Logo Passei Direto
Buscar

Cálculo

Outros
Leia o trecho a seguir: “A segurança pública foi um dos poucos campos das políticas públicas – talvez o único – a não aproveitar a ‘janela de oportunidade’ aberta no contexto da redemocratização. Em meados da década de 1980, uma ampla movimentação no interior da sociedade civil pressionou pela criação de canais de participação e interlocução com o Estado, resultando, entre outros, na inserção de instituições participativas no próprio texto constitucional de 1988 – ver os exemplos da criação dos conselhos na saúde pública e, posteriormente, da assistência social.”
Com base nessas informações e no conteúdo estudado sobre princípios e diretrizes aplicáveis à gestão estratégica na segurança pública, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. A Lei 13.675/2018 preconiza a divulgação de dados não sigilosos e a transparência das ações do governo na área da segurança pública.
II. A partir do acesso aos dados, é possível que a sociedade exerça controle social, levando à responsabilização de agentes políticos.
As asserções I e II são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
User badge image
Desvendando com Questões

há 2 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 meses

Vamos analisar cada asserção: I. A Lei 13.675/2018 preconiza a divulgação de dados não sigilosos e a transparência das ações do governo na área da segurança pública. Verdadeira, essa lei realmente estabelece diretrizes para a transparência e a divulgação de dados na segurança pública. II. A partir do acesso aos dados, é possível que a sociedade exerça controle social, levando à responsabilização de agentes políticos. Verdadeira, essa afirmação é correta, pois o acesso a dados públicos permite que a sociedade fiscalize e responsabilize os agentes políticos. Agora, vamos verificar a relação entre as asserções: - Ambas as asserções são verdadeiras. - A asserção II é uma justificativa correta da I, pois a transparência (asserção I) permite o controle social (asserção II). Portanto, a alternativa correta é: As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O artigo 4º da Lei Federal 13.675, de 11 de junho de 2018, elenca os princípios aplicáveis à gestão estratégica na segurança pública. Dentre eles estão o respeito ao ordenamento jurídico e aos direitos e garantias individuais e coletivos e proteção dos direitos humanos, respeito aos direitos fundamentais e promoção da cidadania e da dignidade da pessoa humana.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre os princípios que se aplicam às políticas pública, é correto afirmar que esses se relacionam fortemente a uma ideia que vem ganhando centralidade nas últimas décadas, que é a emergência de:
lobbies de grupos progressistas, associados ao movimento a favor da liberdade para portar armas.
uma separação proposital entre políticas de segurança pública e políticas sociais de outras áreas.
preocupações com o caráter cidadão das políticas de segurança pública, contrapondo-se ao histórico de autoritarismo.
um movimento de municipalização de toda a gestão dos serviços de segurança pública.
novos partidos políticos fortemente associados a ideais ligadas à repressão, encabeçados por egressos das forças armadas.

Diante de um movimento global de reforma do modo de provisão de serviços e bens no setor público, forte a partir dos anos 1980, as organizações públicas se viram pressionadas a uma busca por maiores eficácia, eficiência e efetividade. Para engendrar um aumento de performance, uma das principais questões levantadas foi a necessidade de racionalizar burocracias estatais em todos os setores de atuação do governo.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a gestão estratégica de pessoal, financeira e orçamentária em organizações que atuam na área da segurança pública, é correto afirmar que uma das maiores pressões a incidir especificamente sobre essas organizações foi:
o aumento da pressão da população por participação nas ações do Estado.
o cenário de forte crise fiscal e a redução na arrecadação de impostos.
a rápida transformação de tecnologias da informática e das comunicações.
o aumento da violência e criminalidade nos últimos anos no Brasil.
a influência dos grupos de profissionais em resposta às reformas.

A partir da revisão de grande volume de literatura, Mintzberg e seus colaboradores conseguem aglutinar ideias semelhantes em um total de dez escolas de pensamento sobre estratégia. Os autores dedicam capítulos específicos de seu livro ao estudo pormenorizado de cada uma dessas escolas.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre os conceitos de gestão estratégica, analise as escolas de pensamento a seguir e associe-as com suas respectivas características:
1) Escola do design.
2) Escola do planejamento.
3) Escola do posicionamento.
4) Escola empreendedora.
5) Escola cognitiva.
( ) Estuda principalmente os processos mentais da formulação da estratégia, a partir de estruturas, modelos, mapas, conceitos e esquemas.
( ) Enfoca os processos analíticos para entender a situação de dada organização em um setor específico.
( ) Tem como parâmetro o entendimento de que a estratégia se resume em um processo visionário, intuitivo, do líder.
( ) Compreende a formulação da estratégia a partir de processos formais, decompostos em passos distintos e delineados por listas de verificações.
( ) Estuda a formulação da estratégia dentro de um processo de concepção, em que um gerente-sênior cria estratégias mentalmente.

Souza e Minayo (2017) exemplificam os desafios à gestão de pessoas na segurança pública no Brasil a partir de uma curta reflexão sobre a excessiva mortalidade de policiais no país. De 2009 a 2015, houve um crescimento de 35,6% do número total de óbitos. As médias anuais (260) e mensais (22) de óbitos desses agentes fora de serviço são 2,5 e 2,4 vezes maiores, respectivamente, do que as médias anuais (103) e mensais (9) dos que estão em serviço.
Com base nessas informações e no conteúdo estudado sobre gestão estratégica na segurança pública, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. Uma das questões que demandam maior atenção aos tomadores de decisão no âmbito da gestão estratégica de pessoas na segurança pública é o exercício de atividade remunerada externa ao serviço público, na forma de “bicos”.
II. Os dados mostram que o risco de morrer violentamente para os agentes da segurança pública é maior no ambiente externo às corporações, quando estão fora da proteção do ambiente institucional.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Mais conteúdos dessa disciplina