Logo Passei Direto
Buscar

Cálculo

Outros
“Se vamos ter mais tempo de lazer no futuro automatizado, o problema não é “como as pessoas vão conseguir consumir todas essas unidades adicionais de tempo de lazer?”, mas “que capacidade para a experiência terão as pessoas com esse tempo livre?”.
Sobre a revolução industrial é correto afirmar que:
A) Permitiu a consolidação das aristocracias europeias até então abaladas em seu poder e prestígio pelo Iluminismo e pela Revolução Francesa, então decadentes frente à expansão norte-americana.
B) Estabeleceu uma nova forma de relação de trabalho, a forma assalariada, que em sinergia com o trabalho escravo, pode alavancar de forma sem paralelo na história, a produtividade das fábricas inglesas.
C) Estabeleceu a base produtiva definitiva do capitalismo, enquanto sistema econômico, assim como consolidou as relações assalariadas de trabalho e a urbanização como padrões sociais.
D) Embora muito destacada pelas transformações provocadas nas paisagens do mundo, a revolução industrial nada mais foi que uma pequena evolução das técnicas de produção.
E) Como fenômeno histórico, deve ser entendida apenas em suas circunstâncias do século XVIII e na realidade específica da Inglaterra dos oitocentos, sendo qualquer generalização ou comparação aceitável.
User badge image
Desafios Para o Conhecimento

há 6 dias

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 dias

Vamos analisar cada alternativa: A) Permitiu a consolidação das aristocracias europeias até então abaladas em seu poder e prestígio pelo Iluminismo e pela Revolução Francesa, então decadentes frente à expansão norte-americana. Falso, a Revolução Industrial, na verdade, contribuiu para o fortalecimento da classe burguesa e a diminuição do poder da aristocracia. B) Estabeleceu uma nova forma de relação de trabalho, a forma assalariada, que em sinergia com o trabalho escravo, pode alavancar de forma sem paralelo na história, a produtividade das fábricas inglesas. Parcialmente verdadeiro, a Revolução Industrial realmente estabeleceu a forma assalariada, mas a relação com o trabalho escravo é complexa e não é o foco principal da Revolução Industrial. C) Estabeleceu a base produtiva definitiva do capitalismo, enquanto sistema econômico, assim como consolidou as relações assalariadas de trabalho e a urbanização como padrões sociais. Verdadeiro, essa afirmativa é correta, pois a Revolução Industrial foi fundamental para a formação do capitalismo moderno e para a urbanização. D) Embora muito destacada pelas transformações provocadas nas paisagens do mundo, a revolução industrial nada mais foi que uma pequena evolução das técnicas de produção. Falso, a Revolução Industrial foi uma transformação significativa e não apenas uma pequena evolução. E) Como fenômeno histórico, deve ser entendida apenas em suas circunstâncias do século XVIII e na realidade específica da Inglaterra dos oitocentos, sendo qualquer generalização ou comparação aceitável. Falso, a Revolução Industrial teve impactos globais e suas consequências não podem ser limitadas apenas à Inglaterra do século XVIII. Com base nas análises, a alternativa correta que contém todos os itens verdadeiros é: C) Estabeleceu a base produtiva definitiva do capitalismo, enquanto sistema econômico, assim como consolidou as relações assalariadas de trabalho e a urbanização como padrões sociais.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A Revolução Industrial trouxe riqueza para os burgueses; porém, os trabalhadores viviam na miséria. Muitas mulheres e crianças faziam o trabalho pesado e ganhavam muito pouco; a jornada de trabalho variava de 14 a 16 horas diárias para as mulheres, e de 10 a 12 horas por dia para as crianças. É possível afirmar que a classe que mais se favoreceu com a Revolução Industrial foi a burguesia, tão logo as classes populares se revoltaram e organizaram alguns movimentos contra a situação em que viviam.
Nesse contexto se insere o ludismo, que significou
A) um movimento ocorrido na Inglaterra entre os anos de 1811 e 1812, que reuniu alguns trabalhadores das indústrias contrários aos avanços tecnológicos em curso, proporcionadas pelo advento da primeira revolução industrial. Os ludistas protestavam contra a substituição da mão de obra humana por máquinas.
B) a doutrina social, segundo a qual se pode e deve “restabelecer” o que se chama “estado natural”, em que todos teriam o mesmo direito a tudo, mediante a abolição da propriedade privada. Nos séculos XIX e XX, o termo foi usado para qualificar um movimento político.
C) um movimento político, presente na história ocidental do século XIX e da primeira metade do XX, que sustenta a ideia de que a sociedade existe de forma independente e antagônica ao poder exercido pelo Estado, sendo este considerado dispensável e até mesmo nocivo ao estabelecimento de uma autêntica comunidade humana.
D) um movimento ocorrido nos países ibéricos entre os anos de 1811 e 1812, que reuniu alguns trabalhadores das indústrias contrários aos avanços tecnológicos em curso, proporcionadas pelo advento da primeira revolução industrial. Os ludistas protestavam contra o aumento de salários.
E) o primeiro movimento de massa das classes operárias da Inglaterra, ocorrido entre as décadas de 30 e 40 do século XIX, e que basicamente exigia melhores condições para os trabalhadores na indústria.

