Logo Passei Direto
Buscar
Após observarmos que Canudos foi basicamente o grito dos excluídos que vinham muito mais além do governo vigente, sobrou para Prudente de Moraes controlar esse local ameaçador para república recém-formada, além de agradar e acalmar os ânimos do coronelismo local. Garantindo apoio na região para seu projeto de poder. Assim, podemos apontar um total de quatro expedições militares para destruir Canudos.
Após realizar a leitura acima, analise as sentenças abaixo: I- O primeiro conflito ocorreu quando os sertanejos estavam no aguardo de uma madeira comprada em Juazeiro do Norte para construção de uma nova igreja em Canudos. Após a não entrega da mercadoria, Antônio Conselheiro decidiu ir até a madeireira cobrar sua mercadoria. Rapidamente, os coronéis espalharam a notícia de que os sertanejos iriam destruir toda a cidade. Então o pânico foi instaurado e ficaram no aguardo do profeta e seus sertanejos. II- A terceira expedição foi quando Prudente de Morais enviou seu general mais conhecido, Antônio Moreira Cézar, apelidado de “o corta cabeças”, que no auge de sua arrogância pediu para que seus soldados tomassem Canudos na base das “baionetas”. III- A vitória das tropas do Governo sobre os sertanejos representou tanto a ação melancólica do Exército bem-equipado — que dizimou milhares de sertanejos miseráveis e acantonados em uma fazenda abandonada que não demonstravam nenhuma intenção conspiratória contra o regime republicano. Assinale a alternativa que contenha toda (s) a (s) sentença (s) correta (s):
a. A sentença I é a única correta.
b. As sentenças I, e II estão corretas.
c. As sentenças II e III estão corretas.
d. As sentenças I, II e III estão corretas.
e. A sentença III é a única correta.
User badge image
Discussões sobre Educação Inclusiva

há 19 horas

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 19 horas

Vamos analisar cada uma das sentenças: I- O primeiro conflito ocorreu quando os sertanejos estavam no aguardo de uma madeira comprada em Juazeiro do Norte para construção de uma nova igreja em Canudos. Após a não entrega da mercadoria, Antônio Conselheiro decidiu ir até a madeireira cobrar sua mercadoria. Rapidamente, os coronéis espalharam a notícia de que os sertanejos iriam destruir toda a cidade. Então o pânico foi instaurado e ficaram no aguardo do profeta e seus sertanejos. Essa sentença é verdadeira, pois descreve corretamente o contexto inicial do conflito em Canudos. II- A terceira expedição foi quando Prudente de Morais enviou seu general mais conhecido, Antônio Moreira Cézar, apelidado de “o corta cabeças”, que no auge de sua arrogância pediu para que seus soldados tomassem Canudos na base das “baionetas”. Essa sentença também é verdadeira, pois reflete a abordagem agressiva adotada por Moreira Cézar durante a expedição. III- A vitória das tropas do Governo sobre os sertanejos representou tanto a ação melancólica do Exército bem-equipado — que dizimou milhares de sertanejos miseráveis e acantonados em uma fazenda abandonada que não demonstravam nenhuma intenção conspiratória contra o regime republicano. Essa sentença é verdadeira, pois retrata a brutalidade da ação militar e a situação dos sertanejos. Diante da análise, todas as sentenças I, II e III estão corretas. Portanto, a alternativa correta é: d. As sentenças I, II e III estão corretas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Podemos destacar que apesar da aprovação da primeira Constituição republicana ocorrer em 1891, o liberalismo já havia sido difundido pelo Império em quase todo território brasileiro, como na Lei de Terras de 1850 e na Lei de Sociedades Anônimas de 1882. Por fim, o Liberalismo é uma corrente filosófica que defende teoricamente a liberdade do indivíduo e acredita que a limitação do poder do Estado é a melhor solução. Tendo em vista esse princípio, nesse contexto surge a ideia de que:
Assinale a alternativa correta que completa o texto sobre o Liberalismo:
a. Todos os seres são iguais perante a lei, isso porque para os liberalistas o Estado deveria agir apenas como um observador, ou seja, o papel do Estado é de observar os direitos dos cidadãos através das leis.
b. Todos os seres são distintos perante a lei, isso porque para os liberalistas o Estado deveria agir com a liberdade econômica, ou seja, o papel do Estado é observar e controlar a economia se interferir nos direitos dos cidadãos.
c. Todos os seres são iguais perante a lei, isso porque para os liberalistas o Estado deveria agir apenas como um juiz, ou seja, o papel do Estado é de garantir os direitos dos cidadãos através das leis.
d. Todos os seres não são iguais perante a lei, isso porque para os liberalistas o Estado deveria agir apenas como um conciliador, ou seja, o papel do Estado é de promover o entendimento entre os direitos dos cidadãos e seus desejos.
e. Todos os seres são iguais perante a lei, isso porque para os liberalistas o Estado deveria agir como um carrasco, ou seja, o papel do Estado é de praticar a lei baseada no talião, olho por olho, dente por dente.

Em meio ao conflito mundial da Grande Guerra, Wenceslau Brás enfrentou a "Grande greve de 1917". Vale ressaltar que o nosso país já possuía muitos trabalhadores "operários" nas grandes cidades, os oriundos do campo para cidade e, principalmente, operários imigrantes que traziam consigo uma consciência de classe e de luta por direitos. Muitos deles trouxeram sua essência e ideologias, sobre essas ideologias podemos dizer que: # Assinale a resposta correta:
a. No Brasil, refletindo a formação de uma classe operária, ideias capitalistas e socialistas penetravam nessa parcela da sociedade por meio da concentração política realizada por trabalhadores.
b. No Brasil, refletindo a formação de uma classe proletária, ideias de Comte e Weber penetravam nessa parcela da sociedade por meio da irreflexão política realizada por trabalhadores com grau maior de instrução, quase todos imigrantes italianos.
c. No Brasil, refletindo a formação de uma classe operária, ideias anarquistas e socialistas penetravam nessa parcela da sociedade por meio da conscientização política realizada por trabalhadores com grau maior de instrução, quase todos imigrantes italianos.
d. No Brasil, refletindo a formação de uma classe operária, ideias capitalistas de Adam Smith penetravam nessa parcela da sociedade por meio da ignorância política realizada por trabalhadores.
e. No Brasil, refletindo a formação de uma classe operária, ideias anabatistas e calvinistas penetravam nessa parcela da sociedade por meio da conscientização política realizada por trabalhadores com grau maior de instrução, quase todos imigrantes franceses.

Nós vimos na primeira Unidade que a Colonização foi um processo histórico que ceifou muitas vidas – sobretudo indígenas e africanas. Trata-se de um dos capítulos mais violentos de nossa história nacional. Considerando as especificidades do processo de colonização no Brasil, analise as sentenças:
I. Para compreender o processo da colonização do território e da população brasileira, basta considerar o momento da chegada dos portugueses às praias da Bahia. II. Para compreender o processo da colonização do território e da população brasileira a partir da chegada dos portugueses às praias da Bahia, é necessário considerar as condições que tornaram possível a realização desse enorme empreendimento. III. Para compreender o processo da colonização do território e da população brasileira, é importante compreender as origens históricas de certas particularidades desse processo colonial em relação aos outros. Assinale a alternativa correta:
a. Apenas I e III estão corretas
b. Apenas II e III estão corretas
c. Apenas I e II estão corretas
d. Apenas II está correta
e. Apenas I está correta

Mais conteúdos dessa disciplina