Logo Passei Direto
Buscar
A integração entre os diferentes poderes que compõem a república é necessária para o bom funcionamento do sistema de justiça criminal e segurança pública, posto que todos os poderes – Legislativo, Executivo e Judiciário – desempenham papéis necessários ao fluxo da justiça.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a gestão integrada de segurança pública, analise as afirmativas a seguir.
I. As casas legislativas (assembleias e câmaras) são responsáveis pelo julgamento de casos de crimes hediondos ocorridos em sua jurisdição, como, por exemplo, homicídios e tráfico de drogas.
II. O sistema prisional, representando o Poder Judiciário, é responsável pela custódia de pessoas privadas de liberdade, com o objetivo de plena execução da pena, aplicando a lei.
III. As polícias militares, geridas pelo Poder Executivo estadual, são responsáveis pela patrulha preventiva e pelo atendimento de ocorrências criminais, que depois são encaminhadas à polícia civil.
IV. A partir da acusação feita por um promotor do Ministério Público, o Poder Judiciário procede ao julgamento do caso, em conformidade com os códigos vigentes, e consequente veredicto.
I e II.
I, II e IV.
III e IV.
I, II e III.
User badge image
Praticando Para o Saber

há 4 dias

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 4 dias

Vamos analisar cada afirmativa: I. As casas legislativas (assembleias e câmaras) são responsáveis pelo julgamento de casos de crimes hediondos ocorridos em sua jurisdição, como, por exemplo, homicídios e tráfico de drogas. Falso. As casas legislativas não julgam casos de crimes; essa função é do Poder Judiciário. II. O sistema prisional, representando o Poder Judiciário, é responsável pela custódia de pessoas privadas de liberdade, com o objetivo de plena execução da pena, aplicando a lei. Verdadeiro. O sistema prisional é parte do Judiciário e tem a função de custódia e execução das penas. III. As polícias militares, geridas pelo Poder Executivo estadual, são responsáveis pela patrulha preventiva e pelo atendimento de ocorrências criminais, que depois são encaminhadas à polícia civil. Verdadeiro. As polícias militares atuam na prevenção e no atendimento de ocorrências, enquanto a polícia civil investiga. IV. A partir da acusação feita por um promotor do Ministério Público, o Poder Judiciário procede ao julgamento do caso, em conformidade com os códigos vigentes, e consequente veredicto. Verdadeiro. O Judiciário julga os casos com base nas acusações do Ministério Público. Agora, vamos ver quais itens são verdadeiros: - II é verdadeiro. - III é verdadeiro. - IV é verdadeiro. - I é falso. Portanto, a alternativa que contém todos os itens verdadeiros é: I, II e III.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Os dados sobre consumo de drogas ilícitas no Brasil, advindos do III Levantamento Nacional sobre o Uso de Drogas pela População Brasileira feito pela FIOCRUZ em 2017, apontam para uma grande concentração de consumo de ecstasy e de solventes entre jovens de 18 a 24 anos.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o papel da família na prevenção do abuso de drogas, é correto afirmar que a família pode atuar efetivamente a partir do(a):
aumento da carga horária de dever de casa dos jovens, com o objetivo de terem seu tempo ocupado por atividades produtivas.
programas de educação sobre drogas no seio das famílias, a partir do exemplo negativo de pais que fumam.
desenvolvimento da escolaridade dos pais, que impulsionaria suas rendas e reduziria o uso de drogas.
envolvimento e exemplo dos pais em atividades cotidianas, atitudes capazes de moldar a personalidade dos jovens.
aumento das penas para pais de filhos menores de idade que forem pegos em posse de drogas.

Os municípios, hoje, enfrentam um duplo desafio: precisam assumir políticas antes a cargo da União ou, secundariamente, dos estados, tanto para assegurar condições mínimas de bem-estar social às suas populações como para promover o desenvolvimento econômico com base em ações de âmbito local, o que envolve o estabelecimento de um novo tipo de relacionamento com o setor privado.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a gestão integrada de políticas de segurança pública, pode-se afirmar que os GGI-Ms se adéquam à promoção de bem-estar e desenvolvimento local, porque:
dada a segurança dos clientes, os GGI-Ms garantem um aumento de vendas no comércio no município, o que aumenta a arrecadação.
os GGI-Ms permitem que as prefeituras recebam transferências do governo federal, que podem ser empregadas em várias políticas públicas.
os GGI-Ms retiram as políticas de segurança do escopo de atuação da União, dando autonomia para os municípios.
os GGI-Ms permitem que os prefeitos repassem os recursos de custeio das polícias para outras ações de cunho preventivo.
os GGI-Ms reúnem entes públicos e privados para discussão de problemas e respostas a partir de um olhar múltiplo e amplo.

Mais conteúdos dessa disciplina