Logo Passei Direto
Buscar
A descentralização consiste em um fenômeno de redistribuição de poder; seja a partir de uma simples transferência de execução de dada tarefa ou até uma redistribuição ampla de autoridade de um governo central (como é a União, no Brasil) para um governo subnacional (como os estados e municípios brasileiros).
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a visão sistêmica da segurança pública no Brasil, analise as afirmativas a seguir:
I. Organizações multinacionais, como o PNUD e o BID, vêm atuando no Brasil, incentivando a adoção de boas práticas de integração e visão sistêmica, testadas internacionalmente.
II. A visão sistêmica induz um enfraquecimento da visão de resposta única aos problemas de crimes e violência, a partir do enfraquecimento das polícias geridas pelos estados.
III. A gestão integrada de segurança pública pressupõe um esgotamento das políticas meramente repressivas, refletidas pela atuação das guardas municipais.
IV. A visão sistêmica se contrapõe ao modus operandi repressivo, no que tange ao entendimento da violência como um fenômeno multicausal, que demanda respostas múltiplas.
II e III.
II, III e IV.
I e III.
I, II e IV.
I e IV.
User badge image
Questões para Estudantes

há 4 dias

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 4 dias

Vamos analisar cada afirmativa: I. Organizações multinacionais, como o PNUD e o BID, vêm atuando no Brasil, incentivando a adoção de boas práticas de integração e visão sistêmica, testadas internacionalmente. Verdadeiro, essas organizações realmente promovem boas práticas e a integração na segurança pública. II. A visão sistêmica induz um enfraquecimento da visão de resposta única aos problemas de crimes e violência, a partir do enfraquecimento das polícias geridas pelos estados. Falso, a visão sistêmica não necessariamente enfraquece as polícias, mas busca integrar diferentes abordagens e respostas aos problemas de segurança. III. A gestão integrada de segurança pública pressupõe um esgotamento das políticas meramente repressivas, refletidas pela atuação das guardas municipais. Falso, a gestão integrada não implica necessariamente o esgotamento das políticas repressivas, mas sim a busca por uma abordagem mais ampla e integrada. IV. A visão sistêmica se contrapõe ao modus operandi repressivo, no que tange ao entendimento da violência como um fenômeno multicausal, que demanda respostas múltiplas. Verdadeiro, essa afirmativa está correta, pois a visão sistêmica reconhece a complexidade da violência e a necessidade de múltiplas abordagens. Com base nas análises, as afirmativas verdadeiras são I e IV. Portanto, a alternativa correta que contém todos os itens verdadeiros é: I e IV.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Os dados sobre consumo de drogas ilícitas no Brasil, advindos do III Levantamento Nacional sobre o Uso de Drogas pela População Brasileira feito pela FIOCRUZ em 2017, apontam para uma grande concentração de consumo de ecstasy e de solventes entre jovens de 18 a 24 anos.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o papel da família na prevenção do abuso de drogas, é correto afirmar que a família pode atuar efetivamente a partir do(a):
aumento da carga horária de dever de casa dos jovens, com o objetivo de terem seu tempo ocupado por atividades produtivas.
programas de educação sobre drogas no seio das famílias, a partir do exemplo negativo de pais que fumam.
desenvolvimento da escolaridade dos pais, que impulsionaria suas rendas e reduziria o uso de drogas.
envolvimento e exemplo dos pais em atividades cotidianas, atitudes capazes de moldar a personalidade dos jovens.
aumento das penas para pais de filhos menores de idade que forem pegos em posse de drogas.

Os municípios, hoje, enfrentam um duplo desafio: precisam assumir políticas antes a cargo da União ou, secundariamente, dos estados, tanto para assegurar condições mínimas de bem-estar social às suas populações como para promover o desenvolvimento econômico com base em ações de âmbito local, o que envolve o estabelecimento de um novo tipo de relacionamento com o setor privado.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a gestão integrada de políticas de segurança pública, pode-se afirmar que os GGI-Ms se adéquam à promoção de bem-estar e desenvolvimento local, porque:
dada a segurança dos clientes, os GGI-Ms garantem um aumento de vendas no comércio no município, o que aumenta a arrecadação.
os GGI-Ms permitem que as prefeituras recebam transferências do governo federal, que podem ser empregadas em várias políticas públicas.
os GGI-Ms retiram as políticas de segurança do escopo de atuação da União, dando autonomia para os municípios.
os GGI-Ms permitem que os prefeitos repassem os recursos de custeio das polícias para outras ações de cunho preventivo.
os GGI-Ms reúnem entes públicos e privados para discussão de problemas e respostas a partir de um olhar múltiplo e amplo.

Mais conteúdos dessa disciplina