Logo Passei Direto
Buscar

Auditoria

Outros
Para um planejamento eficiente, o sistema de saúde necessita de indicadores que demonstrem as atividades desenvolvidas.
Com relação aos principais sistemas de fornecimento de dados, analise as sentenças a seguir:
I- O Sistema de Informações de Atenção Básica (SIAB) fornece o número de óbitos ocorridos no município e no estado, a causa determinante da morte por idade, sexo e localidade.
II- A Rede Nacional de Informações em Saúde (RNIS) fornece as características das crianças na faixa etária de zero a cinco anos e das gestantes, identificando inclusive o número de gestantes desnutridas.
III- O Sistema de Informações Ambulatoriais do SUS (SIA/SUS) fornece informações sobre programas específicos do SUS, como os programas Agentes Comunitários de Saúde e Saúde da Família.
IV- O Sistema Nacional de Agravos de Notificação (SINAN) informa as doenças de notificação obrigatória (malária, por exemplo), a localidade em que ocorrem, idade e sexo das pessoas infectadas.
A As sentenças I e III estão corretas.
B As sentenças II e III estão corretas.
C Somente a sentença III está correta.
D Somente a sentença IV está correta.
User badge image
Desvendando com Questões

há 14 horas

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 14 horas

Vamos analisar cada uma das sentenças: I- O Sistema de Informações de Atenção Básica (SIAB) fornece o número de óbitos ocorridos no município e no estado, a causa determinante da morte por idade, sexo e localidade. Falso. O SIAB é mais focado em informações sobre a atenção básica e não é o principal sistema para dados de óbitos. II- A Rede Nacional de Informações em Saúde (RNIS) fornece as características das crianças na faixa etária de zero a cinco anos e das gestantes, identificando inclusive o número de gestantes desnutridas. Verdadeiro. A RNIS realmente coleta e fornece informações sobre essas populações. III- O Sistema de Informações Ambulatoriais do SUS (SIA/SUS) fornece informações sobre programas específicos do SUS, como os programas Agentes Comunitários de Saúde e Saúde da Família. Falso. O SIA/SUS é mais voltado para informações sobre atendimentos ambulatoriais e não especificamente sobre programas. IV- O Sistema Nacional de Agravos de Notificação (SINAN) informa as doenças de notificação obrigatória (malária, por exemplo), a localidade em que ocorrem, idade e sexo das pessoas infectadas. Verdadeiro. O SINAN é responsável por coletar dados sobre doenças de notificação obrigatória. Agora, vamos resumir os resultados: - I: Falso - II: Verdadeiro - III: Falso - IV: Verdadeiro Portanto, as sentenças corretas são II e IV. Assim, a alternativa que contém todas as sentenças verdadeiras é: B (As sentenças II e III estão corretas). Entretanto, como a III está incorreta, a alternativa correta não está listada. A resposta correta seria que as sentenças II e IV estão corretas, mas isso não está entre as opções. Você pode precisar revisar as opções fornecidas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

De acordo com o Sistema Nacional de Auditoria (SNA), a história da auditoria no serviço público demonstra que as atividades de auditoria, antes de 1976 no âmbito do Instituto Nacional de Previdência Social (INPS), eram realizadas pelos supervisores através de apurações em prontuários e em contas hospitalares.
Com relação à história da auditoria dos serviços públicos e, particularmente das Guias de Internação Hospitalar, assinale a alternativa CORRETA:
A As GIH são as atuais contas hospitalares.
B As auditorias diretas surgiram ao mesmo tempo em que foram instituídas as GHIs.
C Para o aperfeiçoamento das GIH, foi criada a Coordenadoria de Controle e Avaliação, direcionada para as cidades capitais.
D As GIH vieram com o objetivo de substituir as autorizações de internação hospitalares.

Como qualquer órgão público, a saúde necessita de indicadores para demonstrar as atividades desenvolvidas. Para a consecução destes indicadores são necessários relatórios.
Com relação aos principais relatórios, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) O Relatório de Dados Cadastrais dos Hospitais é um relatório global, emitido por competência, com várias unidades hospitalares em uma mesma listagem. A identificação das unidades é realizada através do CNPJ.
( ) O Relatório de Frequência de Procedimentos - TAB - é muito utilizado na fase operativa de uma auditoria. Permite, por exemplo, identificar desvios de honorários médicos.
( ) O Relatório de Serviços Profissionais permite identificar a pertinência da frequência de determinados procedimentos médicos realizados pelo hospital.
( ) O Relatório de Comparativos de Procedimentos Realizados com AIH Pagas e OPME Utilizadas é um relatório discriminativo de todas as OPM utilizadas no estado, por unidade, durante uma determinada competência.
A V - F - F - V.
B F - V - V - F.
C V - V - F - F.
D F - F - V - V.

O servidor público, quando investido na função de auditor, deve primar pela ética em sua conduta, baseando-se em vários princípios, dentre eles, o princípio da integridade.
Com relação a esse princípio, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) O servidor público, na função de auditor, deve restringir-se aos limites do interesse público (adstrito ao âmbito de atuação da unidade auditada).
( ) O servidor público deve, a cada etapa da auditoria, divulgar os resultados preliminares da auditoria para a comunidade externa (setor privado).
( ) O servidor público deve centralizar totalmente suas ações, a fim de evitar que outros membros da equipe de auditoria tenham informações sobre o processo que está sendo auditado.
( ) O servidor público não pode se deixar influenciar por fatores estranhos, por preconceitos ou quaisquer outros elementos materiais ou afetivos que interfiram na integridade de sua atuação.
A F - V - V - F.
B F - F - V - V.
C V - V - F - F.
D V - F - F - V.

O Departamento Nacional de Auditoria do SUS destaca a necessidade de mudanças de paradigmas no que diz respeito à percepção do auditor com relação ao SUS.
Com relação a essas diretrizes, analise as sentenças a seguir:
I- Há a integração com outros órgãos das estruturas gestoras do SUS, como estruturas de controle a avaliação, regulação e vigilância em saúde.
II- Centralização total das ações e das tarefas de auditoria no setor de compras da instituição auditada.
III- Garantir ampla divulgação das informações no momento em que forem coletadas pelo auditor, bem como a divulgação dos resultados prévios da auditoria.
IV- Foco na qualidade das ações e serviços e nas pessoas, com ênfase na mensuração do impacto das ações de saúde, na aplicação dos recursos, qualidade de vida e satisfação do usuário.
a) As sentenças II e III estão corretas.
b) As sentenças III e IV estão corretas.
c) As sentenças I e IV estão corretas.
d) As sentenças I e II estão corretas.

Mais conteúdos dessa disciplina