Em meados do século XVIII, James Watt patenteou na Inglaterra seu invento, sobre o qual escreveu a seu pai: “O negócio a que me dedico agora se tornou um grande sucesso. A máquina de fogo que eu inventei está funcionando e obtendo uma resposta muito melhor do que qualquer outra que tenha sido inventada até agora”.
A revolução histórica relacionada ao texto, a fonte primária de energia utilizada em tal máquina e a consequência ambiental de seu uso são, respectivamente:
a) puritana, gás natural e aumento na ocorrência de inversão térmica.
b) gloriosa, petróleo e destruição da camada de ozônio.
c) gloriosa, carvão mineral e aumento do processo de desgelo das calotas polares.
d) industrial, gás natural e redução da umidade atmosférica.
e) industrial, carvão mineral e aumento da poluição atmosférica.

Por volta de 1780 e 1870 teriam se operado as transformações que assinalam o estabelecimento da sociedade capitalista burguesa. Inicialmente, ainda não havia muito capital acumulado e as empresas eram pequenas e administradas pelos próprios donos. Esse período é marcado pela Revolução Industrial e pelo advento da máquina.
Assinale a alternativa que apresenta a fase do capitalismo descrita no trecho acima.
A) Capitalismo burguês.
B) Capitalismo monopólico.
C) Capitalismo inicial.
D) Capitalismo industrial.
E) Capitalismo maduro.

O historiador Eric J. Hobsbawm, em sua obra A Era das Revoluções, ressalta as aproximações entre Revolução Industrial e Revolução Francesa, apresentando-as como uma "dupla revolução" que sinalizou a “crise do velho regime”.
A respeito das revoluções na Inglaterra e na França no fim do século XVIII, é possível asseverar que:
A) Os efeitos da Revolução Industrial e da Revolução Francesa atingiram igualitariamente às classes sociais, melhorando significativamente as condições de vida e trabalho da classe operária e diminuindo a distância socioeconômica entre esta e a burguesia.
B) A escassez de mão de obra na Grã-Bretanha para movimentar a indústria têxtil levou os empresários a importar escravos e matéria-prima das colônias ultramarinas, visto que a Inglaterra mantinha uma relação pacífica com as áreas colonizadas.
C) A Revolução Francesa teve pouca influência sobre os processos revolucionários no mundo ocidental no século XIX, como demonstra a rejeição aos ideais revolucionários franceses nos levantes que levaram à libertação da América hispânica.
D) O ideário do liberalismo não teve influência direta nas revoluções na Inglaterra e na Espanha ao fim do século XVIII, como exemplo, podemos destacar o racionalismo e a crença no renascimento.
E) O ideário do liberalismo teve influência direta nas revoluções na Inglaterra e na França ao fim do século XVIII, como exemplo, podemos destacar o racionalismo e a crença na ideia de progresso.

O novo processo de produção introduzido com a Revolução Industrial, no século XVIII, caracterizou-se pela:
a) implantação da indústria doméstica rural em substituição às oficinas.
b) realização da produção em grandes unidades fabris e intensa divisão do trabalho.
c) mecanização da produção agrícola e consequente fixação do homem à terra.
d) facilidade na compra de máquinas pelos artesãos que conseguiam financiamento para isso.
e) preocupação em aumentar a produção, respeitando-se o limite da força física do trabalhador.

Sobre a inovação tecnológica no sistema fabril na Inglaterra do século XVIII, é correto afirmar que ela:
a) foi adotada não somente para promover maior eficácia da produção, como também para realizar a dominação capitalista, à medida que as máquinas submeteram os trabalhadores a formas autoritárias de disciplina e a uma determinada hierarquia.
b) ocorreu graças ao investimento em pesquisa tecnológica de ponta, feito pelos industriais que participaram da Revolução Industrial.
c) nasceu do apoio dado pelo Estado à pesquisa nas universidades.
d) deu-se dentro das fábricas, cujos proprietários estimulavam os operários a desenvolver novas tecnologias.
e) foi única e exclusivamente o produto da genialidade de algumas gerações de inventores, tendo sido adotada pelos industriais que estavam interessados em aumentar a produção e, por conseguinte, os lucros.

Mais conteúdos dessa disciplina