a religiosidade e a espiritualidade. Pode-se definir que “a religião corresponde a um conjunto de crenças, filosofias e dogmas cujo objetivo é orientar grupos de pessoas conforme seus ensinamentos, suas doutrinas e seus costumes”, enquanto a religiosidade diz respeito à uma expressão individual da fé.
Com base nesta informação analise as asserções abaixo: I. Os efeitos positivos e negativos da experiência religiosa variam de acordo com a personalidade e o contexto social de cada pessoa. PORQUE II. A religião pode fomentar sentimento de culpa e falha, sendo prejudicial à qualidade de vida do indivíduo, quando a conduta deste difere das normas religiosas. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
I. Os efeitos positivos e negativos da experiência religiosa variam de acordo com a personalidade e o contexto social de cada pessoa.
II. A religião pode fomentar sentimento de culpa e falha, sendo prejudicial à qualidade de vida do indivíduo, quando a conduta deste difere das normas religiosas.
a. As asserções I e II são proposições falsas.
b. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
c. A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
d. A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
e. As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.

O estudo da loucura sempre foi objeto da atenção do Homem, mesmo nas civilizações mais antigas. Três modelos principais servem para sua compreensão: o místico-religioso, que atribui a loucura à uma ação divina; o orgânico; que a situa como uma disfunção neurológica; e o psicológico, que entende que sua causa está no desequilíbrio das emoções.
Com base nesta informação, analise as asserções abaixo: I. Historicamente, os loucos passaram a ser marginalizados como outros grupos entendidos como perigosos, como os leprosos e criminosos. PORTANTO, II. Atualmente, há leis que buscam assegurar tratamento para as pessoas com transtornos mentais de forma digna e livre de abusos, e o trabalho do psicólogo deve se pautar por estes princípios. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
I. Historicamente, os loucos passaram a ser marginalizados como outros grupos entendidos como perigosos, como os leprosos e criminosos.
II. Atualmente, há leis que buscam assegurar tratamento para as pessoas com transtornos mentais de forma digna e livre de abusos, e o trabalho do psicólogo deve se pautar por estes princípios.
a. As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
b. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
c. As asserções I e II são proposições falsas.
d. A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
e. A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.

Piaget distinguiu quatro grandes períodos no desenvolvimento das estruturas cognitivas, intimamente relacionados ao desenvolvimento da afetividade e da socialização da criança: estádio da inteligência sensório-motora (até, aproximadamente, os 2 anos); estádio da inteligência simbólica ou pré-operatória (2 a 7-8 anos); estádio da inteligência operatória concreta (7-8 a 11-12 anos); e estádio da inteligência formal (a partir, aproximadamente, dos 12 anos).
Com base nos estudos sobre os estádios do desenvolvimento, assinale Verdadeiro (V) ou Falso (F): ( ) No início, as ações do bebê são decorrentes de comportamento reflexo; ( ) As primeiras experiências de aprendizagem ocorrem a partir do estímulo produzido por outras pessoas; ( ) No final do primeiro estádio do desenvolvimento, a criança é capaz de representar aquilo que vive a nível simbólico, construindo sua subjetividade; ( ) No estádio do pensamento pré-operatório, a criança desenvolve sua capacidade de pensar de forma abrangente, lidando com conceitos mais abstratos e gerais; ( ) O estádio operatório concreto é marcado pela noção de reversibilidade lógica, a compreensão de que suas ações podem executar algo e reverter esta execução. Assinale a alternativa correta:
( ) No início, as ações do bebê são decorrentes de comportamento reflexo;
( ) As primeiras experiências de aprendizagem ocorrem a partir do estímulo produzido por outras pessoas;
( ) No final do primeiro estádio do desenvolvimento, a criança é capaz de representar aquilo que vive a nível simbólico, construindo sua subjetividade;
( ) No estádio do pensamento pré-operatório, a criança desenvolve sua capacidade de pensar de forma abrangente, lidando com conceitos mais abstratos e gerais;
( ) O estádio operatório concreto é marcado pela noção de reversibilidade lógica, a compreensão de que suas ações podem executar algo e reverter esta execução.
a. V-F-V-F-V.
b. F-V-V-V-F.
c. V-F-F-V-V.
d. V-V-V-F-V.
e. V-V-V-V-V.

Ao ler Freud, entenderemos a responsabilidade que pairava sobre o pai da psicanálise ao falar de assuntos ligados ao inconsciente, à psique humana e à possibilidade de as mais diversas doenças se desenvolverem a partir da má orientação educacional, social e, por que não dizer, religiosa. (...) As pesquisas de Freud não foram tentativas aventureiras, antes descortinaram para as gerações futuras um leque enorme de possibilidades que levariam a novas descobertas do grande mistério que é a mente humana.
Com base nesta informação analise as asserções abaixo: I. Ao aproximar o aconselhamento religioso da Psicanálise, corre-se o risco de analisar o paciente por acidente e introduzir a ele outra teoria que diverge da proposta da escuta pastoral. PORQUE II. O ateísmo de Freud, fundador da Psicanálise, torna esta teoria incompatível com a prática do aconselhamento religioso. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
I. Ao aproximar o aconselhamento religioso da Psicanálise, corre-se o risco de analisar o paciente por acidente e introduzir a ele outra teoria que diverge da proposta da escuta pastoral.
II. O ateísmo de Freud, fundador da Psicanálise, torna esta teoria incompatível com a prática do aconselhamento religioso.
a. A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
b. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
c. As asserções I e II são proposições falsas.
d. A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
e. As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.

Mais conteúdos dessa disciplina