O choque hemorrágico é resultante da diminuição da perfusão tecidual ocasionada por uma hipovolemia absoluta que leva ao desequilíbrio entre a oferta e a demanda de oxigênio e nutrientes destinados ao funcionamento adequado dos órgãos vitais e à manutenção da função celular. Se a condição de hipoperfusão tecidual não for revertida, ocasionará hipóxia e morte celular, que progride para insuficiência circulatória generalizada com disfunção múltipla de órgãos e óbito.
É essencial que o enfermeiro compreenda a fisiopatologia do choque e as manifestações clínicas, pois estas irão nortear os cuidados de Enfermagem necessários para o restabelecimento da perfusão tecidual adequada.
Imagine que você é enfermeiro do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de uma cidade do interior e foi acionado pela Central de Regulação do SAMU para atender à seguinte ocorrência:

Você, como enfermeiro, é acionado para prestar atendimento pré-hospitalar a uma vítima de atropelamento. Com base na situação encontrada na cena responda as questões a seguir:
a) Qual a classificação do choque hemorrágico nesse paciente?
b) Quais intervenções de Enfermagem imediatas devem ser prestadas nesse caso? Justifique as condutas.
Crie uma conta e ajude outras pessoas compartilhando seu conhecimento!