Logo Passei Direto
Buscar
LiveAo vivo

Inglês

Outros
Com relação aos métodos de esterilização podemos afirmar que:
Assinale a alternativa correta.
A associação de diversos processos de esterilização não aumenta a margem de segurança, pois nenhum método pode garantir a esterilidade absoluta.
Os esporos contêm uma baixa percentagem de água e por isso são mais facilmente destruídos do que as células bacterianas, por calor úmido.
Todo procedimento de esterilização deve ser validado.
No processo de autoclavação os microrganismos podem ser destruídos através de altas temperaturas, acima de 170°C.
No processo de esterilização por calor seco é possível eliminar os microrganismos em temperaturas mais baixas entre 80-100°C.
User badge image
Exercícios Para o Conhecimento

há 12 horas

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 12 horas

Vamos analisar cada uma das alternativas apresentadas sobre os métodos de esterilização: 1. A associação de diversos processos de esterilização não aumenta a margem de segurança, pois nenhum método pode garantir a esterilidade absoluta. - Esta afirmação é incorreta, pois a combinação de métodos pode, sim, aumentar a segurança. 2. Os esporos contêm uma baixa percentagem de água e por isso são mais facilmente destruídos do que as células bacterianas, por calor úmido. - Esta afirmação é falsa. Os esporos são mais resistentes e difíceis de destruir do que as células vegetativas. 3. Todo procedimento de esterilização deve ser validado. - Esta afirmação é correta. A validação é essencial para garantir que o processo de esterilização seja eficaz. 4. No processo de autoclavação os microrganismos podem ser destruídos através de altas temperaturas, acima de 170°C. - Esta afirmação é incorreta. A autoclavação geralmente opera a temperaturas de 121°C a 134°C, não acima de 170°C. 5. No processo de esterilização por calor seco é possível eliminar os microrganismos em temperaturas mais baixas entre 80-100°C. - Esta afirmação é falsa. O calor seco geralmente requer temperaturas mais altas, como 160°C a 180°C, para ser eficaz. Diante da análise, a alternativa correta é: Todo procedimento de esterilização deve ser validado.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Sobre os ingredientes utilizados para o preparo de pomadas, avalie as assertivas a seguir e a relação entre elas.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
I - Polietienoglicol 400 e 4000 são utilizados para o preparo de pomadas hidrofílicas.
II - Pomadas hidrofílicas são obtidas somente pela mistura de excipientes hidrofílicos, tais como o polietilenoglicol de baixa e a alta massa molar.
As asserções I e II são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

(Adaptada de Secretaria do Estado de Saúde do RJ - SESDEC - 2008) Os géis são definidos como sistemas semissólidos constituídos por dispersões de pequenas partículas inorgânicas ou grandes moléculas orgânicas interpenetradas por um líquido.
Sobre os agentes gelificantes do tipo carbômero é CORRETO afirmar que:
São constituídos por uma mistura de 5% de polietileno de baixo peso molecular e 95% de óleo mineral, que precipitam e gelificam quando resfriados abaixo de 90oC.
São obtidos a partir de algas marinhas e intumescem em água numa quantidade cerca de 200 a 300 vezes seu próprio peso sem dissolver.
São constituídos de determinados tipos de copolímeros de polioxietileno e polioxipropileno, em concentrações entre 15 e 50%.
São polímeros derivados da celulose cuja estabilidade máxima encontra-se em pH 7 a 9.
São polímeros do ácido acrílico e a viscosidade do gel formado depende da presença de eletrólitos e do pH.

Dentre as principais desvantagens da via de administração oral, temos a metabolização hepática, conhecida como efeito de primeira passagem, que reduz a biodisponibilidade do fármaco. Nos casos em que essa metabolização é muito significativa, a utilização de vias de administração alternativas pode ser uma opção.
Sobre a via de administração nasal e a biodisponibilidade de fármacos, assinale a alternativa correta.
A via de administração nasal possui enzimas capazes de metabolizar o fármaco na mesma intensidade que as enzimas hepáticas.
A via de administração nasal possui diferentes mecanismos de depuração de acordo com a região do trato respiratório, mas eles não são capazes de reduzir sua biodisponibilidade.
A via de administração nasal possui um mecanismo de depuração chamado depuração mucociliar, mas não possui enzimas capazes de metabolizar o fármaco.
A via de administração nasal possui enzimas capazes de metabolizar o fármaco, mas em intensidade menor que as enzimas hepáticas.
A via de administração nasal não possui mecanismos de metabolização/eliminação do fármaco, de modo que a biodisponibilidade é sempre 100%.

Um dos grandes avanços na área de biofarmácia foi a criação, em 1995, por Amidon e colaboradores, do Sistema de Classificação Biofarmacêutica (SCB). Levando-se em consideração a solubilidade aquosa e a permeabilidade dos fármacos pela via oral, esses autores propõem que se pode prever, com maior grau de assertividade, que variáveis como formulação, presença de alimentos e esquemas de dosagem irão influenciar na absorção oral dos fármacos.
Sobre o Sistema de Classificação Biofarmacêutica, assinale a alternativa correta.
Considera-se um fármaco como altamente permeável quando ele apresenta uma absorção in vivo em humanos igual ou maior que 50%, caso contrário ele é considerado fracamente permeável.
O fator limitante para fármacos de classe I é, unicamente, a dissolução do fármaco, independentemente das condições fisiológicas.
Os fatores limitantes para os fármacos de classe III não estão relacionados principalmente ao trânsito intestinal, permeabilidade da membrana e ao conteúdo luminal.
O fator limitante para fármacos de classe II é sua permeabilidade in vivo.
Os fatores limitantes para os fármacos de classe IV estão relacionados aos problemas de dissolução in vivo, pois a absorção é garantida pela alta velocidade de permeação.

Mais conteúdos dessa disciplina