Buscar

CASOS CLÍNICOS - HIPERTENSÃO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE POTIGUAR
ESCOLA DE CIÊNCIAS DA SAÚDE E BEM-ESTAR
FARMACOTERAPIA
PROF. CAIO FERNANDO MARTINS FERREIRA
	Nome completo da dupla/trio:
	Matrículas:
	Data:
	Turma:
FAR6MA
CASOS CLÍNICOS – UNIDADE 1
FARMACOTERAPIA DA HAS
 		ORIENTAÇÕES:
1. ESTE DOCUMENTO É COMPOSTO POR 04 CASOS CLÍNICOS;
2. O PRESENTE TRABALHO DEVERÁ SER RESPONDIDO EM DUPLA ou TRIO. NÃO PODERÁ SER RESPONDIDO INDIVIDUALMENTE;
3. APÓS RESPONDER, UM INTEGRANTE DA DUPLA ou TRIO, DEVERÁ SUBMETER ESTE ARQUIVO, DEVIDAMENTE RESPONDIDO, NO FORMATO: PDF OU DOCUMENTO DO WORD, NA ABA “ATIVIDADES” E ENCONTRAR UMA PASTA “CASOS CLÍNICOS: HAS”;
4. RESPEITE O PRAZO DE SUBMISSÃO/ENTREGA (30/09/2020 às 23:59). O MESMO PODERÁ SER SUBMETIDO ANTES DO PRAZO MÁXIMO ESTABELECIDO PELO PROFESSOR; 
5. EM CASO DE PLÁGIO, A ATIVIDADE DO GRUPO TERÁ A NOTA 0 (ZERO) COMO ATRIBUIÇÃO. LEMBRE-SE, PLÁGIO É CRIME! 
CASO CLÍNICO 1
Eduarda, 40 anos, hipertensa, obesa (IMC=31) durante consulta com seu fisioterapeuta relata que não está se sentindo muito bem hoje. Após verificação da sua PA, é identificado valores de 150/90 mmHg. Ela comenta que sua pressão vem tendo valores próximos ao identificado nos últimos três dias. Questionada sobre possíveis mudanças na rotina como alimentação ou medicação, ela conta que está com uma “gripe danada há 1 semana”, e que há uns 4 dias está fazendo uso do antigripal DECONGEX ® e NEOSORO ®. O que pode estar aumentando a pressão de Eduarda nos últimos dias? Qual a proposta farmacoterapêutica para solucionar este problema? 
	RESPOSTA:
CASO CLÍNICO 2
Alice, 70 anos, tabagista, apresenta história pregressa de dislipidemia, diabetes e DPOC, bem como um AVE que ocorreu a 5 anos. Em consulta com o farmacêutico ela apresenta um resultado médio de PA de 175/100 mmHg e desconforto respiratório. Ela está utilizando para o tratamento da hipertensão apenas o propranolol 80 mg 2xdia. Qual o risco cardiovascular dessa paciente? O que pode estar relacionado ao desconforto respiratório da paciente? Qual a possível medida farmacoterapêutica? 
	 RESPOSTAS:
CASO CLÍNICO 3
João, 55 anos, negro, com diagnóstico de hipertensão arterial, durante o atendimento com o farmacêutico do programa de hipertensão, relata que estar com dificuldades para controlar sua PA, embora esteja fazendo uso do medicamento de lisinopril 5 mg 12/12h corretamente. Qual a possível explicação, e quais seriam as alternativas terapêuticas mais adequadas para o caso?
	RESPOSTAS:
CASO CLÍNICO 4
Durante a consulta com seu farmacêutica, dona Margarida (75 anos, com história pregressa de hipertensão e infarto do miocárdio [há 6 ano], com implante de stent) relata que está com tosse seca há algum tempo (não soube estimar exatamente, mas acredita que faz mais de 1 mês). Nega tabagismo, presença de sintomas associados ou história de alergia. Ela faz uso da seguinte farmacoterapia: enalapril 20 mg 12/12h, carvedilol 12,5 mg 12/12h, AAS 100 mg 1xdia (após almoço) e rosuvastatina 10 mg 1xdia. A paciente apresenta uma boa adesão ao tratamento. PA média na consulta: 128/78 mmHg. Em relação ao caso descrito, indique a hipótese mais plausível para a tosse, e qual a conduta apropriada?
	RESPOSTAS:
Página 2 de 2

Continue navegando