Logo Passei Direto
Buscar

Química

Outros
Cardiologistas costumam recomendar a redução no consumo de “sal de cozinha” para pessoas hipertensas porque ele é a principal fonte de íons sódio da alimentação.
Tendo como referência o texto acima, assinale a alternativa correta.
a) A configuração eletrônica de um átomo de sódio no estado fundamental é igual à de um átomo de potássio, uma vez que ambos possuem o mesmo número de elétrons no terceiro nível de energia.
b) Átomos eletricamente neutros de sódio e potássio, ao perderem um elétron de suas respectivas camadas de valência, originam respectivamente íons Na+ e K+ que são isoeletrônicos.
c) A configuração eletrônica de um átomo de cálcio no estado fundamental pode ser representada de maneira simplificada por [Kr]4s2.
d) O elétron mais afastado do núcleo de um átomo de potássio no estado fundamental apresenta número quântico principal igual a quatro e número quântico secundário igual a zero.
e) Átomos eletricamente neutros de cálcio são menores do que os respectivos íons Ca2+, uma vez que o número de prótons nessas espécies difere de duas unidades.
User badge image
Desvendando com Questões

há 2 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas para encontrar a correta: a) A configuração eletrônica de um átomo de sódio no estado fundamental é igual à de um átomo de potássio, uma vez que ambos possuem o mesmo número de elétrons no terceiro nível de energia. Incorreta. O sódio (Na) tem a configuração eletrônica 1s² 2s² 2p⁶ 3s¹, enquanto o potássio (K) tem 1s² 2s² 2p⁶ 3s² 3p⁶ 4s¹. Eles não têm a mesma configuração. b) Átomos eletricamente neutros de sódio e potássio, ao perderem um elétron de suas respectivas camadas de valência, originam respectivamente íons Na+ e K+ que são isoeletrônicos. Correta. O íon Na+ tem a configuração eletrônica igual à do neônio (Ne), e o íon K+ também se torna isoeletrônico com o neônio após perder um elétron. c) A configuração eletrônica de um átomo de cálcio no estado fundamental pode ser representada de maneira simplificada por [Kr]4s². Incorreta. A configuração correta do cálcio (Ca) é [Ar] 4s², não [Kr]. d) O elétron mais afastado do núcleo de um átomo de potássio no estado fundamental apresenta número quântico principal igual a quatro e número quântico secundário igual a zero. Incorreta. O número quântico principal do elétron mais afastado (4s¹) é 4, mas o número quântico secundário (l) para s é 0, então essa parte está correta, mas a afirmação não é precisa. e) Átomos eletricamente neutros de cálcio são menores do que os respectivos íons Ca2+, uma vez que o número de prótons nessas espécies difere de duas unidades. Incorreta. Na verdade, os íons Ca²⁺ são menores do que os átomos de cálcio neutros, pois a perda de elétrons resulta em uma diminuição do tamanho atômico. Portanto, a alternativa correta é: b) Átomos eletricamente neutros de sódio e potássio, ao perderem um elétron de suas respectivas camadas de valência, originam respectivamente íons Na+ e K+ que são isoeletrônicos.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A respeito do modelo atômico de Bohr, assinale a alternativa correta:
a) Os átomos são, na verdade, grandes espaços vazios constituídos por duas regiões distintas: uma com núcleo pequeno, positivo e denso e outra com elétrons se movimentando ao redor do núcleo.
b) Os elétrons que circundam o núcleo atômico possuem energia quantizada, podendo assumir quaisquer valores.
c) É considerado o modelo atômico vigente e o mais aceito pela comunidade científica.
d) Os saltos quânticos decorrentes da interação fóton-núcleo são previstos nesta teoria, explicando a emissão de cores quando certos íons metálicos são postos em uma chama (excitação térmica).
e) Os átomos são estruturas compostas por um núcleo pequeno e carregado positivamente, cercado por elétrons girando em órbitas circulares.

A energia necessária para que seja formado um íon pela remoção de elétrons é denominada energia de ionização (E.I.).
De acordo com os dados apresentados, conclui-se que, para o átomo de cálcio,
a) os níveis de energia variam de forma descontínua.
b) a energia de ionização aumenta à medida que aumenta a distância do núcleo.
c) a remoção do segundo elétron aumenta o número de níveis energéticos.
d) a energia de ionização aumenta em proporção constante.
e) a remoção do elétron mais afastado do núcleo demanda maior energia.

Mais conteúdos dessa disciplina