Sob olhares da Lei nº 8.429, de 2 de junho de 1992, que dispõe sobre as sanções aplicáveis aos agentes públicos nos casos de enriquecimento ilícito no exercício de mandato, cargo, emprego ou função na administração pública direta, indireta ou fundacional e dá outras providências, cabe também a cobrança e fiscalização das condutas éticas e morais dos agentes públicos.
Observe o quadro abaixo e relacione a segunda coluna de acordo com a primeira, evidenciando as referências sobre caracterização de Improbidade Administrativa e Lei de Responsabilidade Fiscal:
1. Improbidade Administrativa
( ) Estão sujeitos às penalidades desta lei os atos de improbidade cuja criação ou custeio o erário haja concorrido ou concorra com menos de cinquenta por cento do patrimônio ou da receita anual, limitando-se, nestes casos, a sanção patrimonial à repercussão do ilícito sobre a contribuição dos cofres públicos.
2. Lei de Responsabilidade Fiscal
( ) Pressupõe a ação planejada e transparente, em que se previnem riscos e corrigem desvios capazes de afetar o equilíbrio das contas públicas, mediante o cumprimento de metas de resultados entre receitas e despesas e a obediência a limites e condições no que tange à renúncia de receita, geração de despesas com pessoal, da seguridade social e outras, dívidas consolidada e mobiliária e operações de crédito.
( ) Estão também sujeitos às penalidades desta lei os atos de improbidade praticados contra o patrimônio de entidade que receba subvenção, benefício ou incentivo, fiscal ou creditício, de órgão público.
( ) Pressupõe a ação planejada e transparente, em que se previnem riscos e corrigem desvios capazes de afetar o equilíbrio das contas públicas, mediante o cumprimento de metas de resultados inclusive por antecipação de receita, concessão de garantia e inscrição em Restos a Pagar.
Agora, assinale a opção que apresenta a sequência correta.
Questão 8
Escolha uma opção:
a.
A sequência 1, 1, 2, 2 é a correta.
b.
A sequência 2, 1, 2, 1 é a correta.
c.
A sequência 1, 2, 1, 2 é a correta.
d.
A sequência 2, 1, 1, 2 é a correta.
e.
A sequência 2, 2, 1, 1 é a correta.
Ed
há 23 horas
Vamos analisar as afirmações para identificar a sequência correta entre Improbidade Administrativa e Lei de Responsabilidade Fiscal. 1. Improbidade Administrativa: - ( ) Estão também sujeitos às penalidades desta lei os atos de improbidade praticados contra o patrimônio de entidade que receba subvenção, benefício ou incentivo, fiscal ou creditício, de órgão público. - ( ) Estão sujeitos às penalidades desta lei os atos de improbidade cuja criação ou custeio o erário haja concorrido ou concorra com menos de cinquenta por cento do patrimônio ou da receita anual, limitando-se, nestes casos, a sanção patrimonial à repercussão do ilícito sobre a contribuição dos cofres públicos. 2. Lei de Responsabilidade Fiscal: - ( ) Pressupõe a ação planejada e transparente, em que se previnem riscos e corrigem desvios capazes de afetar o equilíbrio das contas públicas, mediante o cumprimento de metas de resultados entre receitas e despesas e a obediência a limites e condições no que tange à renúncia de receita, geração de despesas com pessoal, da seguridade social e outras, dívidas consolidada e mobiliária e operações de crédito. - ( ) Pressupõe a ação planejada e transparente, em que se previnem riscos e corrigem desvios capazes de afetar o equilíbrio das contas públicas, mediante o cumprimento de metas de resultados inclusive por antecipação de receita, concessão de garantia e inscrição em Restos a Pagar. Agora, vamos relacionar as afirmações: - A primeira afirmação sobre Improbidade Administrativa se refere a atos praticados contra o patrimônio de entidades que recebem benefícios públicos. - A segunda afirmação sobre Improbidade Administrativa se refere a atos cuja criação ou custeio o erário concorreu com menos de cinquenta por cento. - As duas afirmações sobre a Lei de Responsabilidade Fiscal falam sobre a ação planejada e transparente, mas a primeira é mais geral e a segunda menciona aspectos específicos como antecipação de receita. Com isso, a sequência correta é: 1. Improbidade Administrativa - 1 2. Lei de Responsabilidade Fiscal - 2 3. Improbidade Administrativa - 2 4. Lei de Responsabilidade Fiscal - 1 Portanto, a sequência correta é: c) A sequência 1, 2, 1, 2 é a correta.