Logo Passei Direto
Buscar
A ideia segundo a qual todo ser humano, sem distinção, merece tratamento digno corresponde a um valor moral. pluralismo político, por exemplo, pressupõe um valor moral: seres humanos têm direito de ter suas opiniões, expressa-las e organizar-se em torno delas.
Com base nesse fragmento de texto, infere-se que a sociedade moderna e democrática:
a. apoia-se em preceitos éticos e morais que fundamentam a completa relativização de valores.
b. admite pluralismo político, que pressupõe a promoção de algumas identidades étnicas em detrimento de outras.
c. sustenta-se em um conjunto de valores pautados pela isonomia no tratamento dos cidadãos.
d. adota preceitos éticos e morais incompatíveis com pluralismo político.
e. promove a anomia, ao garantir direitos de minorias étnicas, de raça, de sexo ou de cor.
User badge image
Questões para Estudantes

há 6 horas

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 horas

Vamos analisar as alternativas com base no fragmento apresentado, que fala sobre a dignidade humana e o pluralismo político. a) Apoia-se em preceitos éticos e morais que fundamentam a completa relativização de valores. - Essa opção sugere que não há valores absolutos, o que não é compatível com a ideia de dignidade e direitos humanos. b) Admite pluralismo político, que pressupõe a promoção de algumas identidades étnicas em detrimento de outras. - Essa afirmação é problemática, pois o pluralismo deve promover a igualdade e a diversidade, não a promoção de uma identidade em detrimento de outra. c) Sustenta-se em um conjunto de valores pautados pela isonomia no tratamento dos cidadãos. - Esta opção está alinhada com a ideia de que todos merecem tratamento digno e igualitário, refletindo os princípios de uma sociedade democrática. d) Adota preceitos éticos e morais incompatíveis com pluralismo político. - Isso não é correto, pois a democracia e o pluralismo político são, na verdade, compatíveis. e) Promove a anomia, ao garantir direitos de minorias étnicas, de raça, de sexo ou de cor. - A anomia refere-se à falta de normas e valores, o que não se aplica ao contexto de promoção de direitos. Diante dessa análise, a alternativa correta é: c) sustenta-se em um conjunto de valores pautados pela isonomia no tratamento dos cidadãos.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Experimente
o Premium! 🤩

Libere respostas sem pagar

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A Economia Solidária expressa formas de organização econômica de produção, prestação de serviços, comercialização, finanças e consumo baseadas no trabalho associado, na autogestão, na propriedade coletiva dos meios de produção, na cooperação e na solidariedade. São diversas atividades econômicas realizadas por organizações solidárias como cooperativas, associações, empresas recuperadas por trabalhadores em regime de autogestão, grupos solidários informais, fundos rotativos etc. Nos últimos anos, a Economia Solidária tem experimentado expansão no Brasil, em especial, dentre segmentos populacionais mais vulneráveis.
Considerando as informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. I. fomento de atividades econômicas orientadas pelos princípios da Economia Solidária deve ser objeto de atenção no âmbito da gestão pública e requer políticas voltadas para essa área de atuação. PORQUE II. destinação de recursos públicos para empreendimentos fundamentados na Economia Solidária viabiliza a inclusão de diversos segmentos sociais na economia e promove a valorização de saberes construídos coletivamente. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
a. As asserções I e II são proposições falsas.
b. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
c. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
d. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
e. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

A produção artesanal de panela de barro é uma das maiores expressões da cultura popular do Espírito Santo. técnica de produção pouco mudou em mais de 400 anos, desde quando a panela de barro era produzida em comunidades indígenas. Atualmente, apresenta-se com modelagem própria e original, adaptada às necessidades funcionais da culinária típica da região. As artesãs, vinculadas á Associação das Paneleiras de Goiabeiras, do município de Vitória-ES, trabalham em um galpão com cabines individuais preparadas para a realização de todas as etapas de produção.
Com base nas informações apresentadas, assinale a alternativa correta.
a. A demanda por bens culturais produzidos por comunidades tradicionais insere o ofício das paneleiras no mercado comercial, com retornos positivos para toda a comunidade.
b. O ofício das paneleiras representa uma forma de resistência sociocultural da comunidade tradicional na medida em que o estado do Espírito Santo mantém-se alheio aos modos de produção, divulgação e comercialização dos produtos.
c. A inserção das panelas de barro no mercado turístico reduz a dimensão histórica, cultural e estética do ofício das paneleiras à dimensão econômica da comercialização de produtos artesanais.
d. A relação entre as tradições das panelas de barro e prato típico da culinária indígena permanece inalterada, que viabiliza a manutenção da identidade cultural capixaba.
e. A produção das panelas de barro abrange interrelações com a natureza local, de onde se extrai a matéria-prima indispensável à confecção das peças ceramistas.

Mais conteúdos dessa disciplina