Logo Passei Direto
Buscar
Segundo o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), o número de vítimas de violência interpessoal em escolas brasileiras aumentou de 3,7 mil em 2013 para 13,1 mil em 2023, atingindo estudantes, professores e demais membros da comunidade escolar. Dentre esses casos, 2,2 mil envolveram violência autoprovocada, como automutilação e ideação suicida — um crescimento de 95 vezes nesse tipo de ocorrência no período analisado.
Com base nos dados do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) e da pesquisa da Fapesp (2023), é correto afirmar que o aumento da violência nas escolas brasileiras entre 2013 e 2023 está relacionado:
a múltiplos fatores sociais e institucionais, como a desvalorização docente, o despreparo para lidar com racismo e misoginia, a precarização escolar e a influência de grupos virtuais destrutivos.
ao excesso de disciplina nas escolas e à rigidez das normas escolares, que geram revolta entre os alunos.
à redução dos casos de violência doméstica, que acaba transferindo os conflitos para o espaço escolar.
ao avanço da tecnologia educacional, que gera distanciamento entre professores e alunos.
à melhora das condições estruturais das escolas públicas, que expôs conflitos antes invisíveis.
User badge image
Estudo Através de Questões

há 23 horas

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 23 horas

Para analisar a questão, precisamos considerar os fatores que podem contribuir para o aumento da violência nas escolas brasileiras, conforme mencionado no contexto apresentado. Vamos analisar as alternativas: a) Múltiplos fatores sociais e institucionais, como a desvalorização docente, o despreparo para lidar com racismo e misoginia, a precarização escolar e a influência de grupos virtuais destrutivos - Esta opção abrange uma série de fatores que podem realmente impactar a violência nas escolas, refletindo uma análise mais complexa e realista da situação. b) Ao excesso de disciplina nas escolas e à rigidez das normas escolares, que geram revolta entre os alunos - Embora a rigidez possa contribuir para a insatisfação, não abrange a totalidade dos fatores envolvidos. c) À redução dos casos de violência doméstica, que acaba transferindo os conflitos para o espaço escolar - Essa afirmação parece contraditória, pois a redução da violência doméstica não seria um fator que aumentaria a violência nas escolas. d) Ao avanço da tecnologia educacional, que gera distanciamento entre professores e alunos - Embora a tecnologia possa ter um impacto, não é um fator central que explique o aumento da violência. e) À melhora das condições estruturais das escolas públicas, que expôs conflitos antes invisíveis - Essa opção sugere que a melhora das condições poderia ter um efeito positivo, o que não se alinha com o aumento da violência. Diante dessa análise, a alternativa que melhor explica o aumento da violência nas escolas brasileiras entre 2013 e 2023 é: a) múltiplos fatores sociais e institucionais, como a desvalorização docente, o despreparo para lidar com racismo e misoginia, a precarização escolar e a influência de grupos virtuais destrutivos.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Mais conteúdos dessa disciplina