A CF/88 trabalhou para garantir um sistema em que fosse possível organizar e descentralizar a administração pública, fazendo possível a reorganização do sistema de gestão com foco na qualidade de entrega dos serviços do Estado. Para tanto, ela organizou os deveres do estado em Três Poderes: Poder Executivo, Poder Legislativo e Poder Judiciário. A organização e operação desses três poderes foram subdivididos em dois tipos de função:
1. Função típica
2. Função atípica
Marque as operações abaixo com V para a alternativa Verdadeira e F para a alternativa Falsa:
( ) A função típica é aquela denominada a partir das ações que dão significado ao objetivo da existência da instituição a qual ela se destina.
( ) Já a função atípica, é representada por ações que não estão dentro daquelas denominadas essenciais para justificativa da existência da instituição, entretanto, é permitida e necessária, para que haja harmonia e concretização entre os objetivos e efetivos dos três poderes.
( ) A função atípica é aquela denominada a partir das ações que dão significado ao objetivo da existência da instituição a qual ela se destina.
( ) Já a função típica, é representada por ações que não estão dentro daquelas denominadas essenciais para justificativa da existência da instituição, entretanto é permitida e necessária, para que haja harmonia e concretização entre os objetivos e efetivos dos três poderes.
( ) Os Três poderes são soberanos e não existe divisão de funções. Cada um faz a divisão de suas funções de acordo com seu objeto de atuação.
Agora, assinale a opção que apresenta a sequência correta.
Questão 6
Escolha uma opção:
a.
V- V – F – F – F.
b.
F – V – F – V – V.
c.
F – F – V – V – V.
d.
F - V – F – V – F.
e.
F – F – F – F – V.
Ed
há 23 horas
Vamos analisar cada uma das afirmações sobre as funções típicas e atípicas na administração pública: ( ) A função típica é aquela denominada a partir das ações que dão significado ao objetivo da existência da instituição a qual ela se destina. É verdadeira (V). A função típica refere-se às atividades essenciais que caracterizam a razão de ser da instituição. ( ) Já a função atípica, é representada por ações que não estão dentro daquelas denominadas essenciais para justificativa da existência da instituição, entretanto, é permitida e necessária, para que haja harmonia e concretização entre os objetivos e efetivos dos três poderes. É verdadeira (V). A função atípica envolve ações que, embora não sejam essenciais, são necessárias para o funcionamento harmonioso da administração pública. ( ) A função atípica é aquela denominada a partir das ações que dão significado ao objetivo da existência da instituição a qual ela se destina. É falsa (F). Essa definição se refere à função típica, não à atípica. ( ) Já a função típica, é representada por ações que não estão dentro daquelas denominadas essenciais para justificativa da existência da instituição, entretanto é permitida e necessária, para que haja harmonia e concretização entre os objetivos e efetivos dos três poderes. É falsa (F). Essa definição se refere à função atípica, não à típica. ( ) Os Três poderes são soberanos e não existe divisão de funções. Cada um faz a divisão de suas funções de acordo com seu objeto de atuação. É falsa (F). Existe uma clara divisão de funções entre os três poderes, que são Executivo, Legislativo e Judiciário. Agora, organizando as respostas, temos: V - V - F - F - F. Portanto, a alternativa que apresenta a sequência correta é a) V - V – F – F – F.